Vitória

Eu creio que viverei a bondade do Senhor na terra do vivente.
Salmo 27.13


Se há uma palavra que define esse meu final de ano é a palavra vitória. Vitória não porque o tempo de paz chegou e as lutas cessaram, ao contrário, mas sim porque cheguei até aqui, com alguns arranhões e cicatrizes, mas cheguei e estou VIVA!

Confesso que não foi nada fácil e que no "auge" da aflição foi difícil manter a fé em alta, otimista e confiante, mas tudo isso sempre estava a um passo, ao alcance de uma oração, pois a cada joelho que dobrava em oração, a cada clamor erguido, cada lágrima derramada aos pés do Senhor, levantei, me reanimei, pois foi nesses momentos que vi que o braço forte do Senhor me sustentava e me fazia continuar, pois a minha história estava sendo escrita e novos e maravilhosos capítulos por certos seriam e serão vividos, pois Deus escreveu um lindo futuro para mim.

O Senhor Deus escreveu para Davi um lindo e promissor futuro, mas sabemos que quanto mais alto devemos chegar, mas empenho, esforço e perseverança devemos ter na jornada. 
Com Davi foi assim, pois para ele viver as promessas de Deus e chegar no lugar que o Senhor já havia  preparado ele enfrentou muitos desafios, urso e leão pelo caminhos, gigantes e milhares de inimigos, momentos de medo e incertezas escondidos em uma caverna, mas em tudo venceu, venceu porque o braço forte do Senhor o sustentou e o conduziu ao triunfo.

Através da vida de Davi aprendo que não haverá vitórias sem grandes lutas e que as dificuldades de hoje nos capacitará e nos habilitará viver e vencer as dificuldades e lutas de amanhã, pois maior e mais forte que as lutas é o braço do Senhor, que os ursos e leões, os milhares de inimigos e gigantes não poderão deter e nem impedir de vencer aquele o qual o Senhor já o fez vitorioso.

Por isso mesmo diante das piores lutas mantenha-se fiel e confie, pois o socorro do Senhor virá e a Sua boa mão nos susterá e fará de nós vencedores.

 Feliz 2019!

No momento certo Deus agirá



Porque Senhor? Até quando Senhor? Porque comigo Senhor? Essas são muitas vezes nossas perguntas a Deus em tempos de lutas e dor.Tudo tem o seu porquê, um propósito de ser, Deus está com controle de tudo em suas mãos, Ele vê  além , o final feliz da história já está escrito para nós, mas o medo e as angustias muitas vezes nos impede de enxergar essa verdade de que haverá um bom futuro preparado para nós.

Uma mãe, um coração dilacerado pela dor de perder seu filho amado. Esta mulher era viúva já conhecia bem a dor de se perder alguém que se ama. E em meio a dor e desespero talvez esta mulher tenha pensado e em ápice de sua dor até mesmo questionado ao Senhor  dizendo: Porque Senhor? Porque meu único filho Senhor?
Mas não havia mais nada a ser feito o jovem era morto e era preciso enterra-lo e ela juntamente com povo da cidade seguia com o cortejo para fora da cidade para o sepultamento. Jesus estava de passagem por Naim e passa pela porta da cidade no exato momento em que cortejo saia e ao ver a mãe do morto Jesus se compadeceu dela e disse: Não chores.
Em outras palavras Jesus dizia: Calma, vai ficar tudo bem eu estou aqui e então se aproxima do esquife toca-o e ordena  ao morto que levante e o morto ressuscita e assim Jesus devolve o filho amado para braços de sua mãe.

Na vida pode muito ser os dias difíceis, o tempo de dor e luto, mas para cada um deles  já está preparado um bom futuro, um final feliz.
Deus não impediu que está mulher vivesse novamente a dor da perda, vivesse tempo de sofrimento, mas Jesus impediu que a dor fosse eterna que essa mãe chorasse para sempre a perda do seu amado.

Assim também será conosco, Deus permite que passemos por situações difíceis,  que a dor e sofrimento venham sobre nós, mas momentâneas e passageiras serão as nossas lutas, haverá sempre um bom futuro preparado, como Ele fez na vida desta mulher Ele fará em nossas vida e não permitirá que o tempo de dor  e lutas sejam infinitos, uma hora no tempo certo Ele colocará um ponto final e  um tempo feliz nascerá em nossas vidas.

Através da vida desta viúva e de seu filho aprendemos que Deus sempre está no controle e no momento exato, na hora certa Ele agirá em nosso favor.




Sementes

Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto.
João 15.5


A primavera chegou e a escola que meu filho estuda fez uma festa para comemorar a chegada da nova estação e para isso foi pedido que cada aluno levasse frutas e a fruta que meu filho tinha que levar era uvas sem sementes.

Confesso que ao ler bilhete fique apreensiva, pois sou do tempo em que uvas tinha semente, que frutas tem sementes e que encontrar a tal da uva sem semente iria me dar um trabalhão, mas para minha surpresa foi fácil de encontrar, pois no supermercado perto de casa tinham em abundância as uvas sem sementes.

Essa história toda me fez pensar sobre o ser estéril, não ter sementes, não reproduzir, não dar frutos, não deixar um legado, não produzir nada para o reino de Deus, morrer em nós mesmo.

No inicio de seu ministério o Senhor Jesus escolheu doze homens para segui-lo e ser seu discípulos, pois chegaria o tempo em que Ele voltaria para o Pai, mas o trabalho por aqui teria que continuar e os doze dariam continuidade a missão que Ele começou  os discípulos agora dariam frutos iria levar a salvação a todos.

Doze homens, cada um com uma história diferente, com personalidade diferente, mas todos com o mesmo coração servir ao Rei e cumprir a sua vontade exceto Judas o filho da perdição.

Judas era um escolhido, andou lado a lado com Jesus, ouviu as mesmas palavras que todos os outros discípulos ouviram, foi amado com mesmo amor que os outros foram amados, seus olhos viram milagres fabulosos. Mas o que tinha de errado com Judas o que fez dele alguém estéril, sem sementes, coração seco?
Judas não tinha a semente porque em seu coração só tinha espaço para seu próprio interesse, a cobiça o amor ao dinheiro.

Através da vida de Judas eu aprendo que não adianta estar perto de Jesus (se Jesus) se a Palavra não tiver em mim.De nada adiantará segui-lo se meu coração não for inteiramente dEle. Só darei frutos se eu estiver em Jesus e Ele em mim.

Sejamos como os onze, sementes que se tornou frutos e que nossos frutos permanecem e gerem outros frutos e que seja assim até que Ele volte e nos leve  para Ele.


Oração o caminho que nos leva a vitória

Então Moisés clamou ao Senhor, e o Senhor lhe mostrou uma arvore,
lançou-a Moisés nas águas, e as águas se tornaram doces.
Êxodo 15-25


Como você reage diante das situações difíceis da vida, quando as coisas não saem como você esperava e a suas expectativas são frustradas. Nesta hora você adora ao Senhor ou murmura e pensa ser o fim.

Os israelitas estavam a caminho de Canaã a terra prometida e após atravessar o mar vermelho caminharam por três dias pelo deserto e não acharam água. Exausto e com muita sede chegaram até Mara onde havia águas e felizes e gratos a Deus pela água se achegaram até a fonte para beber, mas o que primeiramente foi motivo de júbilo e gratidão a Deus tornou-se decepção e murmuração, pois as águas de Mara eram amargas não se podia beber.

Os israelitas como de costume murmuraram contra Moisés “culpando” por não ter o que beber, Moisés que não se deixava levar pelo que seus olhos viam e nem pelas circunstancia não se desespera, mas busca ao Senhor e ora ao Pai que o responde dando a ele a direção, a saída, a solução para aquele problema dizendo a ele que pegasse da arvore e a jogasse na águas e assim Moisés fez e mais uma vez o milagre aconteceu e as águas amargas tornaram-se doces e todos  saciaram sua sede.

Árido, seco não era só corpo dos israelitas, mas seu coração que mesmo diante de tanto milagres que presenciaram,  de tanto cuidado do Senhor continuavam endurecidos e na primeira dificuldade que surgiam em sua frente já se desesperaram e pecavam contra o Senhor.

Através de suas vidas aprendemos que a murmuração impede de usufruímos das bênçãos que Deus coloca em nossas vidas, pois assim foi com eles que sedentos e com fonte de água a sua frente não puderam beber usufruir, pois  ao invés de confiar no Senhor sabendo que Ele mudaria aquele cenário murmuraram  e pensando que era o fim para eles.

A atitude de Moisés nos encoraja a ter uma vida de oração a confiar que o Pai nos ouve e atenderá o nosso clamor.A oração nos aproxima do Deus que não sabe o que é perder, por isso ore sem moderação construa o caminho que te levará a vitória.






Tempestade só do lado de fora

As ondas se arremessavam contra o barco,
 de modo que o mesmo já estava a encher-se de água.
Marcos 4.37


O céu escureceu, sons de trovões bradam bem alto atemorizando o meu coração.  Aqui fora a chuva cai com toda força, mas vou ficar quietinha escondida em Ti, onde o céu é sempre azul, onde os passaram sempre cantam e as flores estarão sempre a perfumar e embelezar o jardim.

Já era tarde, o céu escuro e aquele cheiro de chuva perfumava o ar, Jesus e seus discípulos seguiam viagem mar a dentro e quando estavam  já bem longe da terra  a chuva cai e começa uma grande e terrível tempestade com ondas gigantescas que varrem o barco de tal maneira que estão a ponto de naufragar.
Jesus dorme na polpa do barco parecendo “alheio” a tudo que esta acontecendo, a toda agonia e dificuldade que os discípulos estão enfrentando.
Os discípulos fizeram tudo que podia para não incomodar o Mestre, mas a situação só se agravou e sem saída eles foram até Jesus e desesperados acordaram clamando por socorro e Jesus então se levantou e repreendeu os vento e a tempestade e tudo se acalmou.

A pior tempestade que pode existir não é aquela de ventos forte e ondas gigante, mas sim aquele que vem sobre o nosso coração onde nossas emoções e pensamentos são a todo tempo varridos por ondas de medo, incertezas, problemas e aflições.
E é nesta hora que precisamos aquietar acalmar nosso coração, pois o mundo pode até estar desabando lá fora, mas dentro de nós temos que manter a fé e a confiança em Deus certos que a tempestade podem até nos atingir, algumas perdas podem até acontecer, mas não vamos perecer, pois Deus  está conosco.

Através desta palavra Jesus nos ensina tudo estará bem enquanto o barco estiver na água, mas se a água estiver no barco, estamos em grande perigo, ou seja, como os discípulos não devemos nos desesperar e nem deixar que a água inunde o nosso barco (coração) afogando a nossa fé e exterminando a nossa confiança em Deus.

Em meio à tempestade o segredo é aquietar, pois o Senhor é Deus  e Ele  nos socorrerá.Quanto a tempestade não se preocupe ela logo vai passar, por certo vai passar.






Não está morto, apenas seco


Porei em vós o meu Espírito e vivereis.
Ezequiel 37.14




Tenho clamado ao Senhor pedindo muitas coisas a Ele e Ele sempre bondoso e fiel tem cuidado de mim em tudo atendido suprindo todas as minhas necessidades, pois Ele é bom e a Sua misericórdia é para sempre.

Ontem orando ao Senhor por uma coisa em especial, pedindo restauração por uma situação que de certa forma para mim estava morta, perdeu o interesse , deixou de ser importante, orei pedindo que Senhor reacendesse em mim a chama, me motivasse de novo, trouxesse novamente em mim o interesse e então ouvi a doce voz do Senhor dizendo em meu coração: Acaso pode reviver estes ossos secos?
E eu mais que depressa respondi:
Sim, eles podem Senhor.

Muitas vezes estamos em meio a cenários desanimadores onde no primeiro olhar logo pensamos que não há mais jeito e em alguns casos que é realmente o fim, mas para aqueles que conhecem a Deus e já provaram do seu poder sabemos que não há nada que Ele não possa fazer.

O profeta Ezequiel conhecia a Deus, sabia quem Ele era e o tamanho do Seu poder, mas mesmo conhecendo a Deus  titubeou. Ezequiel foi levado pelo Espírito até um vale, vale este que estava cheio de ossos secos, sequíssimo. O cenário era desanimador, de morte e ao ser questionado por Deus sobre a possibilidade de haver novamente vida  respondeu que  o Senhor é quem sabia, ou seja, no fundo de seu coração talvez ele não cresse mais que não era possível haver vida onde só havia morte.
O Senhor então pede a ele que profetize sobre aqueles ossos e o Senhor Deus reviveu aqueles ossos, cada osso com seu osso, revestiu de carne, pele e sobre tudo o Espírito trazendo vida e formando um grande exército.

Há situações em nossas vidas que estão como estes ossos no vale totalmente SECOS, situações que ao olharmos pensamos que não tem mudar, que não há mais jeito, mas através de Ezequiel aprendemos que ossos estão secos e não “mortos”, ou seja, tudo que em nossa vida parecia perdido, na verdade não está, tudo que parecia  sem vida, morto, na verdade não está, pois o Espírito Santo virá com poder e como uma torrente de água viva transformará tudo e  aonde havia aflição haverá paz, cura aonde havia dor, vida onde havia morte.

O Autor da vida age em nosso favor é Ele que dirige as nossas vidas e é Ele que transformará o nosso deserto em rios e nossa terra seca em pomar.

Por isso, confiemos no Senhor e não seremos decepcionados, esperaremos nEle e  jamais seremos frustrados.

Misericordioso

O Senhor é misericordioso.
Salmo 103.8


Nunca pense que não há mais jeito. Não diga que é o fim se o Senhor não dize que é. Pois para aqueles que esperam no Senhor e que confia no Seu nome o fim pode se tornar um começo e o que não tinha jeito em uma nova oportunidade.

Desde o ventre de sua mãe Sansão¹ foi escolhido por Deus para salvar o seu povo das mãos do inimigo, e por quase toda vida Sansão viveu em fidelidade e obediência.
Sansão enamorou-se por Dalila e foi esse o seu maior erro, pois Sansão deu a Dalila o lugar em seu coração que pertencia a Deus e desobedeceu ao Senhor abriu seu coração lhe contou do voto que tinha com Deus e Dalila que não amava Sansão o entregou nas mãos de seu inimigo.
Sansão foi pego, ferido, cego pelos seus inimigos e preso com cadeias de bronze trabalhava com escravo virando um moinho.

Os filisteus riam dele e tinham Sansão como um troféu.Certo dia quando todos os príncipes filisteus estavam reunidos para oferecer sacrifício ao seu deus mandaram trazer Sansão a sua presença, pois queriam se divertir com ele.
Sansão foi levado até os príncipes e pediu para o moço que o conduzia que os deixasse apalpar as colunas que sustentava a casa para que ele pudesse encostar-se a elas, mas tudo isso era um plano que ele tinha em seu coração. Sansão encostado nas colunas da casa clamou ao Senhor pedindo a Ele que se lembrasse dele e só por essa vez lhe desse novamente a força que  tinha.
E assim foi o Senhor Deus atendeu ao clamor de Sansão e lhe deu força e foi neste momento que Sansão usou toda a sua força sobre a coluna fazendo com que a casa desabasse sobre ele e seus inimigos e assim todos seus inimigos foram destruídos.

Somos falhos e pecadores, não somos dignos de perdão, mas através da vida de Sansão conhecemos um Deus de misericórdia que não nos trata segundo nosso merecimento, mas age com amor perdoando e nos dando uma nova chance.

Não há Deus como nosso Deus, não outro misericordioso assim.





______________
¹ Juízes 16.4-31

O Teu amor me alcança

... Ainda lá me haverá de guiar a tua mão,
e a tua destra me susterá.
Salmo 139.10


Não há lugares inalcançáveis para Deus, Ele é o todo poderoso e não há nada que não esteja sob seus olhos e ao alcance de Suas mãos.

Agar e Ismael¹ viveram esta verdade, após a festa de Isaque, Sara com raiva da atitude de Ismael que caçoou de seu filho pede para seu esposo Abraão que mande Agar e seu filho embora, pois não queria mais que eles permanecessem em sua presença morando em sua casa. Abraão ficou muito triste com toda esta situação, mas mesmo triste atendeu ao pedido de Sara e ainda de madrugada pegou pão e um odre de água e deu a Agar e a Ismael e os despediu.
Agar e Ismael não tinham outra opção a não ser obedecer e seguiram para longe, para o deserto e depois de um tempo no deserto a provisão acabou e Agar se viu sem alimento, sem  água e com deserto gigante em sua frente, desesperada Agar toma seu filho leva-o até um arbusto e o deixa e segue adiante, pois ela sabia que eles não iriam sobreviver por muito tempo e ela não queria ver seu filho morrer, Agar chorou, chorou muito, pois nada podia fazer para salvar a seu filho.

Mas Deus é um Deus pai que cuida e não há lugares inalcançáveis para ele e mesmo em meio ao deserto o favor de Deus os alcançou, pois Deus ouviu o menino e envia um anjo para o socorrer e o anjo abriu os olhos de Agar e ela viu um poço bem diante de seus olhos e então entendeu que aquele deserto não era o fim da história para eles, mas o começo de uma nova vida com a benção de Deus sobre eles.

As circunstancias difíceis da vida pode até nos cegar e nos fazer pensar que não vamos vencer  e que este será o nosso fim, mas através da vida de Agar e Ismael aprendemos que não importa  o lugar ou a fase de vida, se estamos no monte ou deserto, se vivendo tempos de paz ou  angustia seja qual for a estação da vida Deus sempre estará conosco e o Seu amor-favor- nos alcançará, pois Ele nos ama, e em todo tempo, aonde estivermos, Ele cuidará de nós, por isso, não há o temer.



____________________
¹ Gênesis 21.8-21




Passos de fé

Mas prossigo para conquistar... 
Filipenses 3.12


Ninguém chega ao cume da montanha sem antes dar o primeiro passo, ninguém chega ao topo da escada senão subir o primeiro degrau, ninguém alcança a vitória senão lutar por ela. A vida com Deus não é diferente e passo a passo, dia a dia temos que seguir crendo, obedecendo e perseverando até alcançarmos a vitória.

A bíblia nos diz que os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau perante do Senhor e  por este motivo o Senhor os entregou por quarenta anos na mãos dos filisteus, mas quis o Senhor Deus mudar este cenário e naquele tempo havia um homem chamado Manoá cuja mulher era estéril e foi através dele que o Senhor Deus começou a mudar a história daquele povo.

Um anjo apareceu para sua mulher e disse que ela era estéril, mas que conceberia e daria a luz a um menino e que ela devia se guardar e não beber vinho ou bebida forte e que não comesse coisa imunda e que sobre a cabeça do menino jamais passaria uma navalha. Este mulher ouviu as palavras do Anjo e sem questionar foi até o seu marido e contou tudo o que havia acontecido e seu  marido logo creu e em nenhum momento duvidou e Manoá e sua mulher em tudo obedeceram as palavras do Anjo  e perseveraram fazer tudo quanto ele lhe havia dito e a mulher concebeu deu a luz a Sansão cumprindo assim a promessa do Senhor.

Manoá e sua mulher creram nas promessas de Deus para suas vida e porque creram obedeceram e perseveraram em obedecer permanecendo fieis até se alcançar o que esperavam.

Através da vida de Manoá e sua mulher aprendemos que para se alcançar as promessas de Deus temos que andar por passos de fé, e o primeiro passo é crer, depois obedecer e o mais importante perseverar em obedecer.

Muitas são as promessas do Senhor para nós e só alcançaremos se como eles andarmos em fé prosseguindo firmes e fieis para alvo.Por certo não será fácil, lutas e dificuldades surgiram, mas é caminhando crendo contra as circunstancia que alcançaremos a vitória.

Como Manoá confiemos no Senhor e em Sua palavra, pois ela é fiel e se cumprirá.

De braços abertos

E, compadecido dele, correndo, o abraçou e beijou.
Lucas 15.20



Amo meu filho, mas confesso que nem sempre tenho paciência com ele e muitas vezes acabo brigando com ele até mesmo sem merecer e ele todo tristinho vai correndo para o sofá e fica lá sem reclamar.
Meu coração de mãeteiga  ao vê-lo assim se derrete e mais que depressa vou até ele peço desculpa e lhe encho de beijos e ele sem ressentimento sempre me recebe de braços abertos.

O filho pediu ao seu pai a parte da herança que lhe era devida e de posse da herança e seguiu para uma terra e lá viveu como bem quis e gastando tudo que tinha e sem dinheiro passou por grandes privações e depois de muito padecer decidiu voltar para casa.
Este jovem tinha consciência do mal que tinha feito ao seu pai e não esperava ser recebido bem e muito menos ser tratado como filho por ser pai, mas mesmo sabendo disso ele decide voltar e se seu pai o recebesse como um trabalhador qualquer já estava bom.  
Ele seguiu rumo ao velho lar e quando se aproximou de longe seu pai o avistou saindo correndo em sua direção e ao chegar perto do filho amado o abraça e o beija colocando de uma vez por toda um ponto final em todo passado, mas o jovem  ao ver seu pai assume seus erros e diz que não era digno de perdão, mas no coração desse pai não tinha espaço para o ressentimento e com coração cheio de amor ele decide celebrar a volta do seu filho para o lar.

O amor é benigno e não se ressente do mal e através da vida deste pai aprendemos que ressentimento, rancor, magoa não fazem parte de Deus e quisermos ser dEle e permanecer no Seu amor temos que ser como Ele.


Seu nome era Gratidão

Em tudo daí graças, pois essa é a vontade Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Ts 5.18


Já era noitinha por voltas das dezenove horas voltava do mercado com meu esposo. Vínhamos caminhando tranquilamente sem presa ou preocupações o papo gostoso fazia com que caminho ficasse mais curto e logo chegaríamos em casa.

Assim que cruzamos a esquina de casa aos uns vinte passos a nossa frente vi um homem com vestes bem simples fuçando o lixo em busca de algo que poderia lhe render algum dinheiro. Continuamos a caminhar, pois aqui tem muitos catadores de reciclagem este homem era mais um entre os tantos que vemos pelo caminho, mas para minha surpresa este homem não era apenas mais um em meu caminho ele seria alguém que deixaria uma marca em mim.

Avançamos em sua direção e a medida que fomos nos aproximando o assunto entre eu e meu esposo cessou e o silêncio reinou entre nós e calada passei ao lado deste homem e foi neste instante que vi quando em meio ao monte de  lixo ele achou um saco transparente cheio de latinhas de alumínio e ele ao pegar este saco em suas mãos com a força de toda a sua alma disse: Obrigada Jesus!
Ele não viu quando cheguei perto e nem sequer percebeu que passei ao seu lado, mas eu pude perceber pelo som de sua voz tamanha era a alegria e gratidão que sentia, pois por certo ter achado aquelas latinhas lhe ajudaria muito naquele momento.

Essa frase mudou a minha noite e eu já não conseguia pensar em mais nada era como um eco dentro de mim e um turbilhão de emoção tomou conta e as lágrimas começaram a jorrar do meus olhos e eu chorei, chorei muito, chorei alto, chorei com toda a minha alma e seguindo o meu caminho a única palavra que saia dos meus lábios foi um pedido de perdão ao Pai  por ser tão ingrata, por Ele me dar tanto e eu não dar o devido valor, por nem sempre estar contente com que tenho e sempre reclamar.

Cheguei em casa mexida, pois essa frase não mudou só a minha noite, mas mudou algo dentro de mim, pois entendi que ser grata a Deus não é apenas reconhecer  e  agradecer a Ele pela bênçãos recebidas,mas vai além, ser grato é jamais RECLAMAR e nem desdenhar o que se tem.Gratidão é saber que o que se tem seja pouco ou muito é um presente de Deus para nós.

Eu não sei quem era este homem, qual o seu drama, a sua história, mas de uma coisa eu sei,  seu nome era Gratidão.







Paz em meio à tormenta

Chegando-se a ele, despertaram-no dizendo: Mestre,
Mestre, estamos perecendo!
Lucas 8.24


Já vivi alguns invernos, já enfrente dias bem frios e também algumas tempestades e em Jesus eu tudo venci, pois a tempestade passou, a primavera chegou e eu mais uma vez floresci.
Mas a vida é feita de tempos e estações e quando menos esperamos o inverno surge e as folhas novamente murcham e caem e as chuvas fortes assolam outra vez.

Era só mais uma viagem pelo mar da galiléia, era uma noite como outra qualquer e o destino chegar a outra margem. 
Tudo parecia tranquilo, Jesus dormia na polpa do barco, os discípulos seguiam o plano tudo caminhava bem. Mas quando estava em alto mar foram surpreendidos por uma grande tempestade, as ondas gigantes varriam o barco e a fúria do vento soprava contra eles, tudo estava dando errado, a paz acabou o medo e a angustia tomaram conta do coração e pensaram que iriam perecer, mas em meio à tormenta buscaram o Senhor e clamaram por socorro e por Ele foi socorrido.

Na vida enfrentamos grandes tempestades com ondas gigantes e ventos bem fortes (problemas) que tiram a nossa paz e nos traz medo.

Mas através da vida dos apóstolos aprendo que a paz não está em não ter tempestades, fases difíceis. A paz não está em um mar sem ondas, em chuva sem vento, mas a paz está em Jesus, em ter a certeza que assim como discípulos podemos até estar vivendo tempos difíceis, mas é certo que não vamos afundar e nem perecer, vai dar tudo certo, pois Jesus é nossa água tranquila, o cicio suave e mesmo que esteja um temporal lá fora nEle tudo está e permanecerá tranquilo e por isso não há o que temer.

Ainda que as águas tumultuem e espumejem¹ Deus continua sendo Deus, Ele está no controle e nEle confiarei.



_________
¹ Salmo 46.3


Limpando a janela

O Senhor, meu Deus, derrama luz em minhas trevas.
Salmo 18.28


Dias desses sentada no meu quarto fui surpreendida pelo meu filho com um beijo e este desenho.
Confesso que fiquei surpresa e logo perguntei a ele: Esta aí do desenho sou eu? E o que estou fazendo? E ele com sorriso radiante e pureza com só uma criança tem me respondeu: Ué é você e está limpando os vidros da janela.
Sorri para ele e retribuí o beijo e então ele voltou para suas brincadeiras. 
Confesso que não entendi porque ele me desenhou assim limpando as janelas, mas sei que nada é por acaso e penso que Deus usa das coisas mais diferentes para falar conosco.

Certa vez de madrugada Jesus foi até o templo e assentando lá estava a ensinar quando veio até Ele alguns homens que traziam consigo uma mulher pega em adultério e queriam saber dEle o que deveriam fazer com ela, pois eles sabiam que pela lei de Moisés ela deveria apedrejada, mas o que Jesus faria diante do ocorrido o que ele recomendava diante desta situação.

Jesus conhecendo a maldade de seu  coração nada disse, mas eles insistiram até que Jesus se pôs de pé e disse que aquele que dentre eles não tivesse pecado fosse o primeiro a jogar a pedra e voltou a se sentar.
Aqueles homens refletiam uma imagem irreal, se mostravam homens de Deus, pessoas irrepreensíveis que seguiam e cumpriam a lei de Deus, mas isso não era a verdade e surpreendidos pelas palavras de Jesus, pois o Senhor os conhecia sabia o que cada um carregava em seu interior e acusados pela própria consciência, pois sabiam que como aquela mulher também pecavam e que não eram perfeitos e assim um à um foi deixando a presença de Jesus ficando somente Jesus e a mulher.   

Nosso interior, nosso coração é como uma janela que deveria refletir fora o que está do lado de dentro, mas muitas vezes teimamos em deixar a janela suja ou refletimos uma outra imagem  diferente da real daquilo que sou, que penso,de como eu  ajo e sinto, mas Deus é Aquele que vê o oculto e dEle nada escapa, Ele sabe o que carregamos em nosso interior e quem verdadeiramente somos.

E é por isso que devemos manter a nossa janela limpa e não nada melhor para isto que o trabalhar do  Espirito Santo em nós, pois Ele jogará luz em nossas trevas nos revelará quem somos e aquilo que precisa ser mudado em nós para que possamos refletir verdadeiramente a Jesus.



De volta ao quarto

... Arrepende-te e volta...
Apocalipse 2.4-5


Abro os olhos e você é o meu primeiro pensamento, me levanto, me ajoelho aos pés da cama converso contigo, deito rapidamente em seu colinho, mas apressada prossigo e nem percebo que não ouvi a sua voz e que em minha pressa não deixei você falar comigo.
Sigo minha monótona rotina e aquela sensação de que falta alguma coisa, ou melhor, um vazio persiste por todo dia. Sinto-me triste e penso que não era isso que eu queria, não era essa isso que tínhamos combinado pela manhã, pois na verdade o quero é sentir Sua presença ao meu lado a cada segundo e então me lembro de que na minha pressa esqueci-me de pegar em sua mão, de deixar você me carregar em seu colo, percebi que “você ficou para trás” e então aflita eu corro e volto para quarto e você está lá esperando por mim, como é bom poder voltar para teu colo, como é bom estar contigo Senhor.

Anualmente os pais de Jesus iam para Jerusalém para a festa de páscoa e quando o Senhor completou doze anos subiu ele e seus pais a Jerusalém como era de costume. Tudo correu como devia e terminados os dias da festa era preciso regressar e então recolheram tudo se prepararam e seguiram de volta ao lar. José e Maria já havia percorrido um dia de viagem quando deram pela falta de Jesus e então o procuraram entre os seus parentes e companheiros de viagem, mas não o encontraram, Jesus não havia vindo com eles e então o jeito era volta para trás para Jerusalém para procurar o menino. Três dias depois acharam Jesus no tempo no meio dos doutores e sua mãe o questiona dizendo por que ele havia feito isso, pois ela e José estavam muito aflitos a procura dele. Jesus então responde a sua mãe por que ela estava o procurando se cumpria ele estar ali, em outras palavras  meu lugar é aqui, você que me deixaram para trás. Maria e José não entenderam o que Jesus estava querendo dizer e maravilhas pela inteligente de Jesus e por ver ele em meio aos doutores pegaram o menino e seguiram seu destino rumo ao lar doce lar.


Não há nada que se compara a presença de Jesus, não há nada neste mundo melhor que do que desfrutar de Sua presença, mas através da vida de Maria e Jose eu aprendo que assim como eles eu muitas vezes deixo Jesus para trás acabo meu ocupando com coisas e não me dedico mais em oração e intimidade com ele e foco mais no material  do que em minha vida espiritual .
Mas através da vida deles também  aprendo que por mais que seu esteja longe de Jesus, por mais que eu já tenha percorrido um longo caminho sem Ele sempre há como voltar atrás, pois não há distancia capaz de nos separar dEle e de Seu amor basta só eu tomar uma atitude e voltar e Ele estará lá a minha espera.


Falha, imperfeita e pecadora

Senhor, tu me sondas e me conheces.
Salmo 139.1


Em tempos de selfie de filtros e mais filtros cada vez mais as pessoas valorizam o bonito, a aparência das coisas, o ter para ser ostentado. Muitos criam um mundo de faz de conta maquiando camuflando o real estado, pois nem sempre a bela imagem mostra a real aparência, onde nem sempre a frase positiva postada sairá do coração ou será a verdade de vida daquele individuo.

Mas aqueles da fé sabem que Deus nos conhece e Ele sabe o oculto e escondido Ele sabe quem somos como agimos pensamos e vivemos e podemos até nos enganar e enganar o outro, mas jamais enganaremos a Deus.

Pedro era um homem de Deus, homem da fé que andava lado a lado com Jesus, que amava o Senhor e o obedecia, Pedro era um grande discípulo, vivia aquilo que pregação, mas Pedro mesmo sendo quem era, vivendo da maneira como vivia ele criou para si uma imagem de um discípulo que ainda não era, de uma fé que ainda não possuía vaidade, orgulho ou autoconfiança?

Jesus juntos e seus discípulos comeram a última ceia e depois saíram cantando rumo ao jardim das oliveiras e quando estavam lá Jesus disse a eles que naquela noite eles se escandalizariam dele e que o pastor seria ferido e as ovelhas ficariam dispersas.
Pedro diante das palavras de Jesus logo retrucou dizendo que Jesus poderia ser tropeço para todos, mas jamais para ele e disse mais que se necessário fosse morreria com ele, mas jamais o negaria. Pedro se enxergava com alguém de muita fé alguém que naquele momento estaria preparado para tudo em nome de Cristo. Pedro era este homem de fé ele faria tudo pelo nome de Cristo, mas não naquele momento, não da forma como ele pensava que seria a verdade é que Pedro ainda estava sendo forjado.

Através da vida de Pedro eu aprendo que o importante é saber o que Deus pensa ao meu respeito, quem eu sou para Ele, como é que Ele me vê, pois o que realmente importa  é agradar ao Senhor é ser alguém que agrada o seu coração, pois Ele nos conhece e sabe quem verdadeiramente somos e mesmo sendo falhos, imperfeitos e pecadores Ele nos ama.