Saia do ninho

 Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela
e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei.
 Gênesis 12.1

  
A ordem dada foi “sai da sua parentela e vai para uma terra que lhe mostrarei” e mesmo não sabendo para onde ir Abraão não excitou e nem questionou o Senhor, mas obedeceu prontamente e seguiu rumo ao desconhecido.
Abraão não pensou na dificuldade que iria encontrar pelo caminho, na saudade que sentiria de seus parentes da sua casa, Abraão simplesmente obedeceu agiu pela fé e creu que em tudo o Senhor lhe supriria.
Deus havia feito a Abraão uma grande promessa dizendo: “De ti farei uma grande nação e te abençoarei e te engrandecerei”, mas para que Abraão pudesse experimentar de tudo que o Senhor tinha para ele era preciso sair do ninho.
 Deus tirou Abrão da sua terra, da sua casa, do seu ninho para que pudesse crescer na fé. E ao passo que Abraão saiu do ninho viu e viveu coisas grandiosas conheceu um Deus como nunca antes conhecera. Um Deus que prospera, pois enriqueceu muitíssimo, um Deus que faz o impossível, pois viu sua mulher estéril lhe dar um filho aos noventa anos de idade. Abraão conheceu um Deus que cuida protege e mesmo quando uma guerra estoura em nosso redor Ele acalma dizendo: “Não temas eu sou teu escudo” Abraão viveu pela fé sempre em obediência ao Senhor e por isso foi muitíssimo abençoado.

Como Abraão haverá momentos na fé que seremos convidados por Deus a sairmos do ninho. O ninho representa muitas vezes o nosso comodismo na fé e Deus não quer filhotes crescidos, filhos acomodados com asas atrofiadas que não ousam “voar” viver pela fé.Deus quer sejamos homens e mulheres de fé consciente de nosso papel no reino. Deus quer vivemos como Abraão que entreguemos totalmente a nossa vida em Suas mãos e em tudo sejamos obedientes.

Deus tem muitas bênçãos para nos dar, mas para desfrutamos delas teremos que sair do ninho e voar, voar bem alto nas asas da fé, pois só viveremos coisas grandes no Senhor quando dermos passos grandes de fé, por isso, não temas o novo como Abraão confie no Senhor e obedeça sempre.




A nossa força é a fé

Se te mostrares fraco no dia da angustia, a tua força (Fé) é pequena.
 Provérbios 24.10



Quando passamos por lutas e provações a vontade que dá é de pedir colo e ficar quietinho até que tudo passe a paz volte a reinar, mas na vida infelizmente não pode ser assim e o que nos resta e levantar e encarar de frente  nossos problemas e manter a fé, pois o Senhor nos ajudará.

A mulher do fluxo de sangue¹ é um grande exemplo para nós, ela que estava doente já há doze anos sem chance de cura tinha todos os motivos para entregar os pontos desistir de tudo se conformar com sua doença incurável e ficar e esperando à morte chegar, mas não, ela era uma mulher guerreira e mesmo debilitada com a saúde em frangalhos lutou pela sua cura.
Jesus estava passando e ela ouvindo falar de Jesus e de tudo que Ele fazia logo se encheu de esperança e movida pela fé disse para si mesma que se tocasse na orla de suas vestes ficaria curada.
Esta mulher tinha a certeza em seu coração de que Jesus poderia curá-la e mal tendo força para caminhar chegou até Jesus e tocou na orla de suas vestes Jesus imediatamente percebeu que algo especial aconteceu, pois sentiu que de Si saiu poder e após perguntar a mulher se revelou e então Jesus disse a ela “filha a tua te salvou e ela ficou curada.

Em nossa vida quantas vezes passamos por situações difíceis e diante delas nos vemos sem força (fé) para prosseguir. Mas a vida desta mulher nos inspira a continuar mesmo sem força, mesmo nos arrastando o lema é não desistir até o milagre atingir.

Há uma frase que diz que a vida é dura pra quem é mole. A vida pode até ser dura e difícil, mas nosso Deus é forte e poderoso e por isso sejamos como está mulher coloquemos nossa fé no Senhor e não seremos decepcionados, pois no Senhor nada é em vão.




______________ 
¹ Lucas 8.43-48


Ladrão de alegria

Que bela figura fez o rei de Israel, descobrindo-se,
 hoje, aos olhos das servas de seus servos,
sem pejo, se descobre um vadio qualquer!
2 Samuel 6.20


 A alegria é fruto do Espírito Santo e se tem uma coisa que incomoda o diabo e a alegria. O diabo é mal e não quer ver ninguém feliz e é por isso ele tentará de mil maneiras acabar com a nossa alegria.

Depois de muitos anos longe a arca estava novamente nas mãos do povo de Deus e estava sendo levada para Jerusalém e por isso  o rei  Davi estava que não cabia em si de tanta alegria e dançava com todas as suas forças diante do Senhor, mas como o diabo é mal humorado e a alegria o incomoda desta vez não foi diferente.
Mical, filha de Saul, esposa de Davi  estava olhando pela janela quando viu a arca entrar na cidade e o rei Davi seu marido saltando e dançando diante do Senhor com toda alegria. Mical ao ver a cena desprezou no seu coração e usada pelo inimigo  não se conteve e foi até Davi e o atacou dizendo que ele não deveria agir desta forma que dançar se expor desta  maneira era atitude de um vadio qualquer,  mas Davi cheio  do Espírito Santo não deu ouvidos e nem se deixou abater com as palavras de Mical e respondeu a  altura colocando-a no seu devido lugar. Mical deu lugar e acabou sendo um instrumento nas mãos do diabo para roubar a alegria de Davi e fazê-lo desistir de agradar a Deus.

Assim age o ladrão de alegria ele usa de pessoas ou situações para entristecer o nosso coração nos desmotivar e assim nos fazer desistir de Deus e de nossos objetivos.
A palavra de Deus diz que " o ladrão veio somente para roubar, matar e destruir"¹, por isso o diabo não medirá esforços para atingir seu objetivo.Objetivo do ladrão de alegria e nos roubar o prazer de viver  a nossa alegria e destruir nossos sonhos  matar nossa fé fazendo de nós pessoas amargas, mal humoradas, depressivas, MURMURADORAS, pois assim não desfrutaremos da vida abundante que o Senhor tem para nós.

Mas não podemos permitir que isto aconteça Davi estava atento cheio de Deus (revestido da armadura) e por isso não caiu na armadinha do inimigo não deu ouvido a palavras de Mical como Davi temos que ser, pois o ladrão é como leão feroz que anda ao nosso derredor² esperando o momento exato de nos atingir, por isso, todo cuidado é pouco vigiemos (e oremos) sempre!

“ Quanto mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo”³.





____________ 
¹ João 10.10
² 1 Pedro 5.8
³ efésios 6.10-11




O lado bom das coisas ruins

São os olhos a lâmpada para o corpo.
Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso, se,
porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas
Mateus 6.22-23


Um famoso ministro britânico disse “o pessimista vê dificuldade em cada oportunidade, o otimista vê oportunidade em cada dificuldade”, a bíblia os mostra exemplos assim de homens que por mais dificuldades sofrimento que estivessem vivendo não perderam a fé e viam tudo com olhos otimistas.

Jó é um exemplo de otimismo e fé, pois se há alguém neste mundo que não seja Jesus que sabe o que é sofrer esse alguém é foi Jó¹. Jó passou por uma grande tempestade em sua vida onde viu tudo ser devastado, seus filhos mortos, seus bens arruinados, sua saúde destruída. Jó era um homem de Deus justo e tudo isto lhe sobreveio não por causa do pecado ou desobediência a Deus, mas sim porque Deus tinha um propósito maior e como a palavra de Deus diz “tudo coopera para nosso bem²” Jó passou por todo este tormento, mas ao fim dele Jó com toda certeza saiu uma pessoa bem melhor, mas cheia de fé e conhecendo Deus de uma forma intima e pessoal.

Como Jó ter Deus em nossa vida não impedira de passarmos por tempestade, mas tê-lo em nossa vida é a garantia de que sairemos a salvos delas. Durante nossa vida muitas tempestades se levantarão e muitas delas vindas pelo vento de Deus para fazer de nós pessoas melhores e mais fortes. Tudo nesta vida por pior que seja terá sempre um lado bom a cruz do nosso amado Jesus é exemplo disto Ele sofreu como ninguém nunca nesta terra sofreu, sentiu as dores que ninguém nunca suportaria sentir, mas ao fim de tudo todo aquele sofrimento transformou-se em salvação e Jesus viu que valeu a pena passar pela cruz para nos trazer de volta para os braços do Pai.

Aprendemos que a cruz não é o fim não é só sofrimento dor e morte, mas ela também e redentora, transformadora, salvadora.Por isso, por mais difícil que esteja o momento em que estejamos vivendo devemos olhar tudo com olhos otimista, pois no final tudo ficará bem. 





 ________________
¹Jó 1
²romanos 8.28