Filhos amados

Ora Israel amava mais a José que a todos os seus filhos.
Gênesis 37.3


Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna ¹.
É lindo ver como João define o amor que Deus tem por nós dizendo que Ele nos amou de tal maneira. Tal maneira é um modo que João encontrou para dizer que o amor do Pai não podia ser expressado com palavras e nos dá a ideia de algo tão grande que não tem medida que nem se pode imaginar. É João estava certo o amor de Deus é realmente extraordinário, imensurável, amor este que fez de nós pobres miseráveis pecadores filhos do Rei herdeiro da promessa.

A bíblia nos fala de Jacó que como pai também amou seu filho José de tal maneira. José era o filho preferido de Jacó o mais amado entre os irmãos e embora fosse o mais querido foi o filho que mais sofreu.
José viveu tempos bem difíceis foi traído pelos irmãos e vendido como escravo. José viveu longe da presença do seu pai e soube bem o que era abandono e solidão. Por muito tempo José viveu assim, mas não se deixou esmorecer e manteve a fé em Deus e Deus não o decepcionou José foi exaltado e voltou a desfrutar do prazer de viver em família.

Assim como José nós também somos filhos amados do Pai e por sermos filhos amados é que seremos alvo do ataque do inimigo que tentará de mil maneiras nos afastar do Pai, roubar de nós o prazer que é viver uma vida em Sua presença em comunhão, santidade e entrega buscando à salvação.

José caiu na armadinha do inimigo quando saiu de perto de seu pai seus irmãos aproveitaram a oportunidade e armarem contra ele vendendo-o como escravo.
Assim também será conosco o inimigo de nossa alma está à espreita esperando o momento certo uma oportunidade para nos atacar "o diabo, vosso  adversário, anda em derredor como leão que ruge procurando alguém para devorar ²", por isso, não dê brecha a ele, seja vigilante, não saia da presença do Pai nem por um minuto, mas viva de forma santa, fazendo do Senhor a sua morada, pois só vivendo no Senhor e nos escondendo em Suas asas é que estaremos de fato seguro e o mal não alcançará.





__________________
¹ João 3.16
² I Pedro 5.8







A oração muda as coisas

Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.
Tiago 5.16


Na vida às vezes vivemos situações que a primeira vista são assustadoras, mas depois de nos acalmarmos e orarmos buscando o socorro de Deus vemos que aquilo que parecia ser o fim era apenas uma pedrinha no caminho que o Senhor Deus tirou com louvor.Assim como nós a bíblia nos mostra exemplos de homens de fé que ao orarem experimentaram do poder da oração.

O rei Ezequias¹ adoeceu de uma enfermidade mortal e o profeta Isaías à mando de Deus veio até ele entregar um recado que dizia para ele colocar a sua casa em ordem porque não iria escapar com vida desta enfermidade.O rei ao ouvir o recado de Deus não questionou o profeta, não gritou esperneou para ele, mas virou o rosto para a parede e orou Senhor Deus, pois sabia que só o Ele poderia curá-lo. A oração de Ezequias mudou sua sorte, pois Deus ouviu a oração e atendeu lhe deu a cura e ainda acrescentou anos de vida.

O mesmo foi com Paulo e Silas² a oração mudou a “sorte” deles, pois por estarem servindo ao Senhor e por ter libertado uma jovem de um espírito adivinhador Paulo e Silas foram presos e acoitados, mas Paulo e Silas eram homens de fé e oraram e louvavam a Deus na prisão e o Senhor fez com que um forte terremoto abalasse as estruturas daquela prisão e assim todas as portas foram abertas e as cadeias que os mantinham preso caíram e Paulo e Silas foram soltos.

Oração tem poder! Ela é a chave que abre as portas dos céus, a oração move a mão de Deus em nosso favor e é por isso que a oração não deve ser o nosso último recurso, mas sim a nossa primeira atitude diante de qualquer situação em nossa vida. 

A oração é uma meio de comunhão com Pai e através de uma vida em Deus em comunhão que os gigantes cairão, que as tempestades se acalmarão, que as prisões serão abertas e que curas e milagres acontecerão. 
Ezequias, Paulo e Silas tiveram suas orações atendidas não somente porque oraram, mas porque viviam uma vida de oração comunhão com Deus e Deus sempre cuida dos Seus.


Por isso, não negligencie sua vida de oração, ore sempre, ore em todo tempo e não se esqueça de que não devemos orar somente para mudar as coisas, mas é porque oramos (vivemos uma vida de oração) que tudo mudará.




________________  
¹Isaías 38.1-5
²Atos 16.16-26

Escolhas




Recentemente vi um comercial na tv que muito me chamou atenção o comercial é sobre um homem acorda e se arruma para ir ao trabalho, mas antes de sair de casa ele vai até a cozinha e chegando lá se depare com um irresistível e tentador bolo de chocolate com morangos e ao lado do bolo está uma fruteira algumas maças vermelhas o homem então olha para o bolo como se fosse pegá-lo para comer, mas para e pensa e então escolhe a maça. Saindo para ir trabalhar ele pega a chave para abrir o carro, mas ao lado do carro está uma bicicleta e então ele deixa o carro e vai com a bicicleta. Este comercial é de um plano de saúde e a mensagem do comercial é de que devemos fazer escolhas que beneficie a saúde física.

Como a saúde física assim também é nossa saúde espiritual e devemos fazer escolhas que beneficie nossa vida espiritual, pois todos os dias a cada instante somos tentados a comer do bolo de chocolate com morangos, mas como diz a palavra “todas as coisas me são licitas, mas nem todas convém¹”.

A bíblia nos mostra dois exemplos de escolhas José e Davi.  José² era um homem de Deus e por ser filho preferido de Jacó acabou sendo traído por seus irmãos e vendido como escravo José viveu longe de sua família sofrendo e diante de tudo isto José poderia ter se revoltado  e desistido de servir à Deus, mas não, José permaneceu fiel .José trabalhava na casa de Potifar era um homem de confiança dele, mas a mulher de Potifar se encantou por José e queria porque queria se deitar com ele. José era jovem normal cheio de vida e assim como eu e você também tinha seus desejos e vontades, mas José não vivia na carne, mas no Espírito e por isso não cedeu aos encantos da mulher de Potifar ele não comeu do bolo de chocolate com morangos ele escolheu a Deus e Deus o exaltou José tornou-se governador do Egito honrado por todos e até pelos seus irmãos.

Já o rei Davi³ agiu ao contrário de José. Davi estava passeando no palácio quando viu Beteseba tomando banho e a desejou e não resistiu mandou trazê-la ao palácio e se deitou com ela cedeu à carne e pecou contra o Senhor. A atitude de Davi trouxe graves consequências para ele e sua família.

Todos nós assim como José e Davi seremos tentado a pecar a desobedecer ao Senhor e é por isso que devemos  viver pelo Espírito "porque larga é a porta e espaçoso caminho que conduz à perdição"[ 4] O mundo nos tenta oferece a nós aquilo que é desejável, mas não se iluda! Só Deus tem aquilo que precisamos, por isso, escolha a Ele escolha a Cristo escolha obedecer ao Senhor sempre.



________________ 
¹ I Coríntios 6.12
² Gênesis 39.7-12
³ 2 Samuel 11.1-5
4 Mateus 7.13