Pra não esquecer

Porei nas nuvens o meu arco, será por sinal da aliança entre mim e a terra.
Sucederá que quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco
então me lembrarei da minha aliança firmada entre mim e vós e todos os
seres viventes de toda carne, e as águas não mais se tornarão
em dilúvio para destruir toda carne.
Gênesis 9.13-15


O Nosso Deus é um Deus de compromisso, um Deus Bondoso e que por amor faz com homem alianças mostrando que é um Deus de perto e que podemos confiar.

A bíblia diz que o Senhor Deus viu que a maldade do homem havia se multiplicado e então arrependeu-se de te-lo feito e decide dar cabo de toda carne sobre a terra, mas um homem chamado Noé justo e integro achou graça diante de Deus e então Deus decide poupar Noé e sua família.
Deus fez chover sobre a terra por quarenta dias sem cessar e toda carne pereceu. Depois desses dias Noé e sua família a salvo levantaram um altar e ofereceram holocaustos ao Senhor e este se agradou e então faz com Noé uma aliança  dizendo que nunca mais destruirá a terra por dilúvio e que colocará no céu um arco como sinal desta aliança para que jamais esquecêssemos desta promessa.

Nós diante das "chuvas da vida" (dos momentos difíceis de dores) muitas vezes nos esquecemos de tudo o que Senhor já fez por nós, de quanto livramento Ele nos deu, de quantas vezes Ele suprindo cada uma de nossas necessidades, de quantas vezes Ele cuidou de nós enxugou nossas lágrimas e sarou a nossa dor.

E é por esquecermos com  grande facilidade que Deus muitas vezes permite que certas cicatrizes-"lembranças" fiquem em nós, pois estas são como sinal para nos fazer lembrar de que apesar de termos passado por situações difíceis sobrevivemos a elas e que o Senhor nunca nos deixou, mas esteve ao nosso lado nos ajudando  nos dando vitória.

As chuvas (dificuldades) não são um castigo de Deus para nós e nem surgem para nos destruir, mas para nos ensinar a viver de graça em graça, de fé em fé, a confiar em Deus.

As chuvas passarão e os dias de sol chegarão, mas as cicatrizes(lembranças) permaneceram para sempre para nos lembra que Deus nos ama e aconteça o que acontecer Ele sempre cuidará de nós, pois é Fiel.





Só ficou Ele

Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela
própria consciência, foram-se retirando um por um,
a começar pelos mais velhos até aos últimos,
ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava.
João 8.9

Não há neste mundo alguém que possa ver seu irmão errar e dizer com toda certeza que com ele o mesmo não acontecerá. Ninguém é melhor que ninguém, todos nós estamos sujeitos a erros, a quedas e por esta razão o Senhor nos alerta dizendo que aquele que está em pé cuide para não cair, por isso devemos estar atentos e vigilantes, pois não há super herói, não há ninguém perfeito.

Uma mulher foi pega em adultério e pela lei de Moisés ela devia ser apedrejada até a morte. Os homens decidem levá-la até Jesus para ver o que Ele tinha a dizer sobre fato, pois estes desejavam  ter de que O acusar.Eles chegam com a mulher e a colocam no meio e questionam Jesus, mas Ele não dá atenção e inclinando-se escreve na terra com dedos, os homens insistem e então Jesus  levantou-se e disse: “Aquele que entre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire a pedra”, essas palavras foram como um tapa na face de todos e eles acusados pela própria consciência silenciosamente um a um saem ficando somente Jesus e a mulher e então Ele a despede e recomenda para que não peques mais.

 E assim como está mulher estávamos condenados à morte, sem esperança, sem solução para nossas dores e problemas a mercê de nossa própria sorte, mas o Deus de amor nos alcançou  e com Sua graça nos salvou perdoando os nossos pecados e zerando as nossas dívidas nos dando a chance de consertamos nossos erros e escrever uma nova história.

Jesus é assim um Deus que se compadece de nós e que não condena e nem aponta as nossas falhas, mas cuida protege e quando todos viram as costas nos deixando só Ele permanece ao nosso lado e nos acolhe com amor.


Ele é assim, um Deus que só nos faz bem!




Mais valiosos que os pardais

Não se vendem cinco pardais por dois asses?
Entretanto, nenhum deles está em esquecimento diante de Deus.
Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados.
Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais
Lucas 12. 6

Deus não vê como homem vê e os Seus valores são diferente do mundo. O que para nós muitas vezes é algo sem valor e inútil nas mãos do Todo Poderoso transforma-se em algo valoroso e de grande utilidade.

A bíblia fala que milhares de pessoas se reuniram para ouvir Jesus e em seu discurso Ele entre outras coisas  falava sobre o valor que temos para Deus e para isto fez uma comparação entre nós e os pardais.

Dois asses este era o valor cobrado por cinco pardais, os pardais era na época de Jesus e são também em nosso tempo pássaros bem comum, fácil de se achar que não encanta tanto por sua beleza  e nem por seu canto, por isso o seu valor era algo irrisório, insignificante, apenas alguns centavos, mas o que é insignificante para homem, não é para Deus. 

Jesus disse que não veio para os sãos, mas veio para os doentes, ou seja, em outras palavras dizia que veio para os humilhados, rejeitados para aqueles que para mundo são tidos por insignificantes, desprezíveis, mas Deus não faz acepção de pessoas e para Ele somos todos iguais, todos nós temos o mesmo valor.

Por isso, quando nas fases difíceis da vida, tristes e oprimidos nos sentirmos insignificantes, inúteis, o último dos mortais, lembre-se foi por você que Jesus morreu. 
Ele nos ama tanto que deu a Sua vida para nos salvar, para Ele valemos muito, muito mais que pardais, muito mais que possamos imaginar, fomos comprado a preço de sangue, somos para Ele um particular tesouro.


Por isso, não podemos dar ouvidos a mentiras de Satanás, valorize-se sempre.





Arrependimento sim, remorso não

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento...
Lucas 3. 8


É bem comum ouvir pessoas  dizendo que estão arrependidas, choram  profundamente, ficam triste e até abatidas, mas não produzem frutos dignos de arrependimento e com passar do tempo acabam cometendo o mesmo erro, isto acontece porque confundem arrependimento com remorso.
 O remorso é um sentimento de culpa pelo que se fez de errado, é algo momentâneo e não gera mudança de atitude, mudança interior, já o arrependimento leva a mudança, pois temos a consciência que erramos e decidimos abandonar a prática mudando nossa conduta.

 A bíblia mostra a diferença entre arrependimento e remorso. No livro de Lucas 19 vemos Zaqueu, ele que após ter um encontro com Jesus mostrasse arrependido e decide abandonar os velhos hábitos mudar sua conduta  e como prova diz que restituirá a todos que tivesse defraudado, já em Mateus 27.3 vemos Judas, ele traiu Jesus por 30 moedas de prata, teve consciência do erro, mas ao invés de pedir perdão a Deus e a partir daquele instante mudar sua conduta, não, ele vai cheio de remorso em busca dos anciãos e sacerdotes tentando consertar seu erro, mas estes o desprezam e oprimido pelo sentimento de culpa vai e se enforca. Judas errou quando traiu Jesus e errou outra vez quando não buscou o perdão de Deus.

E assim como Judas também erramos, mas diferente dele devemos buscar a misericórdia de Deus, pois, a palavra diz “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” – (I Jo1.9).

Judas escolheu o erro, já Zaqueu escolheu conserto, e assim como Zaqueu devemos procurar o caminho do arrependimento, pois nunca é tarde para se consertar com Deus mudar nossa conduta e com Ele começar uma nova vida. 




Vem Jesus

...Vem impõe a mão sobre ela, e viverá.
Mateus 9:18


Enquanto viveu aqui na terra Jesus sempre estava perto do povo, aceitou convite para ir a almoços, jantares, festa, hospedou-se e visitou pessoas que eram mal vista pela sociedade, Jesus não desprezava ninguém e nem desperdiçava as oportunidades, pois via nestes convites a oportunidade de pregar o reino e assim glorificar o Pai.

“Vem, impõe a mão sobre ela, e viverá”, essas palavras foram o convite de um pai desesperado, Jairo tinha uma filha de doze anos que adoeceu e veio a falecer. Jairo provavelmente já tinha ouvido falar de Jesus e diante de sua situação vai até Ele e o convida para ir ver sua filha impor as mãos sobre ela para que volte a vida.
Jesus não recusou o convite e segue com Jairo chega até a menina toma pela mão e a faz viver.
 A notícia sobre fato correu por toda a terra, pois todos ficaram maravilhados diante de tao grande milagre.

Maravilhados, é assim também ficamos diante da grandeza de Deus, pois qual deus tem poder para dar a vida, senão o único Deus, o Senhor Jesus.
Só um Deus como Ele, que nos ama incondicionalmente e que se despiu de toda Sua glória Se fez um de nós é capaz de aceitar o um convite assim, de tomar para Si todas as nossas dores, nossos problemas e mudar a nossa história.


Esse é o nosso Deus, um Deus sempre pronto a nos socorrer.

Escolhas

Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunha contra ti
 Que te propus a vida e a morte, a benção e a maldição.
Escolhe, pois a vida, para que vivas, tu e tua descendência.
Deuteronômio 30.19


Decisões, escolhas são algo presente em nossa vida  todos os dias deste do momento que acordamos até a hora de dormir estamos sempre diante delas, deste das coisas mais simples como o que comer, qual roupa vestir, há escolhas mais sérias.

A vida é feita de escolhas, nós somos frutos de nossas escolhas, o nosso hoje é resultado daquilo que escolhemos anteriormente.
 Nossa passagem por este mundo é breve e chegará o dia em que teremos que partir para eternidade, e por esta razão, devemos fazer escolhas que não visam somente o nosso aqui e agora, mas que nos garante um depois seguro com Jesus.

A bíblia nos fala que havia um jovem muito rico e este foi até Jesus para saber como herdar a vida eterna, Jesus então diz que para herdar a vida eterna é preciso cumprir os mandamentos, o jovem diz que isto ele faz, mas Jesus conhecendo seu coração diz ”só uma coisas te falta, vai,vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu, então vem e me segue-me”.
Essas palavras provavelmente soaram ao ouvidos deste jovem como uma ofensa, pois dar tudo aos pobres é loucura e então ele triste vai embora deixando para traz Jesus, a vida estava diante de seus olhos, mas ele escolheu a morte.

E assim como jovem rico muitos escolhem a morte e o mal, agarram-se aos tesouros deste mundo, colocam como prioridades adquirir riquezas, bens materiais e deixam o mais importante para depois que é buscar a salvação, buscar Jesus. 
Sem Jesus não entraremos no céu, sem Ele não há salvação, sem Ele só há morte e mal.

Escolhemos a vida e o bem, escolhemos Jesus como o único Senhor e Dono de nossos corações.




Perdoar

Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irrites
contra vós mesmo, por me haverdes vendido para aqui.
Porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.
Gênesis 45.5

A mágoa, o ódio são como veneno que adoece nossa alma, contamina nosso coração e nos afasta de Deus, já o amor, o perdão é o antídoto que cura traz a vida.

A bíblia nos fala de José, ele foi traído,vendido como escravo, Jose sofreu bastante e diante de toda sua triste condição poderia até cultivar o ódio por seus  irmãos por todo mal que eles causaram, mas não, José não contaminou seu coração e mesmo na solidão da prisão não alimentou a mágoa, mas agiu como um servo de Deus deve agir, perdoando aqueles que  fizeram mal.

 Jose é um exemplo de homem de Deus e com ele devemos aprendemos que não importa o que os outros façam contra nós, se inventam mentira a nosso respeito, se nos prejudicam, nos magoam, temos que perdoar.

Remoer mágoas, alimentar lembranças triste é como ferir a ferida e impedir que a ela cure e cicatrize. Precisamos limpar nosso coração, pagar o mal com bem, com amor, pois quando agimos assim não estamos fazendo o bem só para o outro, mas para nós mesmo, pois se alimentarmos o ódio nos tornaremos seu prisioneiro e foi para liberdade que Cristo nos libertou. 

É preciso virar a página e não permite que dores passadas latejem em nosso presente.
Cure a ferida, perdoe.