Vale a pena confiar em Deus

Disse o Senhor a Moisés: Porque clama a mim?
Dize aos filhos de Israel que marchem.
E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre
o mar e divide-o, para que os filhos de Israel
passem pelo meio do mar em seco.
Êxodo 14.15.16


Todos nos em algum momento de nossa caminhada podemos nos sentir desencorajados diante de uma situação extremamente difícil, mas a bíblia diz que o justo deve viver pela fé, devemos crer contras as circunstâncias, pois enquanto houver vida, há esperança.

A bíblia diz que Moisés e o povo de Israel viveram situação que ao seus olhos não havia solução, eles saíram do Egito rumo a terra prometida, mas em um dado momento de sua caminhada depararam-se com um grande obstáculo, o mar.
Faraó com seu exercito vinha atrás e tudo indicava ser o fim, pois não havia outro caminho, uma outra alternativa que os livrasse desta situação.
Moisés então recorre ao Senhor e Ele dá a ordem para que povo marche, Moisés cheio de fé toca seu bordão ao mar e ele se abre e todos passam com pés exulto e chegam a salvo na outra margem do mar deixando para trás tudo que os afligiam, todo sofrimento e humilhação.

Sabemos que não será fácil atravessar pelo mar da vida, seguir firme com Jesus vai exigir de nós perseverança e muita fé, pois por certo haverá desafios e obstáculos surgiram, mas diante de um cenário assim a ordem de Deus para nós é marchem, ou seja, não desista, pois por mais difícil que esteja há uma saída e o mar (obstáculos) pode até nos paralisar num primeiro momento, mas ele não vai os deter e nem impedir de alcançarmos nossos objetivos.

Por isso, quando nos depararmos com as situações extremamente difíceis  não podemos entregar os ponto, mas movidos pela fé prossigamos para alvo, pois Deus vai abrir o mar  e tudo se resolverá e então  iremos ver que vale a pena confiar em Deus e entregar nossa vida em Suas mãos.






Uma nova chance

Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro:
Simão, filho de João,amas-me mais do que estes outros?
Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo.
Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros.
Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez:
Simão, filho de João, tu amas?
 Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo.
Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas.
Pela terceira vez Jesus lhe perguntou:
Simão, filho de João, tu me amas?
João 21.15.17


Quem nunca errou que atire a primeira pedra, todos nós erramos, somos falhos e imperfeitos.
A bíblia diz que Pedro também  falhou, ele que andou lado a lado com Jesus pisou na bola e acabou o negando por três vezes. Jesus havia avisado Pedro isso aconteceria, mas o coração enganoso de Pedro não permitiu que ele acreditasse nessa verdade, mas o que Jesus disse se cumpriu e quando o galo Pedro então se lembrou das palavras do Mestre.

Pedro errou e ficou profundamente triste, chorou amargamente por sua atitude, mas o amor de Jesus por nós e incondicional e mesmo Pedro havendo errado Jesus dá a ele uma nova chance.Por três vezes Pedro o negou, mas agora em suas mãos três novas oportunidade para declarar, confessar a todo seu amor.

E assim como Pedro muitas vezes erramos feio, acabamos fazemos coisas que no fundo não desejamos fazer, mas o que foi feito, foi feito e não dá para voltar no tempo e apagar, temos que seguir em frente, aprender com erros e recomeçar.

Deus é o mesmo ontem e hoje, Ele não muda e mesmo que tenhamos errado, mesmo que tenhamos feitos coisas que o deixam triste o Seu amor por nós permanece igual, e se nós confessarmos a Ele a nossas falhas e se Ele vê em nós sincero arrependimento Ele de imediato nos perdoará e nos dará uma nova oportunidade, uma chance para “concertar” nossos erros, uma nova chance para que façamos agora da maneira certa.
O Senhor é  muito bom e a Sua misericórdia não tem fim.




Enxergue-se com os olhos de Deus

Ai Senhor meu! Com que livrarei Israel?
Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés;
e eu, o menor na casa de meu pai.
Juízes 6.16

A falta de confiança  faz  com que muita vezes nos enxerguemos com pessoas inferiores e incapazes diante dos problemas e dos desafios da vida.

A bíblia diz que Gideão se via assim, alguém inferior e incapaz, Israel estava sofrendo com ataques dos midianitas, pois eles roubavam todo gado e alimento devastavam tudo deixando  Israel  muito debilitado, então o povo clamou ao Senhor e Ele levantou Gideão para libertar o seu povo das mãos do inimigo, mas Gideão se via despreparado para tal tarefa, mas Deus não! Deus enxergava Gideão como alguém capaz.

A palavra diz: “Como imagina em sua alma, assim ele é” (Pr 23.7),ou seja, o segredo está em como nos enxergamos, se nos vemos pequenos, pequenos seremos, mas se cremos que em Deus somos grande  e com Ele tudo podemos assim também será.

Deus nos deu dom e talentos e Ele  nos vê como pessoas capazes, por isso  temos que aprender a nos olhar com olhos de Deus e não focar apenas nas nossas limitações e fraquezas.

Deus não viu em Gideão apenas um homem medroso, mas viu seu potencial, acreditou nele, Deus também acredita em nós.

Por isso, não se desmereça, ama-se, valorize-se, pois tudo podemos naquele que nos fortalece.








Esperança...

Porque há esperança para árvore, pois, mesmo cortada;
ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos.
Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco;
ao cheiro das águas brotará e dará ramos como planta nova.

Jó 14.7.8


Quando vivemos situações difíceis em nossa vida manter a esperança nem sempre é algo fácil, pois os problemas nos faz a olhar para as circunstância com olhos da desesperança e já não cremos que um novo e melhor tempo surgirá.

Jó  perdeu tudo, filhos, mulher, bens materiais e até sua saúde e diante de todo esse cenário de destruição  Jó se viu desesperançado e chegou a conclusão naquele momento de que não havia  mais jeito para sua situação, então disse: porque há esperança para um arvore cortada[...], o homem, porém, morre e fica prostrado, mas, Jó estava enganado havia esperança sim para sua situação e o Senhor mudou sua sorte e restituiu a ele tudo o que havia perdido e o seu ultimo foi melhor que primeiro. 

 E assim como Jó há momentos que somos convidados pela desesperança a olhar para a nossa vida, para os  problemas como se eles fosse uma sentença de morte, como se não houvesse mais solução, mas a bíblia nos ensina que o justo tem que viver pela fé e é com olhos da fé e com coração cheio de esperança é que devemos crer contra as circunstâncias, pois Deus tem poder para mudar qualquer situação. 

Por isso, mesmo que diante de nossos olhos esteja um cenário de problemas, dores e dificuldades, confiemos no Senhor, pois  Ele é o autor da vida, a nossa Esperança.

Tudo vai acabar bem, creia.




Deus cuida de nós

Voltou segunda vez o Anjo do Senhor e tocou-o e lhe
 disse: Levanta-te come, porque o caminho te será sobremodo longo.
Levantou-se, pois, comeu e bebeu e com a força daquela comida,
caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
I Reis 19.7-8


Às vezes vivemos momentos tão difícil que pensamos que não iremos aguentar, mas nesses momentos somos surpreendidos com uma força em nosso interior que sequer pensávamos que existia e passamos por esses momentos com louvor, mas por outro lado há os momentos em que a luta nem é tão grande, mas nos vemos tão fraco e sem ânimo para prosseguir.

A bíblia diz que o profeta Elias passou por momento assim, ele que  vivenciou grande coisas com Senhor, ele que enfrentou  450 profetas de baal, que viu fogo descer do céu, ele que orou e viu chover após anos de sequidão, estava agora em meio ao deserto fugindo do inimigo, pedindo para si a morte, fraco e sem ânimo, mas o Senhor o fortaleceu, cuidou, alimentou e assim ele pode  continuar a sua caminhada.

Aprendemos com Elias que ninguém está livre das quedas e dos momentos de fraquezas, mas é através destes momentos difíceis que podemos ver que Deus é um Deus sempre presente, Ele está conosco em todo tempo seja nos momentos de dor ou nos de alegria podemos contar com Ele e com Seus cuidado, nossa vida está em Suas mãos, não estamos sozinhos e desamparados a mercê da nossa própria sorte, não!

O Senhor é um Deus zeloso, Ele cuida, protege e fortalece os Seus.