Santificação

Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor, Deus de Israel.
Josué 7.13a


Deus é bom em todo tempo. Deus é Deus o tempo todo. Ele é Soberano, Grande e Majestoso e nada que aconteça “de ruim” em nossa vida mudará quem Ele é, pois Deus é Bom e Sua misericórdia é eterna.

Israel o tempo todo experimentou da bondade e misericórdia de Deus, mesmo eles errando, pecando contra Senhor, Deus ainda assim tinha misericórdia. Foi assim quando Josué após a morte de Moisés assumiu a liderança e caminhava com povo rumo à terra prometida. Logo de início um grande desafio a ser transposto o rio Jordão e logo após eis que Josué e todo povo se deparam com  as muralhas de Jericó e mais uma vez  o obstáculo foi vencido e eles seguiam vitoriosos. A fama de Josué e todo povo de Deus crescia e reis e povos os temiam, pois sabiam que o Deus deles era Poderoso. Deus era com Josué e o povo e o povo e Josué era com Deus uma parceria imbatível e invencível até que uma desobediência, um pecado fez com que  eles perdessem a batalha e muitos homens foram mortos e Josué temeu, pois se os outros povos soubessem que eles  lutaram e perderam a batalha  o que seriam deles e diante da derrota Josué se pós a orar e buscar a Deus e Deus então revelou motivo o pecado e pediu a Josué  e o povo que santificassem que tirassem o pecado do meio de si, pois só assim Deus seriam com eles novamente.

Deus não foi duro ou ruim quando permitiu que Josué e seus homens perdessem a batalha, Deus não foi malvado por permitir que eles perecessem na mão do inimigo. Deus é Bom em todo tempo e se algo de ruim nos acontece é porque de alguma maneira agimos fora da palavra de Deus, fizemos coisas que desagradaram o Senhor e teremos que arcar com as consequências de nossos atos.

Mas o bom é saber que mesmo errando Deus nos ama e está disposto a nos perdoar, foi assim com Josué e o povo Deus deu a eles uma chance de conserto e assim também será conosco.


É tempo de santificação, de limpar o acompanhamento (nossa vida, nosso coração) tirar toda a sujeira, todo pecado e deixar tudo limpo para que assim Deus seja conosco e habite em nós e nós venhamos a ser santo como Santo é Ele.





Decepcionado com Deus

Maria, porém, ficou sentada em casa.
 João 11.20





Nem tudo na vida é como a gente quer, nem tudo é no tempo que a gente quer. Deus é Deus e Ele faz como quer e da maneira que Ele quer, pois Ele é o Senhor e por mais que não entendemos o Seu agir Ele sempre fará o melhor para nós.

Lázaro adoeceu e a cada dia sua saúde se complicada mais e mais e preocupada com a saúde do irmão Marta e Maria pedem para seus servos irem até Jesus e dizer a Ele que venha até sua casa, pois aquele que Ele amava estava muito doente e carecia de sua ajuda. E assim foi os servos foram até Jesus e deram o recado e voltaram para a casa de Maria e Marta com a boa nova de que aquela enfermidade não seria para morte, mas para glória de Deus e diante desta maravilhosa noticia o coração delas se alegrou e aquele medo de perder seu irmão se dissipou como fumaça afinal se o Mestre disse que a enfermidade não era para morte então poderiam ficar tranquilas, mas com passar das horas e dos dias a saúde de Lázaro só piorou até que este veio a falecer.
Jesus e seus discípulos permaneceram onde estava por ainda dois dias e só depois de dois dias que seguiram para Judeia e depois seguiam para Betânia e quando chegaram lá já fazia quatros dias que Lázaro estava enterrado.
Marta a mulher atarefada logo que soube que Jesus havia chegado correu para encontrá-lo, mas Maria aquela que amava estar com Jesus, aquela largava tudo para se prostrar aos Seus pés não se animou com a sua chegada e “decepcionada”, triste permaneceu sentada em casa até que Jesus a chamou e quando estava diante do Mestre rasgou seu coração e prostrada aos seus pés chorou e “decepcionada” triste disse: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido.Maria não ousou dizer, mas talvez a voz de seu coração clamasse dizendo: Senhor porque o Senhor não veio logo que te chamei, pois confie em Ti sabia que se viesse meu irmão não teria morrido, mas você não veio, eu acreditei que você vinha nos socorrer, mas você não veio, eu esperei em você e agora já é tarde meu irmão morreu e ali prostrada aos pés de Jesus Maria chorava e sua tristeza  agitou o Espírito de Jesus e Ele se comoveu.

A vida muitas vezes nos prega peças e como Marta e Maria vivemos situações difícil e nestas horas pedimos ajuda do Senhor clamamos por Ele e  nada parece acontecer, Ele não vem, Ele não age em nosso favor, ou seja, pensamos assim porque não recebemos as resposta que esperamos no tempo que esperávamos e do jeito que esperávamos e diante dos Nãos de Deus ficamos decepcionados e tristes, pois sabemos que Ele é Bom, sabemos que Tudo Ele pode e então porque é que Ele não atende a minha oração não concede o meu desejo.

Mas através da vida de Lázaro eu aprendo que não posso ficar triste ou decepcionado com Deus somente  porque Ele não me respondeu da maneira que eu queria, pois se Deus não fez do meu jeito  é porque o jeito dEle é muito melhor.Foi assim com Lázaro, o Senhor não curou Lázaro como Marta Maria e todos esperavam, mas Ele fez  do jeito dEle, Ele fez algo muito maior ressuscitando-o.  Por isso, não devemos chorar nem nos entristecer, mas em todo tempo confiar, pois se Ele não atendeu da maneira que queríamos é porque algo muito maior e melhor Ele tem preparado para nós.






A chuva passou

E tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.
Mateus 21.22



Hoje meu dia começou um tanto diferente, trovões me despertaram para mais um novo dia. Céu escuro, raios e relâmpagos desencorajava e o medo tomou meu coração, pois o céu anunciava uma tempestade avassaladora e o estrago com toda certeza seria grande e diante deste cenário pavoroso a oração do dia além do habitual pedido de agradecimento e proteção a oração também foi “Pai dá ordem a essa tempestade para que cesse”. O barulho do vento, raios e trovão continuaram por ainda alguns minutos até que a chuva começou a cair e então pensei ela chegou, mas de repente para minha surpresa a chuva parou e aquele cenário pavoroso, aquelas nuvens escuras foram se dissipando e um céu azul começou  enfeitar o dia. Minha oração foi ouvida, Aleluia!

Os discípulos de Jesus também enfrentaram uma grande tempestade, eles a pedido de Jesus¹ seguiam para o outro lado da margem, tudo parecia perfeito Jesus no barco a noite linda o tudo calmo a viagem seria abençoada. A viagem seguia normalmente, mas para surpresa dos discípulos um vento começou a soprar anunciando uma grande tempestade.  Jesus estava na popa do barco dormindo e uma grande tempestade começou a cair o vento forte e as ondas varriam o barco de tal maneira que iriam afundar. Os discípulos faziam tudo que podiam, mas a situação só se complicou e então foram até a popa do barco e chamaram Jesus, pois sabiam que só Ele poderia ajudá-los naquela situação e então disseram: Senhor, salva-nos! Perecemos! 
Jesus então acordou se levantou e reprendeu o vento e o mar e assim a tempestade cessou fazendo grande bonança e diante de tal fato os discípulos ficaram maravilhados e diziam quem é esse que até o vento e o mar lhe obedecem.

Durante a vida enfrentaremos tempestades, algumas tão forte como as que os discípulos enfrentaram. Problemas, adversidades, dores veem e nos amedronta e até mesmo “devasta” deixando muitas vezes um “grande estrago”.  Mas para cada tempestade há  uma arma poderosa a nossa oração e através dela que a tempestade cessará.Foi assim com discípulos eles clamaram e Jesus os socorreu e os livro-os  e assim também será conosco basta clamarmos e Deus nos ouvirá e nos atenderá, pois Deus não rejeita²  a nossa oração.

Por isso ao primeiro sinal de chuva ore, clame a Ele e Ele cessará a chuva, pois ninguém nem mesmo os mais fortes ventos, nem mais as mais terríveis tempestades (problemas) são maiores que Ele.





 _________ 
¹ Mateus 8-23-27
² Salmo 66-19-20




Deus cuida de mim


Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne,
 como também pão e carne ao anoitecer.
I Reis 17.7


Na vida muitas vezes enfrentamos situações difícil, momentos tão delicados e diante deles até nos “esquecemos” do tamanho do nosso Deus e pensamos como Deus conseguirá nos livrar de certas situações, pois aos nossos olhos parece tudo tão difícil. Mas Deus é Deus e Ele faz o que quer, usa  quem Ele quer e se preciso for move céu, terra e mar para nos abençoar.Foi assim como Elias Deus fez o inimaginável só para abençoá-lo.

No reinado do rei Acabe houve grande seca por toda a terra e o Senhor Deus veio até o profeta Elias e disse para ele se retirar dali e ir para lado oriental e esconder-se junto à torrente de Querite porque Deus ordenaria aos corvos que trouxessem alimento para ele e ele beberia da água do ribeiro e assim não morreria e nem passaria por necessidade neste tempo difícil. O profeta fez exatamente como Senhor Deus lhe ordenou e foi para torrente e ali se escondeu e todos os dias os corvos vinham e traziam ao amanhecer e ao anoitecer pão e carne e isso durou muito e muitos dias.Como passar dos tempos e pela falta de chuva o ribeiro do qual Elias bebia água foi minguando, minguando até secou e Elias não tinha mais água para beber e foi então que novamente o Senhor Deus usou quem Ele quis e ordenou a Elias que saísse dali e fosse até a cidade de Sarepta, pois lá uma viúva o sustentaria.

Nesses tempos de escassez Elias não padeceu nada lhe faltou, pois Deus em tudo o supria e diariamente Elias pode ver através do corvos o favor de Deus em sua vida.

Assim também é conosco todos os dias Deus manifesta em nossa vida o Seu favor. Podemos contemplar diariamente o Seu agir, pois Deus cuida de nós, é Ele que nos livra de todo mal, é Ele que supri as nossas necessidades, é Ele que nos cerca de cuidado e amor.

Deus cuida de nós e mesmo que estejamos vivendo o dia mal, dias de dificuldade e escassez não devemos temer, pois Ele está conosco e nEle encontraremos tudo que precisamos. Ele é a fonte e esta fonte nunca se esgotará.






Nenhum mal nos alcançará

Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito.
Salmo 91.10-11


 A vida com Deus nos ensina muitas coisas e dentre elas aprendemos que não importa onde estivermos se em meio ao vale ou alta montanha, se em águas tranquilas ou em meio às feras Deus estará sempre conosco  e nos guardará em todos os nossos caminhos.

Com apostolo Paulo foi assim ele estava em meio as feras ( preso) e após ter pregado no sinédrio levantou a ira dos que ali estavam e estes inconformados com a pregação do evangelho os judeus queriam por toda lei acabar com a vida de Paulo e para isso armaram uma cilada para matá-lo. Seu sobrinho estava ali e ouvindo os planos do inimigo foi até Paulo e contou tudo que estava acontecendo e Paulo ao saber dos planos do inimigo se levantou e disse para centurião que ali estavam para levar seu sobrinho até comandante, pois este tinha algo muito importante para falar e assim foi o sobrinho de Paulo foi até o comandante e relatou a ele os planos que judeus tinham de matar Paulo e o comandante após ouvir o relato do rapaz  despiu-o  e imediatamente  tirou  o preso Paulo daquela prisão e o levou com segurança ao governador e assim os planos dos judeus em tirar a vida de Paulo foram frustrados.

Paulo  é um grande exemplo de fé, pois mesmo preso e sob grande ameaça não temeu, mas permaneceu firme na fé confiou no Senhor que o livrou das mãos dos inimigos.


A vida de Paulo nos encoraja a andar com retidão a Deus e confiar plenamente nEle, pois se fizermos do Senhor a nossa morada nenhum mal nos alcançará.



O deserto florescerá

Abençoá-la-ei e dela darei um filho, sim, eu a abençoarei,
e ela se tornará  nações, reis de povos procederão dela.
Gênesis 17.16


A bênção de Deus é como um favor, uma graça concedida a Seus filhos que andam em retidão e obediência.

Abraão e Sara sua esposa andaram toda a vida com Senhor sempre sendo fieis e obedientes. Abraão tinha tudo que um homem poderia querer, ele tinha riqueza, mulher, servos, um bom nome, boa reputação, nada faltava para Abraão exceto um filho e Deus sabendo do desejo que Abraão tinha de ser pai apareceu para ele em uma visão e lhe prometeu um filho. Abraão creu na promessa de Deus, mas a sua mulher não, pois com o passar dos tempos ela não engravidava e então decidiu dar sua serva para que Abraão tivesse com ela um filho e assim foi Agar engravidou e deu a luz a Ismael. 
Mas este não era o plano que Deus tinha para Sara e Abraão muitos anos se passaram e novamente o Senhor Deus apareceu para Abraão e faz a promessa dizendo que dentro de um ano Sara daria a luz a um filho e que dela faria uma grande nação. Sara estava escondida escutando a conversa e no seu intimo riu, pois como ela sendo velha daria a luz a um filho. Mas a agora a história era outra, pois Deus tinha a abençoado e com a bênção do Senhor sobre si Sara engravidou e deu a luz a Isaque. Deus fez da estéril mãe de multidões.

Sara era uma mulher de Deus, tinha a bênção de Deus sobre suas finanças, sobre seu casamento, mas faltava uma bênção a da maternidade e só depois que Deus a abençoou é que a vida de Sara se transformou ela se tornou mãe. 

A bênção de Deus transforma ela faz com que o pouco se torne abundancia e da esterilidade Ele faz vida, não há limites para Deus, tudo Ele pode. Foi assim com Sara e será assim conosco se andarmos em obediência veremos maravilhas, pois só com a bênção de Deus sobre nós é que o “nosso deserto" florescerá. 






Reaja

 Abatidos, porém não destruído.
2 Coríntio 4.9



Na vida há momentos que somos surpreendidos por situações difíceis, problemas e dificuldades veem e diante delas nos sentimos tão abatidos desanimados e a única vontade que temos é de chorar.

Davi ¹se sentiu assim quando ele e seus homens chegaram a Ziclague e viram que tudo havia sido destruído.  Davi e seus homens estavam voltando para casa após o rei Aquis dispensá-los da peleja contra Israel, pois o rei Aquis e os príncipes temiam que Davi e seus homens fossem traí-los. Davi e seus  homens seguem de volta para casa, mas ao chegarem viram que a cidade estava queimada, tudo estava destruído e as mulheres, os filhos, os animais e tudo de valor havia foi levado pelo inimigo e diante de tão grande assolação Davi e seus homens choraram, choraram muito, choraram até não ter mais lágrimas para chorar e com coração cheio de amargura os homens queria apedrejar Davi, pois o culpava pelo ocorrido.
Davi ficou profundamente abatido, mas ele não estava destruído ainda havia esperança e então ele “guarda” sua dor enxuga suas lágrimas e se levanta e se reanima no Senhor seu Deus que o fortaleceu e entregou o inimigo em suas mãos e assim Davi recuperou as mulheres, filhos, animais e tudo de valor nada ficou na mão do inimigo nem coisa pequena nem coisa grande tudo ele tornou a trazer para si.

Como Davi viveremos o dia mal, dias de choro e perdas, dias que nos veremos abatidos sem força para prosseguir, mas embora estejamos abatidos não estamos destruídos há fôlego de vida em nós e por isso temos que reagir  nos levantar e ir à lutar para reverter esta situação e só conseguiremos isso buscando o Senhor e nos fortalecendo nEle e Ele em Sua  infinita bondade nos socorrerá e reverterá o nosso choro em júbilo, a nossa dor em alegria, tirará os obstáculos do caminho e nos dará vitória.

Deus é assim Ele fortalece o fraco, levanta do pó o desvalido, socorre o necessitado, por isso não hesite em buscá-lO, pois Ele está com ouvidos atentos e suas mãos sempre estendidas pronto a socorrer.






_____________________
¹ I Samuel 30.1-31









Agrade ao Senhor

Não servindo somente à vista, como para agradar aos homens,
 mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus,
Efésios 6:6   



Digno de todo louvor, digno de toda glória, digno de toda honra, digno de todo nosso amor é nosso Deus e a Ele devemos dar o nosso melhor, pois Ele merece.

A bíblia nos fala de um homem¹ se ausentou de sua terra deixando seus bens aos cuidados de seus servos, mas antes de partir este homem chamou seus servos e lhe contou que estava partindo e que deixaria aos cuidados dele os seus bens e um a um foi distribuindo para um ele confiou cinco talentos, para outro dois e para apenas um ele confiou apenas deu um talento. Distribuídos os bens este homem partiu e não deu nenhuma ordem, não mandou aumentar a sua fortuna, ele não disse nada, apenas distribuiu os seus bens e partiu.
E assim que o senhor partiu os servos começaram a trabalhar para que os talentos -bens -do seu senhor fossem aumentados e com todo esforço e dedicação trabalhavam para multiplicar o bem que lhe foi confiado e fazia isso sem esperar nada em troca, sem desejar o ganho para si, mas fazia por amor a seu senhor, faziam agradá-lo para que quando voltasse se alegrasse neles e assim foi depois de um bom tempo o senhor voltou para sua terra e chamou os servos para lhe dar conta do que bem confiado e um por um se apresentou diante do seu senhor e feliz da vida contava como havia multiplicado o bem confiado e o senhor contente com desempenho de seus servos elogiou e o recompensou a cada um.

Este servos são um grande exemplo para nós, pois a atitude deles nos ensina que devemos fazer tudo visando somente agradar ao Senhor e jamais agir buscando satisfazer os nossos próprios interesses . Devemos servir por amor, porque queremos ver o reino crescer e não esperando recompensa, pois a nossa recompensa  não são as bênçãos que certamente o Senhor nos dará, mas a maior recompensa é de poder servir a este Deus de amor.





_________
¹ Mateus 25.14-23




Perto do Pai

 Chegue-te aqui [...].
Ele se achegou e o beijou.
Então, o pai aspirou o cheiro da roupa dele e o abençoou.
Gênesis 27.21-27



Deus é um Deus abençoador, mas as Suas bênçãos não são para todos, mas somente para aqueles que temem o Seu nome andam em Seus caminhos e buscam Sua face.

Isaque temia ao Senhor e andava em Seus caminhos e buscava a Sua face e por isso foi grandemente abençoado. Isaque agora era casado e esperava com sua esposa a chegada dos filhos que estavam para nascer. Passados os meses chegou o grande dia de Rebeca dar a luz e o primeiro a nascer foi Esaú este era ruivo com corpo revestido de pelos. Em seguida agarrado em seu calcanhar nasceu outro menino e lhe deram o nome Jacó.
Os meninos cresceram se tornaram homens e Isaque seu pai já avançados em dias com seus olhos enfraquecidos chamou seu filho mais velho Esaú e lhe disse para lhe preparar um cozido, pois como estava velho e não sabendo quanto tempo ainda iria viver queria abençoa-lo para assim ficar em paz.
Esaú foi caçar para preparar o cozido para seu pai, mas Rebeca sua mãe tinha escutado toda a conversa aproveitando a saída de Esaú correu até seu filho mais novo Jacó e com ele armou um plano para enganar Isaque e fazer com que ele abençoasse Jacó em lugar de Esaú e para isso Jacó se vestiu com as roupas do irmão e com pele de cabrito cobriu as mãos e pescoço enganando Isaque e quando Esaú voltou da caça para presença do seu pai não havia mais nada a ser feito  já era tarde perdeu a bênção, pois Isaque já havia dado a bênção da primogenitura para Jacó. Esaú perdeu a bênção não só porque Jacó trapaceou, pois se você isso o Senhor Deus não permitiria que ele fosse enganado, mas Esaú perdeu a bênção bem antes quando não valorizou e a trocou por um prato de lentilhas.
  
Através da vida de Jacó e Esaú aprendemos que perto do Pai temos tudo somos protegidos e em tudo seremos ABENÇOADO, mas se como Esaú não valorizarmos a nossa condição de filho e “sairmos para caçar”, ou seja, nos afastamos da presença do pai perderemos a bênção.

Muitos querem a bênção, mas se esquecem que para ser ter a benção é preciso ter primeiro aquele que tem poder para abençoar.Por isso se aproxime do Senhor, faça dEle a Sua morada não só pelas bênçãos que Ele tem para nos dar aqui, mas sim por tudo o que Ele é.



Confie em Deus seras abençoado

Bendito o homem que confia no Senhor
Jeremias 17. 7


O dicionário diz que confiar é crer; acreditar na verdade das intenções ou das palavras de alguém. Na palavra de Deus aprendemos também que confiar é obedecer. Eu verdadeiramente mostro que confio em Deus quando obedeço e pratico Sua palavra e por confiar- obedecer- como diz em deuteronômio 28 serei abençoado, mas se eu não confiar, ou seja, desobedecer maldições me alcançarão e através da vida dos grandes homens na fé podemos comprovar esta verdade.

Deus criou um jardim e colocou o homem junto com sua mulher para viver lá. O jardim era o melhor lugar do mundo e Adão¹ e Eva podiam desfrutar de tudo que havia lá exceto do fruto da árvore que ficava no meio do jardim.
Desde inicio o Senhor Deus havia ordenado para não comessem do fruto da árvore e por muito tempo Adão obedeceu, mas houve um dia em que sua mulher Eva não vigiou e a serpente aproveitando o momento começou uma conversa com Eva levando-a a deixar de confiar na Palavra de Deus para confiar em suas palavras e convicta de que o que a serpente lhe dizia era verdade Eva pegou o fruto comeu. Adão tinha tudo para confiar em Deus, ele tinha a melhor casa, a melhor comida e desfrutava todos os dias da companhia de Deus tudo lhe era favorável não tinha porque não confiar não acreditar nas palavras de Deus, mas mesmo assim ele optou por não confiar e deu ouvido a sua esposa e comeu do fruto e o resultado disto é que dos dois foram expulso do jardim e partir deste dia tudo lhe foi mal a terra se tornou maldita com esforço comiam do fruto da terra Eva em dores dava a luz e até entre os filhos houve maldição, pois um matou o outro.

Em contrapartida vemos Pedro² ele tinha tudo para não crer, mas escolheu confiar. Pedro era um pescador e conhecia bem o mar, mas toda sua experiência de nada valeu, pois ao passar a noite toda no mar voltou para praia com as redes vazias. Na praia estava Jesus a pregar e ali observou que Pedro não trouxe sequer um peixinho e estava a lavar a sua rede Jesus então diz para ele voltar ao mar e lançar a rede à direita. Pedro estava cansando e sabia que não tinha nenhum peixe no mar, pois se o tivesse ele teria pegado. O cenário não era favorável e tudo conspirava para Pedro não crer, não dar ouvido para Jesus, mas Pedro escolheu confiar no Senhor obedeceu e voltou para mar e pescou tantos peixes que seu barco estava a ponto de afundar.

Confiar em Deus obedecê-lo é uma escolha que não depende do momento que vivemos, ou seja, quando tudo em minha vida vai bem quando tudo é favorável eu tenho minha fé em alta e confio nEle, mas se um vento forte soprar e o cenário mudar minha fé se abala e eu deixo de confiar e obedecer a Ele.
Não é isso que a bíblia nos ensina, não é isso que Deus quer de nós, porque haverá momentos em nossa vida favoráveis, momentos estes que nos levarão a confiar ainda mais em Deus e em suas promessas, mas haverá também momentos onde as circunstancias não serão favoráveis e tudo nos levaram a duvidar e deixar de crer e confiar.

Adão tinha tudo para confiar e não confiou já Pedro tinha tudo para não confiar e confiou. Que sejamos como Pedro que a nossa confiança em Deus não seja firmada em circunstância, mas sim em Sua palavra naquilo que Ele é  porque sabemos que Deus é bom e Seu poder é infinito e em todo tempo em todas as circunstancias Ele é digno de confiança nEle podemos e devemos confiar sempre.




______________
¹ Gênesis 3.1-6
² Lucas 5.1-6




Guerreando as guerras do Senhor

Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele,
teu servo irá e pelejará contra o filisteu.
 I Samuel 17.33


A vida tem suas lutas e diante dela não podemos nos acovardar e sim nos posicionar e como bons soldados pela fé enfrentar os desafios que surgir em nosso caminho, pois não estamos aqui em um parque de diversão, mas em uma batalha, uma guerra espiritual contras as forças das trevas.

Israel vivia também tempo de guerra e Eliabe, Abinadabe e Samá  filhos de Jessé  se alistaram no exército de Israel para servir o rei Saul. Seu pai os abençoou e eles partiram, mas passado algum tempo preocupado querendo ter noticias de seus filhos Jessé pediu a Davi que fosse até o acampamento e levasse provisão para seus irmãos a fim de saber se estavam bem com saúde e assim que soubesse noticias voltasse para dar as boas novas.
Davi prontamente obedeceu e sendo madrugada se levantou e seguiu para encontrar seus irmãos, mas ao chegar lá eles não estavam mais no acampamento e sim já estavam na batalha se posicionando para pelejar contra os filisteus. Davi então deixou aos cuidados do guarda a bagagem e correu ao encontro de seus irmãos e ao chegar até fronte logo viu seus irmãos e com eles falou, mas também neste mesmo instante vinha subindo um filisteu chamado Golias que intimidava e afrontava a todo Israel e todos os soldados e até mesmo o rei Saul  o temia, pois este era um gigante e diante dele os israelitas não passavam de formiguinhas tamanho era a altura e as armas e vestimenta que usava. Golias se envaidecia, pois sabia que ninguém entre os israelitas tinha coragem para enfrentá-lo e ele então cada vez mais afrontava Israel.
Davi ouviu e viu com seus próprios olhos o tamanho do problema que Israel tinha que enfrentar e diante dele Davi não temeu e mesmo não sendo soldado, mesmo não tendo que pelejar Davi tomou esse “problema” essa responsabilidade para si e se dispôs a pelejar contra Golias, mas isso só aconteceu porque o Senhor Deus quis e levantou Davi para este propósito lutar contra Golias e assim ele enfrentou e o matou Golias diante de todos dando vitória a Israel.
  
Deus é sempre o mesmo Ele não muda e como Ele levantou Davi para lutar por Israel Ele  também nos levantou.Os dias são maus e basta olharmos para lado para vermos que muitos assim como os israelita estão sendo afrontados, intimidados pelo inimigo, outros em sofrimento sendo afligindo com toda sorte de mal,  doenças, oprimidos e aprisionados e é por isso que temos que agir como Davi e nos levantar e tomar para nós essa responsabilidade, ou seja, ajudar estas pessoas, lutar por estas vidas, pois foi para isso que Jesus nos chamou e  nos fez soldados do Seu exército para que em Seu nome lutemos e  libertemos Seu povo das mãos do inimigo e faremos isso falando dEle e de tudo que Ele fez para nos dar salvação.

Por certo encontraremos oposição, o inimigo esbravejará, tentará de alguma formar nos paralisar amedrontar, nos enganar fazendo-nos pensar que ele é forte e invencível, mas Maior e mais Poderoso é o que está em nós e nada detém o Seu agir.Por isso não devemos temer, nem desfalecer o coração diante dos gigantes que surgir Deus é conosco e em Seu nome venceremos.



Vencer ou ser vencido

Chegando as vinhas de Timna
eis que um leão novo bramando lhe saiu ao encontro.
Então, o Espírito do Senhor de tal maneira se apossou dele, que ele 
o rasgou como quem rasga um cabrito, sem nada ter na mão.
Juízes 14.5-6

 A vida tem seus desafios e haverá momentos que a ela exigiram de nós coragem, garra e fé ou lutamos ou lutamos ou vencemos ou seremos vencidos  não temos outra opção a não ser encarar o que estiver em nossa frente e confiar, pois Deus está conosco e nos dará vitória.

Sansão confiou e lutou e venceu. Sansão foi escolhido por Deus desde ventre de sua mãe para libertar Israel das mãos de seus inimigos os filisteus e por ser escolhido de Deus Sansão não podia viver como qualquer um, mas tinha que seguir algumas regras que o Senhor havia dado a seus pais antes mesmo que ele nascesse e assim foi Sansão nasceu e crescia cumprindo tudo que o Senhor ordenará a seus pais, mas o tempo passou Sansão cresceu e agora era homem feito querendo construir família e por isso pensou em se casar e entre as mulheres de seu povo não havia nenhuma que o agradasse e por isso ele resolveu ir buscar entre os filisteus uma mulher para se casar.
Seus foram contra e dizia para ele se casar com uma mulher de seu povo, mas Sansão estava mesmo decidido e então seus pais acabaram cedendo e seguindo com ele rumo a Timna para conhecer a mulher que ele havia escolhido.
Sansão e seus pais caminhavam em direção de Timna quando passavam pelas plantações de uvas eis que um leão novo cheio de força, saúde e vigor apareceu e bramando com toda fúria veio contra Sansão para atacá-lo.Diante de tal situação Sansão só tinha uma opção ou lutar e matar o leão ou se acovardar temer e ser morto por ele. Sansão escolheu lutar, escolheu vencer e cheio de coragem e de Deus Sansão encarou o leão e como se rasga uma folha de papel assim ele fez com o leão matando com suas próprias mãos.

A vida de Sansão nos encoraja a lutarmos e refletirmos se diante das situações difíceis, das lutas e problemas temos nos acovardado, agimos como perdedores, como fracassados  que não lutam não oram, não buscam em Deus a solução e ficam só a reclamar e murmurar sofrendo  na mão do inimigo ou se somos como Sansão nos enchemos de coragem (Deus)e fé e encaramos confiantemente o que vier pela frente na certeza de que Maior é o que está conosco¹ e no tempo certo Ele nos dará a vitória.

A escolha é nossa lutar e vencer ou se acovardar e ser um perdedor.

Como Sansão Deus também nos escolheu e fez de nós povo forte predestinado a vencer e é por isso que nada devemos temer, com Deus em nossa vida é vencer ou vencer e se ainda não vencemos é porque ainda não chegou o fim, pois o Deus que nunca soube o que é perder e nos dará nEle vitória, nEle somos imbatíveis e não haverá leão que possam nos derrotar.

  



________
¹ I João 4.4



Não prevalecerá

... E sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as
portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Mateus 16.18   



 Deus fez para si um povo forte, mas aquele povo forte filhos do Deus forte não passava de bichos acuados e amedrontados.Após a morte de José o povo de Deus se multiplicou crescendo de tal maneira que faraó temeu, pois era mais poderoso e numerosos que os  egípcios e diante desta ameaça faraó fez do povo hebreu escravos e por quatrocentos anos viveram debaixo do jugo de faraó.

Depois de quatrocentos anos de escravidão no Egito finalmente o povo de Deus saí do Egito rumo à terra prometida¹, mas antes de sair do Egito Moisés travou uma grande batalha com faraó e cada resistência dele contra o povo de Deus o Senhor enviava pragas que causava grande mal ao Egito, mas Faraó era realmente casca dura e Deus endurecia seu coração para não largar o “osso” (liberar povo) facilmente e de toda forma tentava negociar com Moisés dizendo que eles poderiam ir, mas que deixassem sempre algo para trás.
Moisés era firme e não cedia, pois sabia que Deus era poderoso e os libertaria com tudo que lhe era de direito nem uma só unha ficaria no Egito e assim foi após a última praga faraó permitiu que povo de Deus partisse e eles seguiram deserto rumo à terra prometida até que se depararam com grande mar em sua frente.
Neste mesmo tempo Deus colocou no coração de faraó que fosse atrás dos hebreus e perseguissem para fazê-los voltar para o Egito, mas tudo isto era um plano de Deus para destruir de vez faraó.
Deus fez algo extraordinário abriu mar diante de uma multidão de pessoas e os fez caminhar por entre paredes de águas até chegaram do outro lado do mar, mas no encalço deles estavam faraó com seus carros e soldados e só quando todo povo hebreu estava em terra firme que Deus ordenou que Moisés estendesse a mão sobre o mar e o mar então se fechou e todo exército de faraó pereceram no mar morreram afogados.

Por muitos anos o povo de Deus viveram com medo sob o jugo pesado de Faraó, mas Deus os fez livres e livres também somos por meio de Jesus.Mas como no passado faraó-diabo- até hoje tenta escravizar manter preso sob seu jugo ele vem contra nós com toda fúria e como um leão que ruge ² ele tenta nos intimidar, amedrontar fazer com que temamos à ele e não confiemos em Deus em Sua grande e poder.

Mas sabemos que por mais que ele tente nunca prevalecerá contra nós Deus já o derrotou o expôs ao desprezo triunfando dele na cruz ³ e é por isso que não devemos temer, mas nos levantar e em alta voz e com toda autoridade decretar que ele saia do nosso caminho, da nossa família, das nossas finanças, da nossa saúde, pois nos foi dado autoridade e por isso ele tem que se submeter ao poder do nome de Jesus através de nós.

Somos povo de Deus, nação santa, povo escolhido e se há alguém que tem que temer e bater em retirada este alguém é o inimigo, por isso fique firme no Senhor, fortaleça-te na força do teu poder 4, pois nEle somos e seremos sempre imbatíveis.





______________ 
¹ Êxodo 14.1.31
² I Pedro  5.8
3 Colossenses 2.15
4 Efésios 6.10




Na casa do Pai

O que habita no esconderijo do altíssimo
e descansa à sombra do onipotente.
Salmo 91.1

Durante nossa caminhada com Deus pode acontecer que por conta das lutas e adversidades pouco a pouco sem que percebemos vamos deixando que a chama do primeiro amor se apague. A vida com Deus é construída diariamente através de busca, oração, leitura da palavra, comunhão, pois se assim não fizermos por certo ficaremos fracos desanimados e vazios. Somos como uma bateria que longe da energia vamos cada dia enfraquecendo, enfraquecendo até esgotar.

O filho pródigo é um exemplo disto, ele que vivia em plena comunhão com pai e por viver na casa do pai era cheio de vida usufruía de tudo de melhor que seu pai oferecia, ele tinha como uma boa casa, boas roupas e se alimentava com a melhor comida sem falar de todo amor e cuidado de seu pai lhe cercava. Mas este jovem não valorizou tudo que tinha e se iludiu com as coisas deste mundo e pegou toda a sua herança tudo que o pai lhe deu e foi para uma terra distante e lá gastou tudo ficando na mais total miséria e só depois de muito sofrer  que ele caiu em si e se lembrou da casa do pai e de tudo que tinha quando vivia lá e arrependido decidiu voltar para lugar do qual nunca deveria ter saído.

Este jovem chegou diante do seu pai  todo sofrido suas vestes que outrora era belas e limpas, agora não passava de trapos. Seus pés que calçavam os mais belos sapatos agora estavam descalços e sujos e sua aparência física agora era de dar pena magro e abatido não parecia ser aquele jovem cheio de vida que um dia saiu da casa do pai, mas mesmo assim mesmo ferido magro abatido e sujo  seu pai o reconheceu e correu em sua direção e acolheu em seus braços e imediatamente trocou suas vestes pôs sapatos em seu pés e saciou a sua fome.

Não há nada como a casa do pai, como colo do pai, como abraço do pai. Não há ninguém que nos ame como pai nos ama e como o pai do filho prodigo assim também é o Pai Celestial não há ninguém que nos ame e queira o nosso bem como Ele e é por isso que  quando vivemos em sua presença desfrutamos do melhor temos boa casa, boa roupa, boa comida e muuito amor.Todas estas coisas não representam só as coisas materiais, mas também as espirituais, a boa casa é Deus é a proteção e segurança de viver em sua presença, as roupa são as nossas vestes espirituais lavadas no sangue do cordeiro, a comida é Palavra de Deus o pão diário que nos alimenta e fortalece a nossa alma.

É por isso tudo isto que jamais devemos agir como filho pródigo, não abra mão do céu, não abra mão de Deus escolha viver nEle e para Ele hoje por toda a eternidade.



Dependa somente de Deus

Ordenou-lhe que nada levasse para o caminho exceto um bordão.
Marcos 6.8
  

O primeiro verso do salmos 23 diz: O Senhor é o meu pastor e nada me faltará, só este primeiro versículo já seria o bastante para nos fazer entender sobre o cuidado de Deus conosco, pois o pastor é aquele que cuida da ovelha que a protege cercando de todo cuidado e jamais deixará só a mercê da própria sorte, mas a contrário o verdadeiro pastor fará de tudo para que sua ovelha viva bem e em segurança. 
Davi sabia bem o que era ser um pastor, pois eles era um  e não satisfeito segue relatando sobre o cuidado de Deus segue falando sobre tudo que o Pastor faz com suas ovelhas (nós) lhe dando repouso, refrigério em tempos e aflição, abundancia  e nos momentos difíceis de perigos e morte a ovelha não tem o que temer porque sabe que Pastor- Deus- estará com ela e o seu bordão à consolará, ou  seja, saber que Pastor - Deus- está com ela já bastava era tudo que ela precisava.

Muitos anos depois veio Jesus e novamente ouvimos falar do pastor, Jesus é o Bom Pastor Aquele que dá a vida por suas ovelhas e novamente aprendemos que se temos Ele temos tudo e isto basta.

O Bom Pastor Jesus trabalhava incessantemente para levar o reino de Deus à todos e para isto percorria todos os lugares, cidades grandes, cidades pequenas, vilas, aldeias em todo lugar era proclamado o reino dos céus e para ajudá-lO nesta missão Jesus chamou os discípulos e de dois a dois os enviou para que percorressem também à todos os lugares pregando o evangelho e deu a eles autoridade e recomendou  que nada levasse para o caminho, nem pão, nem alforje, nem dinheiro e que fosse apenas com uma sandália e levasse apenas um túnica e  a única coisa que deveria levar seria o bordão.
Os discípulos estavam diante de um grande desafio, pois sair mundo à fora, sair da zona de segurança e conforto sem ao menos  ter dinheiro, alimento, sem ter nada além da fé era um grande desafio, mas este homens precisavam aprender que o que eles realmente  precisavam  era Jesus e foi por isso que Jesus lhe deu autoridade e a segurança, a proteção não estava nas coisas ou pessoas, mas estava em Deus e a grande lição era aprender  a depender somente de Deus e não se estribar em seus próprios recursos.

Somos os discípulos da vez e Jesus também quer de nós que em nosso caminho (vida) levemos apenas o bordão, ou seja, que aprendemos a confiar e depender somente dEle,pois podemos ter muito dinheiro, pão, túnicas e sandália em abundancia, mas em nada disso devemos nos estribar, pois tudo isto é daqui e perecerá.
Somente Deus é eterno e o Seu poder é infinito e nEle devemos confiar a nossa vida, pois Ele é o Paistor e em tudo nos ajudará.



A Esperança vive

Então, se lembraram das suas palavras.
Lucas 24.8


O ser humano tem a tendência de se esquecer com muita facilidade das coisas boas que lhe acontecem e de se lembrar das coisas ruins que lhe aconteceram. A bíblia nos adverte sobre isso e diz a nós que devemos trazer à memória aquilo que nos faz bem que nos traz esperança e não viver de lembranças triste chorando ou se lamentando pelo que se foi.

Jesus era seguido de perto por muitos e dentre este algumas mulheres seguiam e serviam à Ele.Jesus estava morto há três dias e sendo ainda madrugada estas mulheres foram até o túmulo para preparar o corpo com aromas e bálsamo. Elas seguiam para o túmulo tristes, sem expectativas, sem esperança, com a lembrança do Mestre na cruz  de todo Seu sofrimento e agarradas a estas lembranças seguiam para túmulo com a certeza que ia encontrar um corpo, mas para a surpresa de todas ao chegar no túmulo logo perceberam que a pedra que o vedava estava removida e ao entrar viram que o corpo de Jesus não estava mais lá e desesperadas olhavam uma para outra buscando respostas, pois não estavam entendendo o que estava acontecendo Jesus havia morrido isso era fato e por si só não poderia ter saído do túmulo e então quem teria levado o corpo de Jesus e foi então que nesta hora dois anjos apareceu e disse para elas que Jesus não estava ali, mas havia ressuscitado e elas meio que sem acreditam no que estavam acontecem abobadas diante de tal revelação se lembraram das palavras de Jesus e da promessa feita de que iria ressuscitar.

Quantas vezes agimos como estas mulheres nos esquecer das promessas de Deus e de quem Ele é e daquilo que Ele fará em nossas vida e passamos a crer nas circunstancias e vivemos nossas vidas sem expectativas de melhoras como derrotados e não como filhos de Deus, ou seja, vivemos e cremos naquilo nas circunstancias, nos momentos de vida e não pela fé, pela palavra. Mas a Palavra de Deus  é verdadeira e devemos nos agarrar à elas e em suas promessas como náufragos em meio ao oceano, pois só assim nos manteremos vivos (nEle) neste mar da vida  até o fim.

A esperança não morre jamais escreva está verdade na tábua do seu coração para nunca mais esquecer a Esperança chama-se  Jesus, Ele está vivo e reina para todo sempre em breve voltará, se agarre com todas as nossas forças a esta verdade e viva esperando por Ele.





Ele vive eternamente

 Em verdade, em verdade vos digo; se o grão de trigo caindo na terra 
não morrer, fica ele só, mas se morrer, produz muito fruto.
João 12.24 


Melhor é o fim das coisas do que seu princípio assim diz o Senhor e através da vida do nosso amado Jesus podemos contemplar esta grande verdade.

Jesus foi crucificado e a diante de sua cruz estavam milhares de pessoas que de perto e de longe observavam o desfecho da história.
Olhares atentos a espiar alguns como que sorrindo cheios de alegria assistiam final do embusteiro. Em contrapartida olhares triste carregados de lágrimas contemplavam o sofrimento do Salvador que bravamente resistia a todo seu sofrimento como somente um Deus Forte poderia fazer.
Diante de todos o Príncipe da Paz clamava paz ao Pai por aqueles que queriam guerra que arquitetaram o seu mal rogavam ao Deus de amor que tivesse compaixão daqueles que sem nenhuma lhe pregou na cruz.
O Pai da Eternidade estava ali ferido preso em uma cruz e tudo isso para dar a nós chance de vivermos a eternidade ao Seu lado e para isso um alto preço estava sendo pago.
No alto daquela cruz o Deus Maravilhoso entregava  ao Pai o seu espírito e todo o seu sofrer não havia mais nada a ser feito estava consumado.
A terra vê e chora, geme e com um uivo de dor se estremece,se contorce, as rochas se fendem como um coração dilacerado pela dor por ver o Criador padecer e então ela O acolhe como uma mãe acolhe seu filho próximo ao seu coração para lhe aquecer.
O coração do Filho volta a bater e aquela que o acolheu no coração por três dias e três noite gargalha de júbilo, pois o que estava morto vive e um terremoto de alegria a toma ela estremesse de felicidade  suspira profundamente e aliviada já não há mais  pedra sobre o túmulo e então os olhos daqueles que choravam voltam a se alegram, pois testificam que o túmulo está vazio Ele vive!

O mundo que outrora estava em trevas agora viu a grande luz e depois deste dia o mundo nunca mais foi o mesmo.
A nossa história é dividida em dois, nada é mais igual e tudo isso porque um Deus de amor que por me amar tanto abriu mão de Sua glória fez um mortal e veio viver aqui para que um dia eu pudesse viver ao Seu lado e este Deus é o Deus  Maravilhoso, o Salvador do mundo, o Incomparável, o Majestoso, o Poderoso Jesus Cristo e  a Ele seja dada toda honra, toda a glória e todo Poder para sempre!




Não perca a confiança

Não abandoneis, portanto, a vossa confiança, ela tem grande galardão.
Hebreus 10.35



Deus é Deus em todo tempo. Deus é bondoso e jamais devemos atribuir a Ele qualquer mal, pois Deus é bom em todo tempo. O mundo não entende o agir de Deus e muitos só conseguem ver que Deus é Bom quando tudo está bem quando Ele nos cerca de bênçãos e alegrias  caso contrário Deus não nos ama e nem nos quer bem, mas todas estas coisas são mentiras do diabo e tem o intuito de confundir a nossa mente e abalar a nossa fé e confiança em Deus.

Jesus o Filho de Deus o próprio Deus viveu isto Satanás queria fazer com que Jesus duvidasse do Pai e não cumprisse a Sua missão.
Jesus veio para terra e embora estivesse “longe” do Pai, pois Jesus estava aqui na terra e o Pai no céu Eles nunca se separaram nunca ficaram longe, pois Jesus vivia uma vida em comunhão e todos os dias Ele se apartava dos discípulos ia para o monte ficar a sós com Pai. Jesus conhecia o Pai foi Ele que disse: ”Assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço Pai”¹ Jesus sabia quem era Deus e por isso pregava com todo propriedade e levava a todos crerem e a confiar no Pai assim como Ele confiava.
Jesus foi preso, acoitado e depois de estar todo ferido foi levado ao monte gólgota para ser crucificado e quando estava lá pregado no alto daquela cruz os que ali estavam escarneciam dEle dizendo: Não é você que destrói o santuário e em três dias o reedifica? Não é você que salva  os outros e a si mesmo não pode salvar? Você não é o Filho de Deus? Você confiou em Deus falou tanto à seu respeito e agora cadê Ele para livrá-lo desta cruz? Olha se Ele realmente lhe amasse e quisesse o seu bem tiraria você daí².
Jesus ouvia a tudo calado e nem mesmo tantos impropérios, tantas mentiras foram capazes de fazer com que por um segundo sequer Jesus duvidasse do amor e caráter do Pai ou pensasse que sua confiança e o seu sacrifício foi em vão Jesus sabia quem era o Pai e isto lhe bastava.

A vida tem seus dias mal e são nestes dias que a nossa fé será provada, pois o dia mal é um tempo nos vemos fragilizados e o inimigo de nossa alma não perderá a oportunidade  e tentará  abalar jogar cal na nossa fé, nos fazer duvidar do amor e cuidado do Pai e nos fazer desistir do caminho.

Por isso, quando o dia mal vier tapes os ouvidos não dê crédito a mentiras do diabo esteja sempre vigilante guarde a sua confiança, pois Deus  é bom em todo tempo  Ele jamais nos deixará a mercê da nossa própria sorte e como Jesus no Pai podemos confiar, pois Ele jamais nos decepcionará.





________________ 
¹ João 10.15
² Mateus 27.40-43




Venceremos

Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas.
Salmo 18.26      



Após a morte de Moisés Josué foi encorajado por Deus a dar continuidade a missão de Moisés que era conduzir o povo rumo à terra prometida e assim Josué fez e o primeiro passo era seguir com povo atravessar o Jordão chegando a salvo do outro lado do rio. Depois da travessia todo povo de Israel se acampou defronte a Jericó e com medo dos filhos de Israel a cidade de Jericó se fechou. Jericó era uma cidade muito bem guardada com grandes muralhas e fortes homens e derrubar aquelas muralhas aos olhos humanos era impossível. Mas Deus era com Israel e havia entregado Jericó seus homens valentes e o rei nas mãos de Israel e por isso não havia o que temer a vitória era certa e assim Deus o fez, Deus agiu derrubou as muralhas, os inimigos foram destruídos e a vitória foi de Israel.

Para Israel Jericó era a “grande muralha a pedra no sapato” que incomodou e atrapalhou o avançar rumo à promessa e para nós não é diferente, pois na estrada da vida iremos nos deparar com grandes muralhas teremos muitas pedras em nosso sapato e estas pedras ou melhor estas muralhas estão muitas vezes representados pelas situações difíceis, por problemas familiares, financeiros, ministeriais e até mesmo na saúde muralhas estas que aos nossos olhos e devido ao momento difícil que vivemos momentos onde a nossa fé  fraqueja chegamos até a pensar que estas muralhas são indestrutíveis e ultrapassa-las é impossível, mas a mente o coração humano nos engana, pois se lembramos da grandeza do nosso Deus  se nos atentarmos para o tamanho do Seu poder o que são as muralhas diante do Todo Poderoso elas não passam de pó elas são um nada.

Por isso não devemos temer nem pensar em desistir ou entregar os pontos diante das gigantes muralhas, pois nada impedirá de avançarmos com Deus venceremos com Ele saltaremos todas as muralhas que estiver diante de nós, pois Ele segurará firme em nossas mãos e com Seu poder nos impulsionará para frente rumo à vitória.

O Deus que nunca perde é o nosso Deus e nEle podemos todas as coisas.





Deus já deu a solução

Fez vir fome sobre a terra e cortou meios de se obter pão.
 Adiante deles enviou um homem, José, vendido como escravo.
Salmos 105.16-17



  
Tudo na vida tem um propósito, tudo tem os seus porquês e mesmo que a gente não entenda o agir de Deus, Ele está no controle e sabe muito bem o que está fazendo.

Deus sabia o que estava fazendo quando permitiu que José vivesse todo o seu drama.O jovem José não teve uma vida nada fácil ele muito cedo perdeu a mãe e por ciúme dos irmãos foi vendido com escravo, depois senão bastasse isto José foi vitima de uma grande mentira, mentira esta que lhe custou longos anos na prisão. 
A vida seguiu e os planos de Deus na vida de José não pararam até que ele foi lembrado pelo copeiro e finalmente saiu da prisão foi para palácio e lá depois de interpretar o sonho de Faraó acabou conquistando sua confiança e Faraó fez dele chefe no Egito.
Anos e anos se passaram até que houve grande fome no mundo e Israel e seus filhos não tinham alimentos  e sabendo que no Egito havia alimento em fartura o patriarca mandou seus filhos irem até Egito para comprar comida, mas para surpresa de todos Deus havia feito de José aquele menino frágil vendido como escravo um governador poderoso e assim José e sua família foram livres da fome e da morte, pois desde inicio Deus já havia traçado um plano para salvá-los.

Eu cresci ouvindo minha mãe dizer que não cai uma folha da árvore se Deus não quiser. E é bem verdade porque não há nada que aconteça neste mundo que Deus não permitiu e não viu Ele é Onisciente, Onipresente e Onipotente Ele é Deus e sendo assim como drama de José lhe era conhecido assim também é a nossa vida para Ele.

Por isso que diante dos dias difíceis, do tempo onde nos vemos aflitos e nos sentimos perdidos em meio a um labirinto sem conseguir ver uma saída  devemos nos lembrar de José, nos lembrar de que para cada problema que surgir em nossa vida Deus já se adiantou e deu uma solução para cada um deles.

 Deus é um Deus que cuida de nós e para tempos de escassez Ele já preparou a fartura, para doença a cura, para o choro o consolo, para perda a restituição. Para tudo Ele tem uma solução, pois tudo  já nos foi dado lá na cruz do calvário de graça e pela graça é só abrir mãos (coração) e receber Jesus.



Servir ao Senhor com alegria

Servi ao Senhor com alegria,
apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmos 100.2



Estar em Deus servi-lO é um privilegio. Deus nos chamou Ele nos escolheu para sermos dEle e só  por isso devemos nos alegrar e sermos eternamente gratos , pois o que seria se nós senão fosse a misericórdia de Deus.

O sacerdote Eli foi escolhido por Deus para servir ao Senhor com amor, obediência e temor e durante muitos anos Eli serviu o Senhor com lhe era devido criou o profeta Samuel no caminho de Deus preparando-o para ser um grande homem de Deus.
Eli envelheceu ficou cego e neste tempo seus filhos era sacerdotes auxiliares e faziam coisas abomináveis ao Senhor e isto irou ao Senhor que enviou até Eli um servo com seguinte recado: ”Eu o escolhi dentro todas as tribos de Israel para ser o meu sacerdote, mas você honras a teus filhos mais do que a mim”¹.Eli se perdeu no caminho perdeu o temor à Deus e colocou filhos em primeiro lugar e como diz a palavra desprezou a Deus e por isto foi desmerecido Deus rejeitou à Eli e toda a sua descendência para sempre ninguém mais O serviria.

Aprendemos através da vida de Eli que muitos servem à Deus sem Deus, ou seja, não estão sendo dirigidos pelo Espírito Santo e vivem em pecado rebeldia e desobediência fazendo o que  bem entende visando somente o seu próprio interesse.Mas sabemos que isto desagradam o Senhor e uma atitude como esta pode custar muito caro até perder a salvação.

Deus busca adoradores, Ele quer servos comprometidos que irão servi-lO em obediência fazendo a obra com amor, temor e alegria. 

Que o Senhor encontre em nós este servo.







________________
¹ 1 Samuel 2.28-34


Alimente-se da Palavra

Maldito homem que comer pão antes de anoitecer,
para que me vingue de meus inimigos.
I Samuel 14.29


A comida é para corpo como a palavra Deus é para o nosso espírito, essencial, pois se não nos alimentarmos física e espiritualmente por certo cedo ou tarde iremos perecer ficaremos fracos.

O povo de Israel vivia um tempo de guerra e por isso seu exército precisava estar forte e preparado para lutar e vencer os inimigos que surgissem pelo caminho. Saul reinava sobre Israel e neste tempo houve guerra contra os filisteus e em meio a guerra Saul fez um voto no qual nenhum soldado israelita podia comer pão até o anoitecer até que os inimigos fossem derrotados. Todo povo temeu o juramento não ousou desobedecer ao rei mesmo quando estavam no bosque e havia mel em abundancia embora o povo estivessem extremamente cansados fracos e famintos não ousaram comer, mas permaneceram fiéis ao rei e ao seu voto.  O voto de Saul foi um voto insensato, pois ele não pensou que como um exército fraco exausto e faminto poderia lutar e vencer forte inimigo.

A vida tem seus desafios e há momentos que passamos por grandes lutas e são nestes momentos de lutas que diferente de Saul e seu exército devemos sim comer do pão.O nosso pão é a Palavra o Pão da Vida  Jesus, o Verbo encarnado e é dEle que devemos diariamente nos alimentar, pois só nEle encontraremos força para vencer os obstáculos e prosseguir firmes na fé.

O Senhor é a nossa força Ele é tudo que precisamos.





Deus Forte e Poderoso

Vendo todo povo, caiu de rosto em terra e
 disse: o Senhor é Deus! O Senhor é Deus.
1 reis 18.39


Estava assistindo o filme vingadores com meu filho e meu esposo e uma cena que chamou minha atenção foi a luta do Incrível Hulk com Loki. Loki era um semideus e estava batalhando contra os vingadores quando foi acertado por uma flecha explosiva que ao explodir em suas mãos o lançou contra um prédio foi então é nesta hora que o Incrivel Hulk apareceu e deu um soco tão forte em Loki jogando ele contra a parede, mas Loki não morreu e se levantou e disse para Hulk:“Já chega vocês são todos inferiores a mim, eu sou um deus criatura ridícula e não serei parado por um...” foi então neste instante  que o Incrível Hulk pegou Loki como um boneco em sua mão e jogou ele por várias vezes contra o chão deixando-o  estirando como se fosse um trapo velho e não contente por destruir o inimigo Hulk  ao ir embora  zombou dizendo:Deus fraco. Esta frase ardeu em meu coração e me fez lembra de Elias e de que só há um Deus Verdadeiro, Forte, Poderoso e Indestrutível.

Os profetas de Baal provaram do Poder do Deus verdadeiro. Elias¹ estava cansado de ver o povo cultuar um deus que não era o Deus verdadeiro decidiu então desafiar os profetas de Baal no qual eles teriam que fazer um sacrifício ao seu deus e ele faria também um sacrifico e invocaria ao seu  Deus e aquele deus que respondesse com fogo consumindo o holocausto seria o Deus verdadeiro.Os profetas de Baal aceitaram o desafio e  pegaram um novilho e preparam lenha e invocaram Baal, mas Baal nada de responder. Elias não se deu por satisfeito e zombavam dos profetas dizendo: “Clamai em alta voz, porque é deus, pode ser que esteja meditando, ou atendendo a necessidades ou de viagem ou dormindo”. Mas,nada aconteceu Baal não respondeu.

Foi neste momento que Elias pegou doze pedras representando as tribos dos filhos de Jacó e edificou um altar e fez um rego colocou lenha e dividiu o novinho em dois pedaços e não sendo bastante encheu de água três vezes de maneira que água corria para o rego. Elias clamou ao Senhor e em nenhum momento duvidou que Ele o ouviria e atenderia o seu clamor e por confiar plenamente no Senhor Elias não foi envergonhado o Senhor Deus respondeu e fez cair fogo do céu consumindo o holocausto, a lenha, as pedras, a terra e ainda lambeu a água, ou seja, não sobrou nada e todo povo caiu com rosto em terra e diziam: O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!  

A fé de  Elias nos encoraja a confiar no Senhor em todo tempo e descansar em Seus cuidados, pois Ele zela por nós e jamais nos decepcionará. O Senhor nosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível ² e se temos Ele ao nosso lado não há o que  temer.




______________
¹ 1 reis 18.20-39
² Deuteronômio 10.17
Assista aqui - Trailler- Os Vingadores




Agradecer mais, lamentar menos

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
I Ts 5.18

               
Hoje pela manhã estava lendo em um portal de uma igreja uma mensagem da pastora Ângela Valadão em homenagem a sua filha que no último dia 2 faleceu vitima de um câncer.  E em meio à dor e a saudades ela disse: Obrigado, Senhor, pelo tempo em que Susie aqui esteve... Obrigado, Senhor Ela te pertence e sempre te pertence.

Confesso que estas palavras falaram ao meu coração, pois quem é pai e mãe sabe que um filho é tudo para nós e perde-los é perder parte de si, pois filho é parte que mais dói em nós. Mas quando vivemos pelo Espírito quando entendemos que estamos aqui, mas não somos daqui,que não vivemos para aqui nossa meta é o céu a dor da perda ameniza e recebemos o consolo do Espirito Santo.Susie enfim chegou em casa agora está com Pai e seus pais, filhos e esposo por certo em tempo oportuno também estarão com ela lá na casa do Pai.

Lembro-me de quando o cantor Cristiane Araújo faleceu seu pai em meio à dor e revolta deu uma entrevista dizendo: Será que Deus existe? Não estou criticando este pai, não cabe a mim julga-lo e além do mais não sei como eu agiria se estivesse em seu lugar.Infelizmente nem todos conhecem  Deus e muito menos entende o Seu agir e para muitos Deus só é Deus quando tudo vai bem quando temos saúde, dinheiro já quando perdemos algo Deus deixa de ser Deus.

A mulher de Jó agiu como este pai ela quando viu seu mundo desabar disse a Jó “amaldiçoa a Deus e morre”. Ela ficou revoltada com tudo que estava vivendo, ela não entendia como seu marido podia adorar a Deus em uma situação terrível como esta, talvez lá no fundo do seu coração ela culpava à Deus por tudo que lhe acontecerá.  
Jó era homem fé e como resposta disse: “Falas como qualquer doida, temos recebido o bem de Deus e não receberíamos o mal”. Na verdade Jó não estava dizendo que Deus era um Senhor Cruel e Mal capaz de causar sofrimento e dor. O que Jó queria dizer era que o dia mal vem para todos e o fato disto acontecer não faz com que Deus deixe de ser Deus em sua vida.

Com tudo isto aprendo que não deve só focar meus olhos naquilo que perdi na minha dor ou momento difícil que esteja vivendo e nem posso permitir que a dor e sofrimento envenene a minha alma fazendo de mim uma murmuradora.Temos que ser gratos sempre, mesmo em meio a dor e luto em tudo dar graças assim diz o Senhor. Agradecer mais, lamentar menos, que esse seja o lema em nossa vida.



Organize o armário, limpe as gavetas

Põe em ordem a tua casa [...].
Isaías 38.1


Ano novo chegou e com ele a esperança de um tempo melhor. O ano novo também é tempo para reavaliar a vida, corrigir erros e com coração disposto jogar fora tudo que nos faz mal, tudo que desagrada o Senhor, pois Deus se agrada dos que O temem daqueles que andam em retidão e obediência, pois estes alcançarão favor diante dEle.

Ezequias andou em retidão diante de Deus e por isso alcançou o favor. Ezequias foi um bom rei tirou os postes- ídolos idolatria de Israel abriu o templo restabeleceu o culto a Deus e tudo isto agradou o Senhor, mas infelizmente nem tudo estava perfeito e havia coisas a serem feitas. Ezequias ficou doente para morte e Deus enviou até ele o profeta Isaías com recado dizendo para Ezequias colocar sua casa em ordem porque morreria e não viveria. Ezequias “tremeu” diante do recado do Senhor e virou o rosto para a parede e chorou e orou ao Senhor e O lembrou de quanto ele havia andado em fidelidade e inteireza de coração e o Senhor ouviu a oração de Ezequias e lhe acrescentou anos de vida a ainda o livrou das mãos de seu inimigo.

Deus é bom e Sua misericórdia é infinita Ele é tardio em irar-se e é por isso que Ele dá a nós a cada novo dia a chance de nos consertarmos de colocarmos a nossa “casa em ordem”. "Casa" não é o espaço onde moramos, casa vai além das paredes, casa é o nosso coração, a nossa vida e para que esta casa esteja em ordem e permaneçam de pé é preciso colocar Deus no centro de tudo, devemos viver para Ele fazendo tudo para honrá-lo e agradá-lo e fazemos isso quando vivemos em obediência, nos  afastamos do pecado,corrigimos os nossos erros tirando de nossa vida toda a sujeira.

Por certo colocar a nossa casa em ordem não será fácil, mas não estamos sozinhos nessa empreitada temos a ajuda o Espírito Santo, por isso mãos a obra é hora da faxina levante o tapete organize o armário (nossa vida) e limpe as gavetas (nosso coração), pois com dedicação e perseverança tudo ficará em ordem e limpo e o nosso interior brilhará e refletirá  a imagem do nosso Salvador.