Determinação e perseverança

Eis que uma mulher Cananeia clamava
Senhor, Filho de Davi tem compaixão de mim!
Minha filha está terrivelmente endemoninhada.
Ele, porém não respondeu palavra[...]
Ela, porém veio e o adorou, dizendo, Senhor socorre-me!
Então ele respondendo disse: Não é bom tomar o pão 
dos filhos e lança-los aos cachorrinhos.
Ela, contudo replicou: Sim, Senhor, porem os cachorrinhos 
comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.
Então lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! 
Faça contigo como queres. 
Mateus 15.22.28

Uma guerra se vença batalha por batalha, nada nesta vida se conquista sem empenho e determinação.

A bíblia nos fala de uma mulher determinada, que para receber a cura de sua filha estava disposta a enfrentar qualquer situação e a transpor qualquer obstáculos e dificuldades  que surgisse em seu caminho,  nada tiraria  do foco até  que o alvo fosse atingido.

Ela enfrentou silêncio de Jesus, os discípulos incomodados, não se entristeceu com as "duras palavras" de Jesus, nada disso abalou a fé ou a fez desistir, pelo contrário tudo serviu como combustível  que lhe aumentava a fé e a fazia prosseguir até que conseguisse o seu objetivo.

A atitude desta mulher nos encoraja a seguirmos sempre firmes rumo ao nosso alvo, por certo encontraremos dificuldades e os obstáculos surgiram, mas temos que estar determinados e dispostos a transpor cada um deles, não podemos desanimar diante das situações contrárias e nem permitir que nada nos paralise, pois temos que ter sempre em mente que quanto maior for o nosso alvo, maior será a oposição a ele.

 Mas de uma coisa é certa, se mantivermos o foco e perseverarmos até o fim, a vitória virá, portanto façamos sempre dos obstáculos uma ponte que nos leve até ao alvo, até a vitória.





Confiança e obediência


Quando acabou de falar, disse a Simão
 Faze-te ao largo,  e lançai as vossas redes para pescar.
Responde-lhe Simão: Mestre havendo trabalhado
 toda a noite, nada apanhamos, mas sob tua palavra lançarei as redes.
Isto fazendo, apanharam grande quantidade
 de peixe e rompiam-se-lhe as redes.
Lucas 5.4.6

 A confiança é a base para firmar qualquer relacionamento, seja esse relacionamento entre casais, de pessoas para pessoas, ou nosso com  Deus,  a confiança é fundamental para que o relacionamento cresça e se fortaleça.

 A bíblia mostra vários exemplos de relacionamento firmados na confiança e na obediência  podemos ver isso  através de Simão, a bíblia fala que ele havia pescado a noite toda e nada havia apanhado, mas Jesus pediu  a Simão que voltasse ao mar e lançasse novamente as redes, então  ele disse a  Jesus “sob tua palavra lançarei as redes”, através desta palavras Simão  demonstrou o quanto confia em Jesus, pois  ele poderia ter questionado ao Senhor,  visto que tinha passado a noite no mar e nada pescou, mas não,  ele escolheu Obedecer,  ele escolheu Confiar  na palavra de Jesus e como recompensa apanhou  muitos peixes.

Através da atitude de Simão aprendemos que quando  fazemos a vontade de Deus só temos a ganhar, pois é impossível fazer a vontade dEle e algo dar errado em nossas vidas.
Deus é Deus e Ele sempre quer o melhor para nós, por isso, em todo tempo, sob todas as circunstancia, mesmo que tudo nos leva a duvidar, a murmurar, escolha sempre obedecer e confiar .





Haverá sempre uma saída






















                                                      Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água e indo a ele,
encheu de água o odre e deu de beber ao rapaz.
Gênesis 21.21

 Quem já não se viu “desesperado” procurando por um objeto e não encontrá-lo, creio de todos nós já vivemos uma situação assim, procuramos em todos os lugares possíveis e imagináveis, reviramos gavetas, armários, mas nada de encontrá-lo e quando desistimos de encontra-lo  eis que ele surge como que do nada. A verdade é que o nosso “desespero” por encontrar aliado a pressa nos cegou e não nos deixou ver que  aquilo que tanto queríamos estava o tempo todo diante de nossos olhos.

 A bíblia diz que a escrava Agar e seu filho Ismael foram expulsos para deserto, um dado momento o pão e a água acabou, Agar então desesperada sabendo que eles não sobreviveriam, colocou seu filho  embaixo de um arbusto e distanciou-se um pouco e chorou desesperadamente, Deus então ouviu a voz do menino Ismael e o anjo falou com Agar e então Deus abriu os olhos de Agar e ela pode ver poço de água, Deus não abriu o poço naquela hora, ele já existia, Deus abriu os olhos, pois  o desespero, o medo de morrer não deixou Agar enxergar que  a salvação estava ali diante de seus olhos e ao alcance de suas mãos o tempo todo.

E assim como Agar muitas vezes vivemos situações difíceis e pensamos até que não conseguiremos suportar e que será o nosso fim, e nesses momentos de dificuldades muitas vezes somos tomados pelo medo e o desespero, esses sentimentos vem para nos cegam, são como uma muralha posta diante de nossos olhos, pois nos impede de ver além da situação e confiar que Deus sempre colocará em nossa frente uma porta aberta, uma saída, um escape.


Deus é o nosso socorro, jamais nos deixará só, mesmo no deserto Ele continua sendo Deus de nossas vidas, portanto não temas! 



Tudo há seu tempo

O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente
 a terra, depois dormisse e se levantasse de noite  e de dia
e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como.
A terra por si mesma frutifica, primeiro a erva,
depois a espiga e por fim, o grão cheio na espiga.
E quando o fruto já está maduro logo se lhe mete a foice,
porque é chegada a ceifa.
Marcos 4.26.29

Um dos grandes segredos da vida está em saber esperar o tempo certo de cada coisa, a vida é feita de fases e ciclos, tudo tem um porque, um propósito, uma finalidade, uma razão de ser.

Esperar não é fácil, pois em nosso intimo ansiamos por resultados rápidos, temos pressa em colher os  frutos, mas a vida não é assim, não podemos pular etapas, pois não chegaremos ao topo da montanha  se não dermos o primeiro passo, sem empenho, dedicação e perseverança não se chega a lugar nenhum,  então se queremos colher bons frutos em nossa vida, vamos ter por a mão no arado e semear a terra e esperar (em Deus) o tempo de colher.

O Senhor Jesus disse “primeiro a erva, depois a espiga e por fim, o grão cheio na espiga”, através desta palavra Ele nos ensina que tudo nesta vida tem seu tempo certo e  que  nós devemos respeitar as fases da vida, pois não adianta pressa, ou querer acelerar (manipular) as coisas, só colheremos o fruto quando ele tiver pronto.

A vida não dá salto, tudo tem seu tempo certo, a nós cabe esperarmos e confiarmos no Senhor, pois é impossível lançarmos nossa semente nEle e ela não germinar, pois nEle está a vida, Ele é a vida.

A hora da colheita chegará, mas lembre-se só colhe quem planta, portanto semeie (ore), espere com paciência pelo crescimento (persevere na fé) e terá uma abundante colheita.