Três passos


Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão,
e o povo colherá diariamente a porção para cada dia.
Êxodo 16.4


Porque às vezes somos tão ingratos. Porque às vezes tiramos nossos olhos dos tesouros espirituais e eternos e ansiamos desesperadamente por coisas passageiras. Porque quase sempre queremos muitos mais do realmente precisamos.

Para caminhar com Deus é preciso andar sempre em três passos, renuncia, confiança, perseverança. Entender que não devo mais querer o meu querer, mas sim a vontade dEle. Confiar que tudo sempre será  para o bem que Ele sempre quer e fará o melhor para mim. Não desistir em meios às dificuldades, mas nos manter firme no caminho olhando sempre para Ele, pois caminhando assim a jornada fica leve e chegaremos no meu alvo, o céu, a eternidade com meu Deus.

Deus escolheu para si seu povo e do Egito ouviu o seu clamor e como um Deus de Amor atendeu o  clamor do seu povo enviando o libertado, o socorro que era Moisés para tirá-los do Egito e conduzi-los a terra que mana leite e mel, mas para chegar nesta terra era preciso caminhar com três passos, renuncia, obedecendo e cumprindo a vontade de Deus, confiando, pois Deus sempre faria o melhor e perseverando não murmurar, nem pensando em  voltar atrás diante das lutas que houvesse no caminho.

Um povo que estava aparentemente caminhando com Deus, mas seus passos não estavam alinhados nos três passos de fé, pois  Deus ouviu e com mão forte libertou e agora livre o povo iriam desfrutar das bênçãos que Deus tinha reservado para eles, mas assim que atravessaram o mar chegando em Mara murmuraram e depois  mais a frente com fome  no deserto  murmuraram mais um vez.
O povo era rebelde e com conhecimento e relacionamento raso com Deus, pois na dificuldade temeram não confiaram em Deus nãos se lembraram dos sinais que Deus já havia feito no meio deles  e  murmuraram dizendo que antes tivéssemos ficado no Egito junto às panelas de carnes, achavam que iriam morrer de fome, acharam que Deus iria deixa-los a mercê da própria sorte, não andavam o passo da confiança, não confiaram plenamente no cuidado do Deus Pai que nada deixaria faltar e Deus mais uma vez por amar seu povo se manifesta e diz a Moisés que comunique ao povo que nada iria faltar, pois a cada dia Ele do céu enviaria pão e assim o fez .

Através da vida deste povo aprendemos que Deus conhece nossos sonhos e anseios, Ele sabe tudo ao nosso respeito sabe aquilo que queremos e daquilo que precisamos,
Portanto aquietemos nosso coração, Deus vai nos surpreender, nossos olhos verão coisas que  jamais imaginaríamos, pois do céu, do improvável o Senhor  fará vir o nosso maná (aquilo que precisamos).

Confiemos no Senhor, pois Ele é um Deus Pai que cuida de nós e nos ajuda na caminhada. Se esta difícil caminhar nos três passos peça ajuda ao Senhor e Ele nos socorrerá e fará nossos pés firmes, essa é a promessa creia nela.



















Deus se lembrará de nós


Lembrou-se Deus de Noé e de todos os animais...
Gênesis 8.1


Há dias triste que parece não ter fim, há lutas que parecem invencíveis. Mas  há uma promessa sobre nós que diz que a alegria virá pela manhã e que um bom futuro está preparado para nós  Deus tem o controle de tudo em suas mãos e Ele se lembrará de nós e colocará fim em nossa dor.

Noé achou graça diante de Deus e ele com sua família foram poupados da grande destruição que viria sobre toda a terra.
Deus mandou Noé construir uma arca e determinou que um par de cada de animal que viviam sobre a terra entrasse na arca junto com ele e sua família e assim foi feito Noé  seus familiares e todos os animais entraram na arca e o Senhor fechou a porta e fez  vir o dilúvio sobre a terra, foram quarenta dias, dias de grande apreensão para Noé e sua família afinal enfrentar um dilúvio mesmo dentro da arca não foi nada fácil, a força das águas, barulho da chuva e o vento deve ter sido algo assustador, mas apesar do provável  medo e incerteza  que Noé  podia ter ele cria em Deus e confiava e sabia que nada de pior aconteceria e que o Bom Deus  se lembraria dele e assim foi depois de cento e cinquenta dias  em que as águas predominavam sobre a terra, Deus se lembrou de Noé e sua família e fez soprar um vento sobre toda a terra as águas se baixaram, fechou-se as fontes do abismo e também as comporta dos céus  e a chuva cessou.

O que seria de Noé e seus familiares e os animais se Deus não tivesse se lembrados deles e agido em seu favor. Deus é bom e Ele não deixa que os seus pereçam. Noé e sua família saíram da arca para um novo tempo, um tempo de bênção e paz estava preparado para ele.

Como Noé às vezes estamos vivendo em meio ao “dilúvio” períodos difíceis, conflituosos  que parecem não ter fim e nos deixam com medo sem saber o que nos aguarda pela frente.

Mas como o Senhor se lembrou de Noé e colocou fim em todo dilúvio Ele também se lembrará de nós e colocará fim em nossas lutas só precisamos estar na arca, ou seja, viver em Sua presença e deixa Deus ser Deus em nossa vida confiar como Noé que no tempo certo Deus agirá em nosso favor.

Deus é o mesmo ontem, hoje, e será o Mesmo sempre, por isso não desanime e nem tema diante dos dilúvio da vida, mas perseveremos em seguir ao Senhor confiemos nEle e veremos a bondade dEle sobre nós.

Quando Deus olhar para mim



... Procura por Saulo, apelidado Tarso; pois ele está orando.
Atos 9-11



Se há alguém que nos conhece esse alguém e Deus. Nada escapa ao seu olhar, nossos mais íntimos pensamentos e o mais profundo sentimento não lhe são ocultos tudo Ele sabe de nós.

O apostolo Paulo estava a caminho de Damasco em suas mãos cartas que lhe davam autoridade para matar homens e mulheres, matar todo aquele que pregasse Jesus. Paulo seguia viagem determinado  em cumprir seus objetivos, mas o que Paulo não contava era que no caminho quando estava já chegando em Damasco  o Senhor o  visitou, uma luz do céu brilhou em seu redor e caindo ao chão Paulo ouve a voz do Senhor lhe dizendo: Saulo, Saulo, por que me persegues?
Paulo estava ao chão sem entender o que estava acontecendo de quem era a voz que lhe falava e então o Senhor Jesus se revelou a ele e ordenou que ele se levanta-se e entrasse na cidade e aguardasse instruções do que havia de fazer.
Paulo se levanta e abre seus olhos, mas nada vê, estava cego, e guiado pelas mãos de seus amigos de viagem é conduzido à cidade de Damasco e por três dias permaneceu cego e durante esses dias Paulo nada comeu e nem bebeu.
Paulo poderia ter murmurado reclamado por que Deus lhe permitiu tamanho mal, mas Paulo era um homem de fé e não deixou contaminar seu coração, mas permaneceu fiel a Deus em jejum e orações e foi assim que  os olhos do Senhor encontrou Paulo orando e envia o socorro a ele e Paulo volta a enxergar.

Quem você é quando ninguém (só Deus) lhe vê?
Que postura você assume diante das lutas, problemas e adversidades?
Um murmurador?
Ou um guerreiro de oração?

A vida de Paulo nos encoraja a sermos um guerreiro de oração a não se deixa esmorecer, mas mesmo diante de lutas e situações difíceis manter a fé e a confiança em Deus  e esperar o seu socorro, pois por certo que seremos socorrido.

Os olhos do Senhor passam por sob a terra e quando Ele nos olhar que nos encontre sempre em sua presença.


Maior do que tudo

Eliseu cortou um pau, e lançou-o ali, e fez flutuar o ferro, e disse: Levanta-o.
Estendeu ele a mão e o tomou.
2 reis 6.6-7


O que é um milagre para o Deus de milagres. O que é o impossível  para o Deus do impossível. Não há nada maior e mais poderoso do que Deus só Ele faz o que ninguém pode fazer.
  
Eliseu era um grande homem de Deus e tinha ao seu lado homens tementes que o seguiam e eram seus discípulos. O lugar onde estes homens habitavam estava pequeno e então eles decidem construir algo maior e para isso era necessário ir até o Jordão para cortar madeiras para a construção e eles convidam Eliseu para ir com eles nessa empreitada e Eliseu de bom grado decide acompanha-los.
 O trabalho seguia à todo vapor até que um dos discípulos que estava derrubando um tronco sem querer derrubou o machado dentro da água e ao ver o que tinha feito ele se desesperou e gritou pelo profeta, pois o machado não era dele era emprestado e sem machado como continuariam a cortar madeira para construção.
Eliseu prontamente atendeu ao grito de socorro de seu discípulo e logo perguntou onde havia caído o machado ao ver o local Eliseu corta um pau e joga exatamente aonde o machado caiu e o milagre acontece o machado flutuou e discípulo recuperando aquilo que aparentemente estava perdido e assim Eliseu nos mostra que Deus faz o improvável o impossível ao olhos humanos acontecer.

Como o discípulo de Eliseu vivemos situações difíceis e muitas vezes nos deparamos com problemas que para nós mero mortais são insolúveis, mas o que é difícil, impossível para o homem não é para Deus porque Deus é maior que qualquer problema.

Com o discípulo de Eliseu aprendemos que podemos gritar (clamar/ orar) por socorro certos de que seremos ouvidos e atendidos em nossa súplica, pois maior o que nossos problemas é Deus e como Eliseu foi para seu discípulo Deus  é para conosco, um Deus presente pronto em nos ajudar basta  tê-lo por perto,  tê-lo  em  nossa vida.

O Senhor é bom, Ele é socorro presente e nenhum bem sonegará aos seus, por isso, clame, “grite”, espere, confie nEle!

Permaneço nEle


Mas o sangue de qualquer que estiver contigo em casa
 cairá sobre nossa cabeça, se alguém ele puser mão.
 Josué 2.19


Chuvas forte tempestades, calor escaldante, frio rigorosíssimo, doenças e peste, perigos de toda sorte assim é o nosso mundo e muitos são alcançados por todas essas coisas, mas há uma promessa para nós que diz que nenhum mal chegará em nossa tenda, pois Deus nos guarda em todos os nossos caminhos e que se lembrará daquele que conhece o seu nome.

Josué mandou dois homens a cidade de Jericó com a missão de espiar a terra e ver tudo quanto nela tinha, seu exército, seus pontos fortes e fracos e após isso voltar e relatar tudo o que tinham visto. Os homens obedeceram e chegaram até Jericó e logo foi sabido pelo rei da presença deles e então o  rei enviou soldados para capturarem os homens .
Na cidade havia uma mulher prostituta chamada Raabe e foi em sua casa que os homens de Deus entraram  Raabe já tinha ouvido falar do Deus de Israel e tamanho do seu poder e então ela decidi não entregar aos soldados os homens de Deus e esconde eles em seguranças no telhado de sua casa e com eles faz uma aliança dizendo que quando viessem contra Jericó ela e sua família seriam poupados, mas tinha uma condição ela teria que amarrar um cordão de escarlata em sua janela e o mais importante é que ela e toda sua família deveriam ficar dentro de casa e em hipótese nenhum sair, pois se assim não fizessem  a aliança seria quebrada e ela não seriam mais obrigados a poupar a vida de todos Raabe obedeceu à risca a ordem dos homens de Deus e tanto ela quanto seus pais e irmãos e tudo quanto possuía foi preservado.

Raabe foi alcançada por Deus abençoada em sua vida sentimental familiar, pois os seus amados estavam todos bem e com saúde, foi abençoada financeiramente, pois a ordem era não pegar os despojos de Jericó, mas o Senhor permitiu que Raabe  ficasse com tudo quanto possuía.

Pode o mundo lá fora cair, todo tipo de mal acontecer, mas a bondade e misericórdia de Deus é infinita. Através da vida de Raabe  aprendo que só serei salva se estiver dentro de casa, ou seja, se estiver no Senhor se fizer Dele a minha habitação o Senhor é o Abrigo Seguro,  Rocha Inabalável e só nEle encontraremos salvação, por isso, permaneça nEle e em Seu infinito amor.

Creia na bondade de Deus

 Então ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.
João 2.5



Como você reagiria se ao pedir algo a Deus Ele lhe dissesse que ainda não é momento, que não atenderia seu pedido. Diante disto você se conformaria e aceitaria o “não” desistindo do seu milagre ou manteria a fé em seu coração e perseveraria em fé na certeza de que Deus cedo ou tarde agirá e concederá o pedido.

Jesus foi convidado para um casamento na cidade de Caná da Galiléia e junto com seus familiares e discípulos seguiram para a festa. Tudo seguia normalmente todos felizes a comemorar até que o vinho acabou e então Maria mãe de Jesus vai até Ele e intercede a favor dos noivos dizendo que o vinho havia acabado. Jesus ouviu atentamente sua mãe  e então respondeu  que sua hora não era chegada  em outras palavras que não iria agir nesta situação, naquela hora.
Maria não  se deixou abater pelo “não” de Jesus, pois ela  tinha a certeza em seu coração de que Jesus agiria em favor dos noivos e cheia de fé com a certeza da vitoria ela diz aos serventes para obedecer e fazer tudo o que Jesus lhe disseste e  sua atitude de fé fez com que Jesus agisse em seu favor dos noivos  Ele então pede para os serventes que enchessem  as talhas com água e tirasse um pouco  e levasse mestre- sala para provar e assim o fizeram e o milagre aconteceu a água foi transformada em vinho e vinho da melhor qualidade.

Maria creu mesmo quando a resposta não foi aquilo que ela esperava, pois ao falar para Jesus da situação dos noivos ela talvez esperasse que Ele agisse naquele instante e que imediatamente falasse ao serventes e resolvesse o problema, mas não foi assim que aconteceu, a resposta não foi animadora, mas ainda assim ela continuou a crer, pois em seu coração ela tinha a certeza de que cedo ou tarde Jesus agiria e firmada nessa certeza que ela falou aos servente fazei tudo o que ele pedir, pois no seu coração ela sabia que Jesus iria agir.

É esta mesma fé, esta certeza que devemos ter em nosso coração, de que Deus é bom  e que não nos deixará sem resposta.
Como  Maria não devemos desistir, mas manter a fé crendo que Deus  ouve nossos pedidos, orações e que agirá em nosso favor.
Deus é bom e sua Bondade é para sempre e nenhum bem sonega aos seus.

















Desperte sua fé



Quantas vezes nos vemos abatidos diante dos problemas que surgem em nossa vida e quando isso acontece acabamos muitas vezes “adormecendo” na fé deixando de buscar rapidamente o socorro em Deus, de buscar  nEle aquilo que nos é de direito, aquilo que Ele já liberou para nós.Mas não podemos permitir que estas situações venham nos paralisar, aceitar as derrotas, nos dar por vencidos, mas ao contrário, temos que nos levantar e em Deus lutar, pois se em nome Dele lutamos nEle venceremos.

Um servo muito querido ficou gravemente doente quase a morte e o seu senhor entristecido seu estado decide lutar em seu favor.
A fama de Jesus era grande seus feitos e milagres era de todos conhecido e o centurião despertou sua fé  decidiu buscar a Jesus em favor do seu servo, ele então pede aos anciões judeus que fossem até Jesus e pedisse a Ele para que curasse seu servo. Estes homens clamaram em favor do servo e do centurião dizendo a Jesus tudo quanto este homem havia feito de bom para o povo e Jesus atende ao pedido e segue rumo à casa do centurião.
No caminho Jesus é surpreendido por um amigo do centurião que lhe trazia um recado dizendo que não era preciso Jesus ir até lá, pois o centurião não era digno de recebê-lo em sua casa, mas que mandasse uma palavra e o seu servo ficaria curado. Jesus se admirou da fé deste homem e concedeu o que ele pedia, o servo ficou totalmente curado.

A vida deste centurião nos ensina que não podemos ficar alheio, dormindo em fé diante das situações que estão “gravemente feridas” em nossas vidas e necessitam da intervenção divina.

Mas sim nos despertar e nos levantar em Deus e agir,  ordenando em nome de Jesus que o mal saia, que a cura aconteça, que vento cesse.Seja qual for a situação em nossa vida que esteja “gravemente doente, a morte” em Jesus há vitória, tudo Ele já fez por nós, tudo Ele nos concedeu.

É tempo de despertar nossa fé e clamar ao Senhor e Ele prontamente nos ouvirá. Está é a promessa e ela não falhará, confiemos nEle.



Nas pequenas coisas

Apanhai-me as raposas, as raposinhas,
que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor.
Cântico 2.15


Amamos o Senhor, queremos agradá-lo, honrá-lo com nosso viver e buscamos isso obedecendo sua palavra, nos mantenho em santidade, nos consagrando em jejuns, orações e votos.  Nos empenhamos e nos dedicamos fazendo muitas vezes o mais difícil e muitas vezes “pecamos”  nas pequenas atitudes, nos pequenos gesto, tropeçamos nas raposinhas.

Certa vez Jesus estava a ensinar e um jovem temente a Deus e com boa condição financeira veio até Ele e perguntou o que ele deveria fazer para herdar a vida eterna. Jesus prontamente respondeu que ele deveria guardar os mandamentos e o jovem logo replicou tudo isso ele fazia, mas o Senhor conhece o coração e sabia que embora este jovem se empenhasse em cumprir os mandamentos em seguir as leis do Senhor ele estava “pecando” em uma coisa e Jesus respondeu a ele dizendo que só lhe faltava uma coisa e disse para ele ir vender tudo que tinha e segui-lo.Em outras palavras Jesus estava dizendo a Ele que ele fazia o mais difícil,  se empenhava em cumprir a lei, mas o seu coração não era inteiro do Senhor . O jovem triste vai embora e perder a grande oportunidade de poder estar lado a lado com Senhor de segui-lo com todo coração, com tudo que de fato ele tinha que era seu amor incondicional.

Aprendemos com este jovem que não adianta fazer tudo para agradar o Senhor se o nosso coração não for inteiramente Dele.

E nas pequenas coisas, no ordinário que devemos provar o nosso amor e fidelidade a Deus. E a cada dia, a cada instante, renegando nossa carne e  nos empenhando em cumprir a Sua vontade.

Sendo fiel no pouco, nas pequenas coisas para que possamos alcançar o muito, alcançar o céu.