Guerreando as guerras do Senhor

Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele,
teu servo irá e pelejará contra o filisteu.
 I Samuel 17.33


A vida tem suas lutas e diante dela não podemos nos acovardar e sim nos posicionar e como bons soldados pela fé enfrentar os desafios que surgir em nosso caminho, pois não estamos aqui em um parque de diversão, mas em uma batalha, uma guerra espiritual contras as forças das trevas.

Israel vivia também tempo de guerra e Eliabe, Abinadabe e Samá  filhos de Jessé  se alistaram no exército de Israel para servir o rei Saul. Seu pai os abençoou e eles partiram, mas passado algum tempo preocupado querendo ter noticias de seus filhos Jessé pediu a Davi que fosse até o acampamento e levasse provisão para seus irmãos a fim de saber se estavam bem com saúde e assim que soubesse noticias voltasse para dar as boas novas.
Davi prontamente obedeceu e sendo madrugada se levantou e seguiu para encontrar seus irmãos, mas ao chegar lá eles não estavam mais no acampamento e sim já estavam na batalha se posicionando para pelejar contra os filisteus. Davi então deixou aos cuidados do guarda a bagagem e correu ao encontro de seus irmãos e ao chegar até fronte logo viu seus irmãos e com eles falou, mas também neste mesmo instante vinha subindo um filisteu chamado Golias que intimidava e afrontava a todo Israel e todos os soldados e até mesmo o rei Saul  o temia, pois este era um gigante e diante dele os israelitas não passavam de formiguinhas tamanho era a altura e as armas e vestimenta que usava. Golias se envaidecia, pois sabia que ninguém entre os israelitas tinha coragem para enfrentá-lo e ele então cada vez mais afrontava Israel.
Davi ouviu e viu com seus próprios olhos o tamanho do problema que Israel tinha que enfrentar e diante dele Davi não temeu e mesmo não sendo soldado, mesmo não tendo que pelejar Davi tomou esse “problema” essa responsabilidade para si e se dispôs a pelejar contra Golias, mas isso só aconteceu porque o Senhor Deus quis e levantou Davi para este propósito lutar contra Golias e assim ele enfrentou e o matou Golias diante de todos dando vitória a Israel.
  
Deus é sempre o mesmo Ele não muda e como Ele levantou Davi para lutar por Israel Ele  também nos levantou.Os dias são maus e basta olharmos para lado para vermos que muitos assim como os israelita estão sendo afrontados, intimidados pelo inimigo, outros em sofrimento sendo afligindo com toda sorte de mal,  doenças, oprimidos e aprisionados e é por isso que temos que agir como Davi e nos levantar e tomar para nós essa responsabilidade, ou seja, ajudar estas pessoas, lutar por estas vidas, pois foi para isso que Jesus nos chamou e  nos fez soldados do Seu exército para que em Seu nome lutemos e  libertemos Seu povo das mãos do inimigo e faremos isso falando dEle e de tudo que Ele fez para nos dar salvação.

Por certo encontraremos oposição, o inimigo esbravejará, tentará de alguma formar nos paralisar amedrontar, nos enganar fazendo-nos pensar que ele é forte e invencível, mas Maior e mais Poderoso é o que está em nós e nada detém o Seu agir.Por isso não devemos temer, nem desfalecer o coração diante dos gigantes que surgir Deus é conosco e em Seu nome venceremos.



Vencer ou ser vencido

Chegando as vinhas de Timna
eis que um leão novo bramando lhe saiu ao encontro.
Então, o Espírito do Senhor de tal maneira se apossou dele, que ele 
o rasgou como quem rasga um cabrito, sem nada ter na mão.
Juízes 14.5-6

 A vida tem seus desafios e haverá momentos que a ela exigiram de nós coragem, garra e fé ou lutamos ou lutamos ou vencemos ou seremos vencidos  não temos outra opção a não ser encarar o que estiver em nossa frente e confiar, pois Deus está conosco e nos dará vitória.

Sansão confiou e lutou e venceu. Sansão foi escolhido por Deus desde ventre de sua mãe para libertar Israel das mãos de seus inimigos os filisteus e por ser escolhido de Deus Sansão não podia viver como qualquer um, mas tinha que seguir algumas regras que o Senhor havia dado a seus pais antes mesmo que ele nascesse e assim foi Sansão nasceu e crescia cumprindo tudo que o Senhor ordenará a seus pais, mas o tempo passou Sansão cresceu e agora era homem feito querendo construir família e por isso pensou em se casar e entre as mulheres de seu povo não havia nenhuma que o agradasse e por isso ele resolveu ir buscar entre os filisteus uma mulher para se casar.
Seus foram contra e dizia para ele se casar com uma mulher de seu povo, mas Sansão estava mesmo decidido e então seus pais acabaram cedendo e seguindo com ele rumo a Timna para conhecer a mulher que ele havia escolhido.
Sansão e seus pais caminhavam em direção de Timna quando passavam pelas plantações de uvas eis que um leão novo cheio de força, saúde e vigor apareceu e bramando com toda fúria veio contra Sansão para atacá-lo.Diante de tal situação Sansão só tinha uma opção ou lutar e matar o leão ou se acovardar temer e ser morto por ele. Sansão escolheu lutar, escolheu vencer e cheio de coragem e de Deus Sansão encarou o leão e como se rasga uma folha de papel assim ele fez com o leão matando com suas próprias mãos.

A vida de Sansão nos encoraja a lutarmos e refletirmos se diante das situações difíceis, das lutas e problemas temos nos acovardado, agimos como perdedores, como fracassados  que não lutam não oram, não buscam em Deus a solução e ficam só a reclamar e murmurar sofrendo  na mão do inimigo ou se somos como Sansão nos enchemos de coragem (Deus)e fé e encaramos confiantemente o que vier pela frente na certeza de que Maior é o que está conosco¹ e no tempo certo Ele nos dará a vitória.

A escolha é nossa lutar e vencer ou se acovardar e ser um perdedor.

Como Sansão Deus também nos escolheu e fez de nós povo forte predestinado a vencer e é por isso que nada devemos temer, com Deus em nossa vida é vencer ou vencer e se ainda não vencemos é porque ainda não chegou o fim, pois o Deus que nunca soube o que é perder e nos dará nEle vitória, nEle somos imbatíveis e não haverá leão que possam nos derrotar.

  



________
¹ I João 4.4