Jonas, porém, havia descido ao porão, e deitado dormia profundamente. Jonas 1.5
Uma das coisas que mais gosto de fazer é dormir, o coberto quentinho e o travesseiro aconchegante para mim um cenário perfeito. Mas na vida há muitas coisas que querem roubar o nosso sono e tirar a paz.
Jonas homem de Deus decidiu partir e fugir da presença de Deus e para isso entrou em um navio e embarcou para Társis. Já em alto mar sobreveio da parte do Senhor uma tempestade e navio estava a ponto de afundar. Os marinheiros estavam em desespero, jogavam as bagagens mar adentro para tentar manter o barco sobre as águas, mas tudo parecia ser em vão, pois a tempestade não cessava e o cenário só piorava.
Jonas o homem de Deus estava deitado no porão do navio em um sonho profundo e nem mesmo uma tempestade como essa foi capaz de lhe roubar a paz e tirar o sono.
O mestre do navio não se conformava com estado de paz e tranquilidade de Jonas e foi até ele e lhe questionou dizendo o que estava acontecendo com ele, o mundo caindo lá fora e ele dormindo porque ele não invocava a seu deus para que não perecesse.
A tempestade continuava a cair e em meio a raios, trovões e ondas gigantesca Jonas continuou tranquilo e mesmo jogado no mar e engolido por um peixe grande Jonas não se desesperou,esperneou, chorou desesperado ou brigou com Deus dizendo porque Ele fez isso, mas ao contrario Jonas orou ao Senhor, clamou por misericórdia e o Senhor o ouviu e o socorreu.
A vida de Jonas nos ensina muitas coisas, entre elas que não devemos fugir da vontade de Deus e que viver em obediência ao Senhor nos livrará muitas “tempestades” no mar da nossa vida.
Mas nesse inicio de ano lendo essa palavra o Senhor falou muito forte em meu coração sobre não seja como os marinheiros, ou seja, não se desespere, apavore, não temas diante das tempestades que com toda certeza povoaram o nosso céu em algum momento deste ano que se inicia.
A vida de Jonas, o seu estado de paz em meio à tempestade nos ensina que é assim que devemos ser interiormente pode mundo esta desabando lá fora, mas a paz do Senhor, a certeza de que Ele é nosso Deus e que não permitirá que venhamos a perecer, essa certeza deve ser a coluna que nos sustentará de pé nesse ano.
Não sejamos como marinheiros, (como os do mundo) que desesperam, choram diante da tempestade, das noticias da televisão, da situação econômica e atual do mundo.
Sejamos como homens e mulheres de Deus mantendo paz, a fé e a confiança de que aconteça o que tiver que acontecer Deus estará no controle das nossas vidas.
Posicionemos como Jonas, orando ao Senhor, clamando e esperando somente nAquele que pode e vai nos socorrer.