Gratidão

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças
de nem um só de seus benefícios.
Salmo 103.2



Há coisas na vida que só vamos dar o devido valor quando as perdemos como a infância  quando crianças queremos desesperadamente crescer e quando crescemos percebemos que o bom mesmo era ser criança ter sempre o colo do pai e da mãe e viver a vida  sem perceber a maldade que nos cerca.
Por que tem que ser assim perder para dar valor, passar pela vida e ”desprezar” o presente e viver sempre com a mente no amanhã ansiar sempre pelo futuro e ter o coração muitas vezes preso lá no passado.

Moisés e todo povo hebreu estava a caminho da terra prometida, era um tempo difícil, pois andar pelo deserto não era fácil, mas apesar de toda dificuldade eles tinham Deus e quem tem Ele tem tudo e mesmo estando no meio do deserto nada faltou, tinha comida, água, proteção e a promessa de que o melhor estava ali adiante deles há um passo de ser alcançado, mas eles não conseguiam enxergavam isso ele não viam o cuidado e o amor de Deus por sua vida  e murmuravam o tempo todo a cada problema ou nova situação eles abriam os lábios e murmuravam e em seus corações ansiavam pelo passado pelo Egito e como consequência  de toda esta ingratidão pereceram no deserto, pois não valorizavam o presente e tudo que Deus estava fazendo em suas vidas.
O melhor para Moisés e todo aquele povo não era o futuro alcançar a terra, pois nem o fizeram, mas o melhor era aquele momento o deserto, pois ali  ele não precisaram lutar, vencer inimigos, transpor muralhas, atravessar rio ali no deserto era somente Deus e eles.

O melhor da vida é o hoje é este momento que estamos vivemos, pois o Senhor nos permitiu viver e  poder contemplar mais um nascer do sol, ouvir o canto dos pássaros, sentir a brisa tocar em nossa pele, colocar nossos pés no chão e poder sentir a terra,  olhar para o céu e contempla sua beleza  e entender que somente um Deus tão grande e tão perfeito poderia ter feito algo maravilhoso assim.


Deus é bom em todo tempo e mesmo que ainda não tenhamos realizados os nossos sonhos, alcançados as nossas metas a bondade de Deus nos cerca a todo tempo. Por isso valorize o hoje valorize tudo que tem seja grato a Deus sempre. 



Conforme a nossa fé

Minha filha faleceu agora mesmo, mas vem,
 impõe a mão sobre ela, e viverá.
 Mateus 9.18


Quando colocamos a nossa fé em Deus e não limitamos o Seu poder contemplaremos  milagres iremos ver o impossível acontecer.

Jairo ansiava pelo impossível, pois sua filha acabará de falecer e somente  um milagre poderia trazê-la de volta a vida.
Jairo era um homem da fé que conhecia as leis de Deus, mas há momento na vida de que nada daquilo que temos ou sabemos irá resolver os nossos problemas somos pequenos e limitados somente o Todo Poderoso para nos socorrer.
Jairo viu sua filha adoecer e com toda a certeza fez tudo que podia para vê-la recuperada, pagou médicos os melhores tratamentos, mas a cada dia sua filha piorava até que a menina não resistiu e venho a falecer.
Diante da morte da filha Jairo não se desesperou nem entregou os pontos ao contrário ele não aceitou a morte não creu que ali era o fim da história e movido pela fé não pensou duas vezes e buscou a Jesus aquele que todos falavam, Aquele que operava sinais e maravilhas, pois somente Ele podia agir em seu favor e ressuscitar sua filha.
Jairo chegou até Jesus e o adorou e relatou a Ele todo o seu drama, mas apesar de apreensivo Jairo não titubeou na fé não deixou a incredulidade invadir seu coração, mas ao contrário encheu seus lábios e declarou com toda força a grandeza de Deus, pois sua filha havia acabado de  faleceu, mas que  sabia que se Jesus tocasse nela então viveria. Jesus prontamente atendeu o seu clamor e seguiu com ele e chegando lá um grande alvoroço pessoas chorando pela morte da menina, mas o Deus do impossível agiu e exatamente como Jairo disse que aconteceria assim foi Jesus impôs a mão sobre a menina e ela voltou à vida.

Do tamanho da nossa fé será o tamanho do nosso milagre. Jesus por diversas vezes disse a aqueles que procuravam necessitando de um milagre que seria feito conforme a sua fé em outras palavras se eles criam que receberiam se criam que Jesus podia fazer assim seria.

Sem fé é impossível agradar a Deus e alcançar o milagre e a vida de Jairo nos ensina a não titubear na fé e não aceitar o não, a perda, a derrota em nossa vida, mas crer quetudo Deus pode e que Ele agirá em nosso favor basta crer que Ele pode, basta clamar pelo Seu favor e esperarmos nEle, pois se assim fizermos contemplaremos milagres o impossível acontecerá diante de nossos olhos.

Por isso diante das situação difíceis da vida, diante dos problemas insolúveis creia em Deus e no Seu poder, pois a mão dEle não esta encolhida para nos salvar Ele é e sempre será Deus.





Antes de agir consulte a Deus





Diante de situações difíceis e desafiadoras da vida o ser humano tem um grande defeito e muitos acham que sabe tudo e tentam ser deus e tendem a resolver as coisas sempre a sua maneira e sabemos que quando isso acontece quase sempre a história não termina bem.

Moisés subiu ao monte Sinai para receber do Senhor as tábuas da aliança e permaneceu lá durante quarenta dias e quarenta noites e durante este período o povo impaciente com a demora de Moisés vieram até seu irmão Arão e pediram a ele que fizesse deuses para eles deuses que fossem adiante deles, pois  não sabiam o que tinha acontecido com Moisés e provavelmente acreditam que ele não voltaria mais e o que seriam deles naquele deserto. Arão era um homem de Deus fiel a Moisés e ao Senhor, mas agiu como um louco e disse para  o povo trazer ouro e com este ouro ele  confeccionou um bezerro e com deus pronto  em mãos foi diante do povo de Israel e apresentou a eles o novo deus dizendo:” eis os deuses que lhe tirou da terra do Egito”, e a este deusedificaram um altar e ofereceram holocaustos e ofertas e diante daquela imagem  todo povo comeu e se divertiu.
O Senhor Deus avisou Moisés sobre o que o povo havia feito e pediu para ele se apresasse e descesse até o povo, pois este haviam se desviado. Moisés obedeceu ao Senhor e desceu e quando estava junto a Arão questionou dizendo o porquê de ter feito este grande pecado, Arão então “culpou” ao povo dizendo que eles eram propensos ao mal que havia feito aquilo que eles havia lhe pedido, mas a grande verdade é que Arão agiu por si  só e em nenhum momento orou buscou ao Senhor pedindo uma orientação ou até mesmo pediu ao povo que tivesse um pouco mais de paciência e esperasse por Moisés, pois por certo ele desceria do monte, mas Arão se deixou  levar pelo povo e quis ele mesmo resolver o problema e sua atitude trouxe graves consequências para aquele povo.


Como Arão enfrentaremos situações difíceis e desafiadoras em nossas vidas, seremos muitas vezes levados a agir precipitadamente, pela carne, mas através da vida de Arão aprendemos que quando agimos por nós mesmo, quando tentamos nós mesmo resolver os problemas sem antes buscar a Deus a chance de erramos é certa, pois somos pequenos e limitados não enxergamos ao longe, mas o Senhor é Grande Onipotente Onisciente  Ele sabe tudo Ele pode tudo e é por isso que antes de tomarmos qualquer atitude por mais simples que seja devemos buscar ao Senhor e  seguir o Seus conselhos, pois se assim o fizermos em tudo seremos vitoriosos.

Com Deus no controle não tem como nada dar errado.




Totalmente dependente

Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar.
Êxodo 33.15
                                                                                                                                                                     
Falamos da Grandeza de Deus, cantamos que Ele é Bom Poderoso e Fiel. Adoramos dizendo que O amamos e o quanto Ele é importante para nós, mas é através de nossas atitudes no nosso dia a dia que iremos provar a verdade de nossas palavras.

Moisés desde criança aprendeu que existia um Deus Grande e Poderoso, mas foi no dia a dia com Deus que ele de fato pode comprovar o quanto Grande e Poderoso era Deus.
Foi no deserto no monte horebe que Moisés teve seu primeiro encontro com Deus e partir daquele instante sua vida foi totalmente transformada e ele deixou tudo e seguiu para cumprir o propósito que Deus tinha para sua vida. Moisés viu coisas grandiosas, viu mar se abrir, água jorrar da rocha, viu maná cair do céu, Moisés viu a Deus face a face e sabemos que não tem como conhecer este Deus e não amá-lO e Moisés amava este Deus de todo coração e com toda força.
Moisés viveu uma vida de total entrega e obediência e foi através de suas atitudes que Moisés mostrou que o Senhor Deus era o que de mais importante ele tinha em sua vida.
Moisés tinha uma missão, um objetivo a alcançar que era conduzir o povo até a terra prometida, mas este povo era um povo duro de coração e mesmo Deus fazendo milagres grandiosos o povo duvidava e Deus irado com este povo decide que Moisés devia seguir só com povo, pois se assim não fosse a ira do Senhor os consumiria.
Moisés amava a Deus e não sabia mais viver sem a Sua presença e então ele roga ao Senhor e pedi a Ele que não o faça seguir com povo se o Senhor não fosse com ele. Moisés sabia que sem o Senhor de nada adiantaria, pois muito mais que entrar na terra ou conquistar qualquer coisa era ter o Senhor ao seu lado e então Moisés roga a Deus pedindo para Ele ir com ele não deixá-lo só e Deus atende a oração.

A vida de Moisés nos encoraja a sermos totalmente dependente do Senhor e a amá-lo, e  obedecê-lo e confiarmos nEle cegamente, pois o que seria de nós senão fosse a misericórdia do Senhor, o  que seria de nós se a boa mão do Senhor não estiver em nosso favor de nada vale conquistar o mundo  e não ter a Deus no nosso lado.
Com Moisés aprendemos que o Senhor deve ser a nossa prioridade podemos ficar sem tudo, mas jamais sem o Senhor sem o Espírito Santo.

O Senhor é nossa herança Ele é nosso galardão e diante dEle todo o resto é pequeno e totalmente dispensável, pois só o Senhor é essencial e sem Ele sem a Sua presença em nossa vida não podemos viver.








Deus é o meu socorro

O meu socorro vem do Senhor.
Salmo 121.2



Não há quem busque a Deus e não O encontre, não há quem bata em Sua porta e não há encontre aberta. Deus é bom em todo tempo e Ele está sempre pronto a nos socorrer.

No tempo do profeta Eliseu¹ havia uma mulher esposa de um de seus discípulo e este já falecido deixou ela e seus dois filhos e em uma situação financeira muito difícil e com uma divida enorme e sem nenhum recurso para quitar e o que tinham mal podia viver.
Chegado tempo de pagar a divida o credor chegou querendo o que era seu por direito, mas esta pobre viúva não tinha como pagar e o único bem que possuía eram seus filhos e estes seriam levados pelo credor como forma de pagamento.
Prestes a perder seu maior tesouro ela buscou socorro no Senhor Deus, pois seu esposo era discípulo de Eliseu e chegando diante do profeta ela contou toda a situação e Eliseu perguntou a ela: Dize-me  o que tens em sua casa? Ela respondeu apenas uma botija de azeite.
Aos olhos humanos esta mulher não tinha nada, o que seriam uma botija de azeite diante do que estava devendo, mas ela tinha algo muito mais valioso que era a sua fé no Todo Poderoso e  pela fé buscou em Deus o seu socorro e por Ele foi socorrida.

Problemas e dificuldades fazem parte da vida eles muitas vezes surgem de repente nos pegando de surpresa e nos deixando muitas vezes sem saber o que fazer como agir. Mas nestas horas não adianta nos desesperarmos o jeito é manter o controle e correr para os braços dAquele que pode nos ajudar.

Que sejamos dependente de Deus em todo tempo que a nossa primeira (e única) atitude não seja nos desesperarmos ou buscarmos socorro em braços humanos, mas assim como esta viúva devemos buscar o Senhor e a Ele abrir nosso coração e contar as nossas dores e problemas, pois podemos ter ao nosso lado pessoas boas e dispostas a nos ajudar, mas a grande verdade é que de Deus que virá o nosso socorro é Ele que nos ajudará nos livrará de todas as nossas aflições, pois só em Suas mãos está todo o poder.







_______________
¹ 2 reis 4.1-7




Abrigo ou Morada

 Fizeste do Altíssimo a tua morada.
Salmo 91.1



Fim de tarde, passos rápidos, pingos de chuvas acariciavam a minha pele e em minha mente um só pensamento preciso me abrigar desta chuva.  Ela veio depressa e com toda sua força dançava com o vento e eu ali naquele abrigo seguro observava o belo espetáculo. O show acabou as luzes dos trovões se apagaram é hora de seguir e em passos calmos prossigo agradecida é bom ter aonde se abrigar em dias de tempestade, mas sei que melhor ainda é pode ir para casa lar meu doce lar.

Longe de casa e famintos estava uma multidão¹ que por saber dos sinais que Jesus fazia vieram ao Seu encontro. Jesus vendo a multidão e para experimentar Felipe questionou como fariam para alimentar tamanha multidão. A noticia se espalhou entre os discípulos, mas Jesus não estava com “medo” de não ter o dar ao povo Ele sabia o que iria fazer. Neste ínterim chega Andre e informa que ali entre a multidão há um rapaz com cinco pães e dois peixinhos e com estes pão e peixes Jesus fez o milagre e multiplicou e alimentou toda aquela multidão.
No outro dia já em outro lugar Jesus continua sua missão e novamente multidão O procurava, mas desta vez não porque viram sinais e prodígios, mas porque tinham fome e queriam que Jesus saciasse novamente a sua fome de pão. Jesus os confronta dizendo que seus pais comeram maná no deserto e novamente sentiram fome e que eles deveriam trabalhar pela comida que não perece. Mas aquele povo não estava interessado em Jesus, eles fizeram de Jesus um abrigo temporário queriam apenas saciar sua fome.

Em contrapartida vemos Rute que em tempos de fome poderia ter buscado  abrigo em sua terra sua parentela, mas não Rute escolheu ficar com sua sogra mesmo sabendo que esta nada tinha a oferecer. Rute fez da terra de sua sogra e a sua morada, do Deus de sua sogra o seu Deus e mostrou que o que realmente importa é o amor.

E é espelhado neste amor de Rute por sua sogra que devemos caminhar com Jesus sem interesse e por completo, pois muito mais é Ele do que aquilo que Ele pode me dar.
Não façamos do Senhor apenas um abrigo para os dias tempestades, mas uma morada um lugar de habitação quer seja chuva ou sol, quer tempo de escassez ou fartura que Ele seja o único lugar aonde queremos estar.






--------------------------
¹ João 6.1.40
² Rute 1.1.18


Ele está sempre comigo

Eis que estou convosco todos os dias
até à consumação do século.
 Mateus 28.20



Temperatura baixa, o céu cinza e o vento frio que teima beijar o rosto é o que temos para hoje. O frio é realmente desanimador, pois para fazer as tarefas mais simples é muito ruim. O frio traz aquela sensação de tristeza e solidão, mas há um frio muito mais cruel, um frio que nem mesmo mil cobertores é capaz de aquecer e esse frio se instala na alma e faz com que nos sentimos vazios e distantes de Deus.

Jesus foi preso e condenado à cruz e tudo passou tudo Ele sofreu calado como cordeiro manso levado ao matador. Mas pior que os acoites e a humilhação que Jesus viveu foi o sentimento de solidão, vazio e abandono que Ele sentiu na cruz, nem a dor do cravos fincados em suas mãos se comparou a dor que Ele sentiu por não mais sentir o Pai ali ao seu lado e diante da dor da ausência Ele bradou Sua alma em desesperou clamou: “Deus meu por que me desamparaste”¹.
Jesus estava enfrentando o pior momento de sua vida e não seria agora que o Pai o deixaria só, Jesus se sentiu só, mas não estava só. Jesus viveu uma vida com o Pai firmada em relacionamento em comunhão e não em sentimento e mesmo sentindo só e abandonado Ele clamou: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito², pois Jesus sabia que Deus estava com Ele mesmo não sentindo perto.

Há dias na fé em que vivemos o frio onde o céu do nosso coração está totalmente carregado de nuvens escuras e alcançar o trono sentir a presença do Pai parece impossível e como Jesus no sentimos vazios abandonados.
Mas a palavra nos diz que era inverno em Jerusalém tempo da festa da dedicação e nem mesmo o frio rigoroso fez com que Jesus se ausentasse daquele lugar, mas ao contrário Jesus passeava pelo templo estava lá disponível e ao alcance de todo aquele que o procurasse². 

Hoje o templo4 somos nós e podemos até estar vivendo dias frios, dias em que nos sentimos só e vazio de Deus, mas não podemos nos esquecer de que era inverno e Jesus passeava pelo templo, ou seja, mesmo que não O sintamos perto, mesmo que não sentimos a Sua presença a Sua palavra nos  garante era inverno e Jesus passeava pelo templo  Ele não nos deixa, Ele está  em nós.

Por isso não ande com Deus firmado em sentimento, mas ande com Ele firmando em Sua Palavra, pois esta é fiel e não deixará que os nossos passos falhem que nosso pés vacilem.





-----------------------------------
¹ Marcos 15.34
² Lucas 23.46
³ João 10.22.23
4 1 Coríntio 6.19.

Zelo

[...] Porque ele tem cuidado de vós.
 1Pe 5.7


Em setembro de 2016 minha sobrinha se casou e na decoração do ambiente havia  flores, algumas artificiais e outras naturais. No final da festa quando estava indo embora minha sobrinha me presenteou com um lindo vaso de antúrio que estava com as folhas bem verdinhas e cheio de flores vermelhas. Fiquei imensamente feliz com presente e o trouxe para casa e todos os dias desde então cuido dele com muito amor e cuidado.  Hoje dez meses depois o antúrio continua lindo e durante esses dez meses não houve um só mês em que ele não tivesse flor e agora mesmo no inverno ele continuou lindo com suas folhas verdinhas e suas flores vermelhinhas.  O segredo para ele permanecer  vivo e lindo até hoje é o zelo, o cuidado que tenho com ele, mas como diz a Palavra “Paulo plantou, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus”¹, ou seja, senão fosse  a mão do Pai sobre esta flor de nada valeria meu trabalho.

Zelo - cuidar de algo ou alguém, ter consideração pela coisa ou pela pessoa. Não há alguém capaz de cuidar de nós como Deus cuida, não há ninguém que tenha consideração por nós, como Pai tem o Seu amor e cuidado vai além do que podemos imaginar.

 Moisés² e o povo estavam no deserto e durante quarenta anos experimentaram do zelo de Deus. O Senhor estava com eles cuidando e protegendo-os durante todo tempo seja de dia com a nuvem ou a noite com uma coluna de fogo o Pai não se apartou deles e a cada necessidade Deus mostrava o amor e cuidado. Quando houve fome do céu Ele fez chover o maná, quando houve sede da rocha Ele fez brotar água e quando quiseram carne do mar Ele fez surgir codornizes e quando vieram os inimigos Ele um a um derrotou.  
Não há Deus como nosso Deus, não há Deus que tenha maior zelo, cuidado e amor como Deus tem por nós Ele é único, incomparável.

Como flores no jardim de Deus, como peregrino neste “deserto” assim somos nós e se chegamos até aqui vivos e fortes foi porque a boa mão do Senhor nos sustentou. 
Por isso não devemos temer, pois como Ele fez com Moisés Ele fará conosco para cada necessidade um cuidado,para cada luta uma vitória.





¹ 1 Coríntio 3.6
²  Êxodo capítulos 13-16 -17 


No tempo certo


Pedi, e dar-se-vos-á, buscai e achareis, batei, e abri-se-vos-á.
Pois todo que pede recebe, o que busca encontra,
e , a quem bate, abri-se-lhe-a.
Mateus 7.7-8


Já ouvi pessoas dizerem que Deus tarda mais não falha muitos usam essa frase para justificar a “demora” de Deus em agir em seu favor, mas esta frase é um grande erro, pois Deus é perfeito, Ele não tarda e nem falha tudo é no seu tempo e o seu tempo é o certo.

Durante muitos meses orei ao Senhor pela escola de meu filho e eu queria que ele estudasse em um boa escola em um colégio cristão aqui perto de casa, mas como é um colégio particular suas mensalidade estavam fora do meu orçamento e somente Deus poderia me concedesse esta graça de ver meu filho estudando em uma boa escola.
Todos os dias ao colocar meu filho para dormir eu colocava sobre ele as mãos e orava ao Pai e confiante que Deus iria me dar este desejo afinal a Palavra não diz que se nós que somos maus damos boas dádivas aos nossos filhos quanto mais Deus não nos dará boas coisas quando a Ele pedimos e assim seguia orando e crendo na vitória.
Mas as coisa nem sempre são tão fáceis e chegado o tempo de matricular meu filho para minha tristeza as coisas não saíram como eu esperava e o desejo do meu coração era que meu filho estudasse naquele colégio cristão foi por água abaixo.
Confesso que de inicio fiquei muito triste e fui ter com o Pai sabe falei para Ele da minha frustração em não conseguir colocar meu filho no colégio, pois eu orei, eu pedi, eu acreditava que Ele me atenderia, mas apesar de triste sei que tudo coopera pra o bem e se o Senhor não permitiu que meu filho estudasse naquela escola era porque isso era o melhor para ele e me conformei com isso.
O novo ano chegou e meu filho começou a estudar em outra escola e na primeira semana foi tudo maravilhoso meu filho gostou da escola, mas passado a primeira semana meu filho começou a sofrer naquela escola, os coleguinha batiam nele, ele não se alimentava lá e mesmo mandando bilhetes e bilhetes todos os dias ia buscar meu filho na escola e ele saia chorando e pedindo para não voltar mais lá. Eu ainda insistir pensando que meu filho estava fazendo manha, mas ele estava mesmo sofrendo naquele lugar e foi ai que Senhor agiu e tudo se resolveu eu conseguir matricular meu filho no colégio cristão e para glória de Deus meu filho ama a escola, ama a professora, os colegas e até já começou a juntar as famílias e ler tudo isso em apenas seis meses.

A vida com Deus é cheia de boas surpresas, pois quando a gente pensa que tudo esta perdido que é o fim o Senhor vem  e muda tudo e age em nosso favor.

Deus é um Deus Pai que cuida de nós e que sempre irá fazer  tudo para nosso bem foi assim comigo  e com meu filho e é por isso devemos confiar nEle o tempo todo, mesmo quando as coisas são saem como esperamos devemos descansar , pois Ele está agindo em nosso favor e  o melhor sempre estará por vir. 





Grande é o Senhor

Os céus proclamam a glória de Deus.
Salmos 19.1

  
Há momentos na vida, na fé que nos vemos como gafanhotos diante de gigantes, cordeiros diante de leões furiosos ávidos para nos devorar e a nós nos cabe mesmo diante destes momentos confiar e permanecer fiel e obediente a Deus e Ele em tempo oportuno agirá em nosso favor.

Abraão em todo tempo permaneceu fiel e obediente a Deus e mesmo sem saber o que lhe aguardava obedeceu ao Senhor e saiu da sua parentela e seguiu rumo à promessa que Deus havia feito a ele.
Muito tempo se passou e Abraão sempre firme e fiel a Deus e por sua fidelidade Abraão viu Deus agir em sua vida dando bênçãos materiais, livrando-o do inimigo não só a ele como os seus,fazendo dele um nome a ser respeitado. Mas mesmo diante de tantas bênçãos houve um momento na fé em que aquele que conhecemos como pai da fé se viu “sem fé”, desanimado, desesperançado, pois havia uma promessa, mas o cumprimento desta parecia impossível de se realizar.
 Foi então quando Deus veio até Abraão e disse: Não temas, Abraão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Mas Abrão estava tão descrente que disse: “Senhor Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos”, em outras palavras Abraão estava dizendo para Senhor que como Ele poderia prometer coisas tão grandes se nem mesmo a mais fácil que é ter um filho ele tinha alcançado, como crer então que grande será meu galardão grande será  minha descendência.
Mas Deus em Sua infinita bondade reafirma sua promessa e o conduz para fora de sua tenda e pede para Abraão olhar para o céu e para as estrelas, pois assim seria a descendência de Abrão, ou seja, em outras palavras Deus estava falando para Abrão não olhe para você, para sua limitação, mas olhe para mim, pois para mim não há difíceis, impossíveis. E então Abraão se encheu de fé e creu no Senhor e tudo se cumpriu em sua vida assim como Senhor Deus falou.

Como Abraão vivemos momentos difíceis, momentos onde a nossa fé parece perecer, mas com ele aprendemos que diante destas situações devemos olhar para o alto, olhar para Deus e não para nós ou para nossa situação,pois nós nada podemos fazer,  não é nosso braço que nos dará vitoria², mas a destra do Senhor.

Por isso hajar o que houver devemos permanecer firme no Senhor mesmo que tudo nos leve a duvidar, a deixar de crer e até desistir, não devemos nos apoiar no que vemos ou sentimos, mas no Senhor, pois logo chegará o tempo em que veremos as promessas Deus cumpridas em nossas vidas, pois Ele é Fiel e não falhará.  



"Eu espero confiante em Ti
Pois Tu és o Deus da minha esperança
Não é em outro em que espero
Não é num Deus que não pode me ouvir e nem ne atender que eu confio
Mas é em Ti Senhor
O Todo Poderoso
Jesus, o único a quem clamo e o único que pode me socorrer
Espero em Ti Senhor 
E verei cumpridas uma a uma as promessas em minha vida
Pois sei que Tu és o Deus que realiza sonho.
Eu confio em Ti
Eu espero em Ti".






____________________________
¹  Gênesis 15.1-6
² Salmos  44.3