O dinheiro não pode comprar

Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória,
 se vestiu como qualquer deles.
Lucas 12.27


Nem tudo que tem valor pode ser comprado com dinheiro, há coisas tão valiosas que nem todo dinheiro do mundo é capaz de comprar.

A bíblia nos fala de Salomão ele era homem muito rico e poderoso.Salomão era filho do rei Davi e foi  por suas mãos o templo do Senhor foi edificado.Salomão foi um homem de muita sabedoria e por esta razão sua fama correu mundo a fora e houve até quem  viesse de longe só para ouvi-lo, para ver com os próprios olhos aquele quem todos falavam.
Salomão era rei e como rei tinha autoridade poder e riqueza, mas mesmo Salomão com tudo isto não pode ter a beleza que Deus deu aos lírios, Salomão como toda sua riqueza não pode fazer para si vestes tão lindas como os lírios do campo.Foi Jesus que nos disse isto e Ele nos disse para nos ensinar que nem tudo nesta vida o dinheiro é capaz de comprar e muito mais valorosas que as coisas materiais são as celestiais, estas sim são os verdadeiro tesouros.

Jesus nos ensinou a não ajuntar tesouro na terra a não nos preocuparmos com as coisas deste mundo, nem colocar nosso coração nas coisas materiais. Jesus nos ensinou que devemos buscar a Deus, confiar n’Ele, pois muito maior que ter as coisas deste mundo é Ele é herdar o Seu reino, ganhar a salvação e estas coisas não se compram com ouro prata e nem toda riqueza do mundo, somente Jesus pode nos dar e só por meio dEle é que conseguiremos entrar no céu.

Assim como Salomão podemos alcançar aqui neste mundo boa posição social, ter fama prestigio poder e até riqueza, mas sem não tivermos Deus nada disso tem  importância, pois  há coisas que só Deus pode fazer, há coisas que só Ele pode nos dar e é por isso, que não devemos nos preocupar em ajuntar tesouro na terra, nem trabalhar para coisas que perecem, mas devemos viver para Senhor busca-lo com todo coração, ter uma vida a Seus pés, fazendo de Jesus o nosso Salvador, pois ai sim teremos uma riqueza incalculável um verdadeiro tesouro não aqui onde ladrão rouba e a traça corroí, mas lá  no céu.







Livre

Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estas livre da tua enfermidade.
E, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus.
Lucas 13.12.13


Ao toque de Jesus muitos foram curados, libertos e salvos, não há nada e nem ninguém que possa resistir ao toque de Jesus,não há nada e nem ninguém que permaneça da mesma maneira após ser tocado por Jesus.

A bíblia nos fala de uma mulher que recebeu de Jesus o toque de libertação e a partir deste toque a sua história foi mudada. Esta mulher era serva de Deus filha de Abraão e estava cativa nas mãos do mal possessa à dezoito anos por um espírito de enfermidade que lhe deixou por encurvada sem poder ao menos se endireitar, levantar a cabeça.
Esta mulher sofreu e não havia nada que a medicina pudesse fazer para cura-la, pois o seu problema embora afetasse o físico era de origem espiritual e somente uma intervenção divina poderia tira-la desta triste situação. Esta mulher viveu anos de humilhação, vergonha e dor, mas mesmo vivendo este drama ela não perdeu a fé, não deixou de buscar a Deus e mesmo com dificuldade para caminhar ela ia sempre à sinagoga e em uma dessas idas ela encontrou Jesus e Ele ao vê-la nestas condições se compadeceu e disse mulher seja livre desta enfermidade e a tocou e ela imediatamente ficou curada, totalmente livre do mal.

Assim como esta mulher há muitos em nossos dias sendo escravizados por Satanás, aprisionados não em grades nem presos em cordas e laços, mas aprisionados ao pecado, aprisionados sentimentos ruins como a magoa o ódio e o rancor, aprisionados ao passado, a traumas.
Há muitos em nossos dias que estão encurvados diante da miséria, da vergonha, da humilhação.Encurvados diante das dificuldades da vida arrastando como correntes de um lado para outro os problemas, as dores.
Mas assim como Jesus mudou a história desta mulher Ele também  mudará a nossa história.Jesus quer nos tocar e nos libertar de tudo que nos causa mal, nos libertar de todo sofrimento e dor, de toda vergonha e humilhação, pois estas coisas são como as mais fortes grades que nos aprisiona e impede de vivermos a vida abundante que Jesus tem para cada um de nós.

Por isso, temos que entregar nossa vida a Jesus, depositar a Seus pés todos os problemas e aflições e deixar Ele nos tocar, nos libertar de tudo que nos aflige, porque se Ele nos libertar, verdadeiramente seremos livres¹.





__________
¹ joão 8.36


Preparados para batalha

Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro,
e as pôs no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão e
 lançando mão da sua funda foi-se  chegando ao filisteu.
 I Samuel 17.40

A vida tem suas lutas e dia a dia desafios são postos diante de nós e como bons guerreiro devemos estar preparados para o que preciso for.

A bíblia nos fala de um jovem guerreiro chamado Davi, ele era o menor da casa de seu pai, mas era grande em coragem, ousadia e fé. Davi tinha outros irmãos e os três mais velhos eram homens de guerra, já Davi o desprezado trabalhava apascentando as ovelhas de seu pai. Davi não era bem visto pelos seus, mas Davi era muito amado por Deus, Deus o conhecia sabia do potencial, das suas qualidades e principalmente de seu coração e por esta razão Deus o exaltou, fez rei de Israel, mas até que Davi subisse ao trono Davi teve que enfrentar grandes desafios.
A bíblia nos fala que o gigante Golias afrontou o exército de Israel dizendo que não havia um homem que pudesse pelejar contra ele. O rei Saul e todo Israel ao ouvirem esta palavra temeram muito, pois não havia um homem no exército com coragem que se arriscasse a lutar contra Golias.
Neste mesmo tempo Davi a pedido de seu pai vai até o seus irmãos levar suprimentos e ao chegar lá Davi viu a afronta que Golias fazia e não se intimidou e se propôs a pelejar contra ele, mas ninguém dava crédito a Davi, pois para eles Davi era apenas um jovem sem experiências, mas embora Davi fosse jovem ele tinha experiência, pois quando estava cuidando das ovelhas enfrentou “sozinho”(com Deus) desafios piores e cheio de coragem e fé Davi vai para luta tomando para si cinco pedras apanhadas no ribeiro e com esta arma que Davi enfrentou e venceu o gigante Golias.

Assim como Davi também enfrentamos grandes lutas e como ele enfrentamos muitas vezes sozinhos, sem ao menos uma ajuda, uma mão estendida em nosso favor, só nós e Deus.Deus é tudo que temos e só nEle podemos contar e é por isso que temos que estar firmes nEle e encher o nosso alforje (nosso coração) com as pedras.

As pedras são as armas espirituais e só conseguimos estas pedras buscando no ribeiro, ou seja, na fonte que é Deus através da oração, louvor, jejum, leitura da Palavra, nos santificando, pois assim quando os gigantes surgirem teremos “pedra no alforje” para derrota-los, pois os gigantes não são vencidos pela força do nosso braço, mas pelo Poder de Deus.

Por isso, prepare-se para batalha, encha o seu alforje, busque o Senhor, faça dEle a sua força,seu escudo, o seu único Salvador. 






Sentindo na pele

Eis que tens ensinado a muitos e tens fortalecido mãos fracas.
As tuas palavras têm sustentado aos que tropeçavam;
e os joelhos vacilantes tens fortificado.
Mas agora, em chegando a tua vez, tu te enfadas;
sendo tu atingido, te perturbas.
Porventura, não é o teu temor de Deus aquilo que confias,
e a tua esperança, a retidão do teus caminhos?
Jó 4.3.6
 

É muito fácil cobrar do outro atitude que achamos ser correta. É muito fácil dizer que confiamos em Deus, que permaneceremos firme nEle, mas muito mais que palavra são as atitudes e aprendemos com Deus que não adianta falar tenho agir de acordo com que falo tenho que ser exemplo.

A bíblia nos fala de Jó, ele que foi um homem de bem reto integro diante de Deus e dos homens. Jó era um exemplo de homem de Deus de fé, pois vivia de acordo com as leis e sempre tinha uma palavra de fé de encorajamento a alguém precisava. Mas a bíblia nos fala que Jó foi provado, ele perdeu tudo, dinheiro, família, saúde. Jó viu bem de perto o que é padecer, sentiu na pele o que é sofrimento e diante de sua terrível situação houve momentos em que Jó perturbou-se, sua fé se abalou e até pediu para si a morte e aquele homem de fé confiante que encorajava a muitos parecia não existir mais.
Elifaz amigo de Jó diante da situação exortou  Jó dizendo você que sempre foi exemplo a todos que sempre tinha uma palavra de fé ao desesperançado e agora que estas passando pelo dia mal sentindo na própria pele o que é sofrer está entregando os pontos, deixando de confiar que Deus o livrará, mas não era Deus a tua esperança?

Por que será que quando as coisas acontecem com a gente parece tudo ser mais difícil do que quando acontece com o outro.
Enfrentar dificuldades, passar por dores e sofrimentos não é fácil. O dia mal vem para todos nós e assim como Jó quando estamos em meio a estes momentos difíceis, nos perturbamos e até a nossa fé parecer perecer e nos vemos fracos, desanimados e em alguns momentos até no sentimos esquecidos por Deus, mas é nesta hora de dor e sofrimento que devemos nos lembrar do que fez Elifaz a Jó e procurar trazer em nossa memória que Jesus é a nossa esperança, Ele é a nossa salvação e não podemos entregar os pontos.

Jesus sentiu o que é sofrer, Ele sentiu na pele a minha dor, a minha humilhação. Ele se colocou em meu lugar, se fez maldito, rejeitado, desprezado para que hoje fossemos salvos.
E é por isso que devemos tirar os nossos olhos da nossa situação, do nosso sofrimento, da luta, e olhar para cruz para Jesus, pois quando olhamos para Ele e tentamos nos colocarmos em seu lugar vemos que por maior que seja nossa dor, nossa luta ela não é nada comparado o que Jesus sentiu, a tudo que Ele passou para dar-me salvação.

Por isso, não podemos esmorecer, nem perder a fé, nem permitir que as dores nos afastem de Deus, mas temos que confiar nEle até o fim, pois Ele agirá em nosso favor. Ele cessará o nosso choro, curará a nossa dor e nos conduzirá a Seu descanso. Deus é fiel e nEle podemos por toda nossa esperança.







Não abra mão de estar com Deus

Daniel, pois quando soube que a escritura estava assinada entrou em sua casa
e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém,
três vez por dias, se punha de joelhos, e orava, e dava graças
 diante do seu Deus, como costumava fazer.
Daniel 6.10

  
Colocar a Deus acima de tudo, ter uma vida de entrega, de oração é o que todos nós devemos ter. A bíblia nos mostra vários exemplos de pessoas de fé, de pessoas verdadeiramente comprometidas com Deus que tinham uma vida de oração, de entrega e comunhão com Deus.

Daniel é um deste exemplo, ele era um homem reto íntegro diante de Deus e dos homens não havia nada na conduta nem no caráter de Daniel que o desonrasse. Daniel era um homem de bem incorruptível e por ser assim desagradou os demais companheiros a ponto deles armarem uma cilada contra ele convencendo o rei a fazer um decreto que proibia qualquer pessoa pedir algo a alguém, ou a um deus, somente ao rei deveriam fazer petições e caso alguém desobedecesse pena seria lançado na cova dos leões.

Daniel era um homem de fé que todos os dias buscavam a Deus em oração e adoração e todos sabiam da fé de Daniel e por este motivo com intuito de acusar Daniel eles armam esta cilada, pois sabiam que Daniel jamais se dobraria a uma ordem como esta e foi exatamente isto que aconteceu Daniel não temeu ao homem e fez questão de mostrar a todos que não iria abrir mão de estar com Deus mesmo que isso lhe custasse à vida e como de costume ele três vezes ao dia ia para seu quarto e com as janelas abertas se punha de joelhos e orava a Deus.
Daniel manteve-se fiel a Deus e em nenhum momento deixou de buscar, de orar, adorar como sempre o fez e como resultado de uma vida de fidelidade comunhão com Deus Daniel foi salvo, escapou sem nenhum dano algum da cova dos leões.

Em nossa vida, no dia a dia muitas são as situações que surgem para que não venhamos a ter  uma vida de intimidade de comunhão com Deus. Ora são os problemas,as dificuldades e até o próprio mal trabalha incansavelmente para que venhamos a romper com Deus, para que venhamos perder a comunhão deixa-lo de buscar, de adorar, pois o inimigo sabe que só conseguirá nos derrotar se estivermos longe de Deus e por isso ele incansavelmente arma cilada, procura de todas as formas nos desmotivar nos fazer desistir de ter uma vida de intimidade, de oração, de entrega a Deus.
Mas não podemos cair nas armadilhas do mal temos que agir como Daniel colocar Deus acima de tudo e jamais abrir mão de estar com Ele.

A vida de Daniel nos encoraja a firmarmos nossa vida no Senhor  mesmo diante das piores ameaças, diante das situações mais difíceis não recuar, nem temer e em hipótese alguma abrir mão de estar com Deus, pois tudo aqui passa, reinos passarão, poder acabará, mas o nosso Deus é eterno e para sempre permanecerá, por isso não abra mão de estar com Deus, de viver em Sua presença aqui neste mundo e na eternidade.