Feitos do mesmo barro

E orou ao Senhor e disse: Ah! Senhor!
 Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra?
Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és
 Deus clemente, e misericordioso e tardio em irar-se,
e grande em benignidade e que te arrependes do mal.
Jonas 4.2


Deus é grande em poder, rico em misericórdia e não há Deus tão bondoso como o nosso Deus.

Nínive era uma cidade cheia de pecado e por esta razão Deus queria destruí-la, mas como a Seu amor é imenso Ele resolve dar a chance para  que povo se arrependa  e converta do seu mau caminho.
Deus levanta o profeta Jonas para ir até Nínive e pregar a todos o arrependimento, mas Jonas não quis obedecer ao Senhor e foge para Társis, a atitude de Jonas desagradou o Senhor que lançou sobre o mar uma grande tempestade e Jonas quase perdeu a sua vida ficando por três dias e três noites dentro do ventre do peixe e então ora ao Senhor que o atende e o livra da morte.
Jonas então vá até Nínive e prega e todos desde o maior ao menor todos proclamaram jejum  se vestem de panos de sacos e se arrepende e convertem do seu mau caminho e Deus ao ver isto se agrada e decide não destruir mais Nínive.

Jonas foi escolhido por Deus para pregar arrependimento, mas faltou amor, compaixão no coração de Jonas, pois ele ficou extremamente triste e muito irado por Deus ter perdoar o povo, mas Deus é um Deus de misericórdia e assim como Deus o perdoou por ter desobedecido, porque Deus não perdoaria o povo de Nínive.Jonas se achou melhor que os outros, mas dignos do perdão de Deus, menos pecador e mais merecedor do amor de Deus que os habitantes de Nínive.

Aprendemos com a vida de Jonas que para Deus todos somos iguais e que Ele ama a todos igualmente, pois foi por todos que Ele deu a Sua vida.
Somos todos iguais, feitos do mesmo barro, criados pelas mesma mão, não há melhor, não há pior e Ele é Deus de todo aquele que entrega a vida a Ele e O reconhecer com Único Senhor.

Deus é um Deus de amor, por isso, mesmo que tenhamos feitos coisas que o desagrada Ele em Sua infinita bondade nos perdoará, nos dará a chance de nos consertarmos,só depende de nós reconhecer o nossos erros e nos converter do nosso mau caminho e nos achegamos a Ele, pois Ele está  de braços abertos esperando por nós.

Por isso, corra para Ele, arrependa-se e desfrute do imenso amor de Deus.



Espera pelo Senhor

Ele mesmo, porém se foi ao deserto caminho de um dia, e veio
 e se assentou debaixo de um zimbro e pediu para si a morte e
Disse: basta, toma agora, ó Senhor, a minha alma.
1 Reis 19.4

Sem Deus não somos nada, sem Ele nada podemos fazer, sem Ele não iremos muito longe.
Deus é tudo e em nossa vida e se não pararmos para nos alimentar dEle, se não vivermos dEle o que será de nós? Por certo pereceremos no caminho (vida).

Elias ficou pelo caminho, ele depois que derrotou os profetas de baal recebe de Jezabel mulher do rei Acabe uma mensagem dizendo que acabaria com a sua vida, Elias teve medo e sem consultar Deus decidi fugir para o deserto para tentar salvar sua vida, mas após caminhar apenas um dia Elias sem ânimo entrega os pontos, pedindo para si a morte.
Diante desta situação o Senhor Deus teve misericórdia de sua vida e manda um anjo até Elias, o anjo o toca e diz para que coma, Elias olha e vê um pão cozido sobre as brasas e uma botija de água e então se alimenta e com a força desta comida ele retoma a caminhada que durou quarenta dia e quarenta noite.

Na vida temos momentos de paz, mas também os de lutas e provas e são nestes momentos que devemos resistir, lutar encarar de frente os problemas e buscar no Senhor o socorro e não agir precipitadamente achando que estamos só e esquecidos por Deus e que iremos perecer, mas devemos esperar pelo Senhor, pois por certo Ele virá em nosso auxílio.

A vida de Elias nos ensina que diante das adversidades, dos problemas das lutas, não devemos fugir (desistir, abandonar a fé), mas confiar.
Elias fugiu porque não creu que Deus o ajudaria assim como fez com os profetas também faria com Jezabel, mas, por sua própria vontade resolve seguir sozinho rumo ao deserto e sabemos que quando resolvemos agir por nós mesmo com toda certeza sofremos as consequências de nossas atitudes.

Elias errou, porque não confiou em Deus. Por isso, quando estivermos meio às batalhas da vida espera pelo Senhor,confie, não saia para deserto, mas permaneça firme na presença de Deus, pois é nEle que teremos a vitória.





O salário do pecado é a morte

Depois destas coisas, Jeroboão ainda não deixou o seu mau caminho, antes
de entre o povo tornou a constituir sacerdotes para lugares altos,
 a quem queria consagrava para sacerdote dos lugares altos.
Isso se tornou em pecado à casa de Jeroboão,
 para destruí-la e extingui-la da terra.
1Reis 13.33.34


Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque¹, todos nós somos falhos e pecadores, mas há uma diferença entre pecar e viver no pecado.O pecado nos afasta de Deus, nos condena, mas se confessarmos a Deus as nossas iniquidades e nos convertemos dos nossos maus caminhos, Deus nos perdoará, mas se insistimos em viver no pecado pagaremos um  preço bem alto.

Jeroboão era um homem valente capaz e muito trabalhador e Deus o levantou para ser rei sobre Israel e prometeu que seria com ele se ele andasse em Seu caminho, obedecesse e cumprisse Seus mandamentos.
Mas mesmo diante desta promessa Jeroboão desviou-se e fez o que era mau aos olhos do Senhor, ele com medo de perder o poder e o domínio sobre o povo fez dois bezerros de ouro para que povo não precisasse ir até Jerusalém para adorar a Deus, mas não foi só isto, ele constituiu sacerdotes a seu bel prazer e isto tornou-se  pecado gravíssimo.
Jeroboão cometeu pecado atrás de pecado e não se arrependeu, não se converteu  e pagou preço caríssimo por isto toda sua casa sua descendência foi  totalmente destruída, extinguida da face da terra.

Aprendemos com a vida de Jeroboão que viver na pratica do pecado nos levará a destruição, pois o salário deste é a morte², não só morte física, mas a morte espiritual, a separação Deus Pai o Criador de nós.
Deus abomina o pecado, Ele é Santo e é Ele quer que Seus filhos tenham uma vida reta, que ande em Seus caminhos, pratique Sua palavra para que possam gozar das bênçãos que Ele tem para cada um e mais para que possam entrar no reino de Deus viver a eternidade ao Seu lado.

Temos que viver em santidade e jamais fazer vistas grossas para os nossos pecados e nem alimenta-los como se fosse de estimação, mas abolir de nossas vidas tudo que desagrada ao Senhor, pois com Deus não se brinca, pois se assim fizemos pagaremos um preço bem alto que é perder a nossa salvação.

Por isso, tema ao Senhor, ande em Seus caminhos e viva segundo a Sua vontade.






¹ Eclesiastes 7.20

² Romanos 6.23









De filho a servo

Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos,
porque era filho da sua velhice, e fez-lhe uma
 túnica talar de mangas compridas.
Gênesis 37.3

Em nossa vida nem sempre iremos entender os propósitos de Deus, nem sempre compreenderemos o Seu trabalhar, mas uma coisa é certa, mesmo que não pareça Deus está no controle e tudo que Ele faz é para nosso bem.

 A bíblia diz que houve grande fome no mundo, mas no Egito havia fartura de alimento e por esta razão Jacó mandou seus filhos irem até lá para comprar comida. Os irmãos de José chegaram até o Egito, mas o que eles não sabia era que José o filho já esquecido estava vivo e era o governador do Egito.
A vida José não foi a das mais fáceis, ele que de filho preferido passou a ser servo, escravo. José sofreu muito, mas mesmo diante de todo sofrimento permaneceu  fiel a Deus não reclamou, não murmurou, mas suportou firme até o fim, até se que reencontrou com seus irmãos e reconciliou–se com sua família.

Todo sofrimento de José, tudo que ele passou teve um propósito maior, que foi livrar muitos da fome e da morte e por isto valeu a pena tudo que ele passou, pois se não tivesse sido assim nem ele e nem sua família teria escapado da morte e nem desfrutaria de uma vida de fartura e paz.
Mas, maior que José é o Senhor Jesus e muito mais Ele fez por nós.

Jesus veio ao mundo com um propósito de nos salvar, mas para isto, Ele teve que pagar um preço muito alto, a Sua própria vida. Jesus tomou as nossas dores, carregou sobre si os nossos pecados, padeceu em nosso lugar, foi humilhado rejeitado, mas permaneceu firme e suportou tudo até o fim.
Ele que era o filho de Deus, o próprio Deus que abriu mão de toda a Sua glória e se fez servo por amor, só um Deus grande pode fazer algo assim.

Por isso, por tudo que Jesus fez e passou por nós, devemos entregar a Ele o nosso viver, devemos ser grato, pois se não fosse a Sua misericórdia e amor o que teria sido de nós, por certo não escaparíamos da morte eterna.

A Jesus devemos nossa vida, a nossa liberdade, a Ele devemos tudo.







Não se contente com migalhas

Jesus, porém, disse: Não é bom pegar o pão 
dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
E a  mulher respondeu:Sim, Senhor, mas também
 os cachorrinhos comem das migalhas que caem 
da mesa dos seus senhores.
Mateus 15.26.27


 Deus é dono de tudo, de todo ouro de toda riqueza e Deus tem poder para resolver qualquer problema, para fazer qualquer coisa, pois Ele é Deus e por essa razão muitos o buscam por tudo aquilo que Ele pode dar e fazer e não por tudo aquilo que Ele é.

A bíblia nos fala de uma mulher de origem cananéia que tinha uma filha que estava horrivelmente endemoniada, provavelmente esta mulher já tinha ouvido falar de Jesus e de tudo que Ele fazia e então diante da triste situação de sua filha ela resolve buscar ajuda em Jesus.Ele de início não dá atenção, mas ela determinada a receber seu milagre insiste e pela fé alcança do Senhor a sua benção.

Jesus disse pedir e vos será dado, Deus não nega nada, mas muito mais que as bênçãos que o Senhor pode nos dar, devemos anseia por Ele, busca-lo sem interesse, ama-lo com todo coração, pois tudo de melhor que possamos receber Dele neste mundo não passará de “migalhas” pequenas porções que caem do céu para nós, pois lá no céu tem muito mais, uma grande mesa um banquete preparado para nós.

Por isso, não se contente com migalhas, mas deseje o nosso Deus, pois milagres e bênçãos não são garantia de salvação, busque o reino, Jesus, pois só Ele pode nos dar a vida eterna.






Uma vida para Deus

E que era viúva de oitenta e quatro anos.
Esta não deixava o tempo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações.
Lucas 2.37


Uma vida de renuncia, de entrega,de compromisso é isto o que Senhor quer de nós, mas será que temos feito isso? Será que temos vivido para glória de Deus?
Será que nos dedicamos a Ele como deveríamos? Será que temos falado, pregado a salvação, Jesus a todos? Será?

A bíblia nos fala de Ana uma mulher que viveu uma vida aos pés de Deus. Ana era uma mulher fiel temente a Deus que desde sua mocidade não se apartou dos caminhos do Senhor e todos os dias estava no templo adorando a Deus, era uma adoradora uma mulher separada que vivia em santidade consagração com jejuns orações.
Ana casou-se nova, mas não viveu muito tempo com seu esposo, pois com apenas sete anos de casada seu marido veio a falecer ficando só.
Ana é exemplo de mulher de Deus, mulher rendida aos pés do Senhor que dedicou o seu viver a servir, a adorar e a pregar (profetizar) a salvação, Jesus.

A vida de Ana nos convida a meditarmos sobre a nossa vida e como temos gastados os nossos dias, pois assim como Ana devemos viver uma vida de entregar, de renuncia, a estarmos o tempo todo na presença do Senhor, fugindo do pecado, nos santificando, nos consagrando,colocando Deus em primeiro lugar, amando e adorando não só com o louvor do nossos lábios, mas com o nosso viver, uma vida de compromisso.

É isso que Deus quer de nós, que sejamos como Ana disposto a viver o nossos dias para Ele e que através do nosso viver, do nosso testemunho muitos venham  conhecê-lo e também  entregar a sua vida a Ele.

Jesus disse que quem perdesse a sua vida por  causa Dele a acharia¹, Jesus é a vida e é só nEle  que desfrutaremos uma vida  farta, abençoada, feliz, Ele é a vida abundante e por Ele vale a pena viver!

Que nosso dias sejam sempre na doce presença de Deus.





¹ Mateus 16.25





Do fio de escarlata ao sangue de Jesus

Disseram-lhe os homens: Desobrigados seremos deste teu juramente
que nos fizeste jurar, se, vindo nós á terra, não atares este cordão
 de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer se não
 recolheres em casa contigo teu pai, e tua mãe e teus irmãos
e toda a família de teu pai.
Josué 2.18


Deus é fiel em todas as Suas promessas e quando Ele promete, Ele cumpre, pois a Sua palavra não volta atrás.

Uma promessa foi feita a Raabe quando Josué enviou homens a Jericó a fim de espiar e sondar o que acontecia por detrás do muro.Este homens iam ser pego quando Raabe os escondeu no telhado de sua casa Raabe ainda fez mais quando interrogada pelo mensageiros do rei sobre paradeiro dos homens ela diz que estes vieram até a sua casa, mas que já tinha indo embora e que não sabiam onde estavam agora, Raabe mentiu para o rei e a sua atitude salvou livrou os espias de serem pegos.

Raabe já tinha ouvido falar sobre Deus de Israel e temia o que estava por vim e, por isso, ela pede aos espias que levem em conta o seu gesto e poupem sua vida e dos seus e obriga- os a jurar.Os espias prometem que irão poupar a sua vida e dos seus, mas para isto ela teria que colocar um cordão fio de escarlata em sua janela este seria um sinal e assim ela fez e quando Jericó foi invadida Raabe e sua família foram salvos poupados da morte.

Raabe era uma prostituta vivia uma vida de erro de pecado, mas houve salvação para ela e assim há também salvação para nós.
Nós que por conta do pecado estávamos condenados à morte, mas o Amor de Deus nos alcançou e através do sacrifício de Jesus fomos salvos, o sangue de Cristo nos purificou de todo pecado¹. Jesus zerou a nossa divida, Ele pagou um alto preço por nossa liberdade lá na cruz do calvário.

Por isso, não importa se tivemos uma vida de erro de pecado, hoje temos por meio de Jesus direito à salvação, mas para alcançarmos precisamos lavar as nossas vestes no sangue do cordeiro², precisamos fazer de Jesus o Senhor de nossa vida e assim nos tornaremos por meio DEle filho de Deus, herdeiros da promessa.

Do fio de escarlata ao sangue de Jesus e é no sangue de Cristo que devemos nos abrigar, nos cobrir, pois só nele que estaremos de fato protegidos, seguros e a salvos.




  

¹ 1 João 1.7
² Apocalipse 22.14

Ponha em ordem a tua casa

Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal
veio ter com ele o profeta Isaias,filho de Amoz e lhe disse:
Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa
porque morrerás e não viverás.
Isaías 38

Você está preparado para morrer?Se hoje fosse o seu dia você iria para céu?

Morrerá e não viverá este foi recado que Senhor  Deus enviou ao rei Ezequias, ele que adoeceu de uma grave enfermidade sabia agora que não sobreviverá a doença.
Ezequias  fez o que era reto diante do Senhor andou com inteireza de coração, porém mesmo sendo temente a Deus ele em um dado momento exaltou seu coração atraindo assim a ira de Deus¹, mas em tempo Ezequias reconheceu que havia errado exaltando o coração e então se humilhou e orou a Deus que teve misericórdia de sua vida e ainda lhe acrescentou anos de vida.

Assim como Ezequias nós também erramos, fazemos coisas que entristecem o Senhor, pecamos e sofremos a consequência de nossos atos, mas a bíblia diz que misericórdia do Senhor são a causa de não sermos consumidos, por isso, Deus em sua infinita bondade nos dá a chance de enxergarmos os nossos erros e de nos consertarmos, pois não podemos fazer vistas grossas para nossos erros e pecados, pois agindo assim estaremos escondendo a sujeira para debaixo do tapete, uma hora ou outra o cheiro desta exalará.

Devemos confessar nossos erros e pecados a Deus, pois Ele tem poder perdoar e nos ajudará para que arranquemos (abandonar o pecado) toda erva daninha que teimam em estragar o nosso jardim.

A morte é realidade da vida e não sabemos quando ela virá para nós, por isso devemos manter a nossa casa (vida) sempre em ordem, vivendo em santidade, fugindo do pecado, pois só agindo assim é que alcançaremos o reino que entraremos no céu.



 

¹ 2 Cr 32.24.26