Arrependimento sim, remorso não

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento...
Lucas 3. 8


É bem comum ouvir pessoas  dizendo que estão arrependidas, choram  profundamente, ficam triste e até abatidas, mas não produzem frutos dignos de arrependimento e com passar do tempo acabam cometendo o mesmo erro, isto acontece porque confundem arrependimento com remorso.
 O remorso é um sentimento de culpa pelo que se fez de errado, é algo momentâneo e não gera mudança de atitude, mudança interior, já o arrependimento leva a mudança, pois temos a consciência que erramos e decidimos abandonar a prática mudando nossa conduta.

 A bíblia mostra a diferença entre arrependimento e remorso. No livro de Lucas 19 vemos Zaqueu, ele que após ter um encontro com Jesus mostrasse arrependido e decide abandonar os velhos hábitos mudar sua conduta  e como prova diz que restituirá a todos que tivesse defraudado, já em Mateus 27.3 vemos Judas, ele traiu Jesus por 30 moedas de prata, teve consciência do erro, mas ao invés de pedir perdão a Deus e a partir daquele instante mudar sua conduta, não, ele vai cheio de remorso em busca dos anciãos e sacerdotes tentando consertar seu erro, mas estes o desprezam e oprimido pelo sentimento de culpa vai e se enforca. Judas errou quando traiu Jesus e errou outra vez quando não buscou o perdão de Deus.

E assim como Judas também erramos, mas diferente dele devemos buscar a misericórdia de Deus, pois, a palavra diz “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” – (I Jo1.9).

Judas escolheu o erro, já Zaqueu escolheu conserto, e assim como Zaqueu devemos procurar o caminho do arrependimento, pois nunca é tarde para se consertar com Deus mudar nossa conduta e com Ele começar uma nova vida. 




2 comentários:

  1. É VERDADE O ARREPENDIMENTO GERA VIDA E O REMORSO A MORTE. PEDRO NEGOU JESUS E LOGO SE ARRENDEU
    E CONSERTOU-SE COM DEUS E POR SUA VEZ JUDA SENTIU REMORSO AO TRAIR JESUS CORREU E SE MATOU. O REMORSO NÃO MUDA O NOSSO CARÁTER APENAS MASCARA, NOS LEVANDO AO SUICÍDIO ESPERITUAL E TAMBÉM FÍSICO.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo anônimo
    Gostei do que disse "A falta de arrependimento nos leva a suicídio espiritual"
    Bela visão e sabias palavras.

    Abraços pra vc

    ResponderExcluir