Guarde bem o seu tesouro

Ezequias se agradou dos mensageiros e lhe mostrou toda a casa do seu tesouro,
a prata, o ouro, as especiarias, os óleos finos, o seu arsenal e tudo quanto se
achava nos seus tesouros, nenhuma coisa houve, nem em sua casa,
nem em todo o seu domínio que Ezequias não lhe mostrasse.
II Reis 20.13


O que muito abre os lábios a si mesmo se arruína¹ assim diz e palavra e foi exatamente isto que aconteceu com o rei Ezequias. A bíblia fala que ele falou demais e a sua descendência pagou bem caro por isto.
O rei Ezequias adoeceu e a noticia de sua doença espalhou até chegar a um reino distante,a Babilônia. O rei da Babilônia ao saber do estado de saúde de Ezequias enviou mensageiros com carta e presentes como gesto de solidariedade.
Chegando os mensageiros até o rei Ezequias este recebeu com muito agrado e por inocência ou vaidade o rei Ezequias mostrou a estes estranhos tudo que tinha em seu reino, todo seu tesouro, suas riquezas, seu arsenal, não houve coisa alguma que Ezequias não tenha mostrado. Mas este ato de Ezequias não passou em desapercebidos aos olhos do Senhor e o Senhor Deus enviou o profeta Isaías até ele com recado dizendo que haveria dia em que tudo quanto há em tua casa seria levado para Babilônia e até seus filhos seriam eunucos no reino da babilônia. O tempo passou e a promessa do Senhor se cumpriu e no reinado de Joaquim filho de Ezequias Nabucodonosor rei da Babilônia veio contra ele e levou tudo quanto ele tinha para a Babilônia.

Todos nós temos nossos tesouros, nossas riquezas e nem sempre estas riquezas se referem a dinheiro ou bens materiais, mas há coisa em nossas vidas como princípios, caráter, família, nossa vida com Deus são muito mais valiosas que o ouro e a prata e são estas riquezas que devemos guardar com toda segurança.
A bíblia nos fala que o ladrão² (diabo) veio roubar, matar e destruir e é por isto que devemos ser prudentes e jamais expor a nossa vida, abrir nosso coração a nossa intimidade para qualquer  pessoa, pois se assim fizermos estamos correndo grande risco de ter nossa intimidade invadida, nosso coração ferido, nossa vida destruída, pois nem todos são dignos de confiança e muitas vezes o inimigo usará destas pessoas para nos atingir.
 Temos que ser simples como a pomba³, mas prudentes como a serpente, em outras palavras, devemos confiar desconfiando, nos preservar, nos resguardar, pois só há Um no qual podemos confiar plenamente e a Ele devemos desnudar a nossa alma, contar todos os nossos segredos abrir o nosso coração este é o Senhor Jesus.

Aprendemos com a vida do rei Ezequias que devemos preservar aquilo que temos de maior valor, por isso, não fale demais, não mostre seu tesouro.Afinal, o silêncio é um amigo que nunca trai!








___________________
¹ provérbio 13.3
² João 10.10
³mateus 10.16




3 comentários:

  1. Ai daquele que fala demais!
    Calar é ouro.
    O livro de provérbios nos adverte muito sobre esse assunto.
    Fantástico vc usar a situação do rei Ezequias para nos advertir sobre os cuidados que devemos ter ao falar da nossa vida,nossas intimidades com quem não foi direcionado pelo Senhor.
    Certamente podemos contar tudo para o Senhor,mas se queremos compartilhar algo da nossa vida com alguém,esse deverá ser a quem o próprio Deus mostrar.
    É só pedir,pois Ele tem cuidado de nós.
    A Bíblia fala dos companheiros espirituais e somente com eles que devemos nos abrir e expor nossos assuntos.

    Amei!
    Graça e paz!
    Deus seja contigo e te dê muita paz,saúde e alegria.

    ResponderExcluir
  2. Preciosa,Irene,por favor,divulgue seu blog.
    Infelizmente o Senhor não me deu o dom de escrever assim,como vc,a Celina, a Marlinda,a Vanderleia,a Nal e outros que eu admiro,por isso encorajo vc a divulgá-lo,menina.
    Se eu escrevesse assim,como vcs buscaria meios para que outros viessem a conhecer mais meu trabalho...que no Senhor não é vão.

    ResponderExcluir
  3. Olá riqueza

    Obrigada pelas palavras, fiquei feliz em saber que gostou da mensagem e que ela tenha falado ao seu coração.
    Eu procurarei divulgar mais o blog, pois concordo com vc q em Deus nada é em vão e desejo q mais pessoas possam ser alcançadas e de alguma forma edificada.

    Bjo
    Irene

    ResponderExcluir